Reviewing Connects - Let's Talk About Reviews

Ei pessoal!

Esse post é parte da série Vamos Falar Sobre Avaliações (Let’s Talk About Reviews series) que, por sua vez, integra a iniciativa de 12 Meses de Celebrações (12 Months of Celebrations), organizado pelo @AdrianLunsong comemorando os 10 anos do programa Local Guides!
A capa desse post foi feita por @Rahul001 .

Sou de Belo Horizonte/MG e Local Guide desde 2017. Adoro fazer avaliações de todos os lugares que vou, seja viajando ou na minha própria cidade. Sinto que ao avaliar estou contribuindo com a comunidade, conectando oferta e demanda.
Escrever um bom review impacta nos comércios e demais locais, porque é como uma vitrine da experiência vivida ali. É importante pensar que isso ajuda outras pessoas a decidirem se aquele lugar vale a pena para elas, então quanto mais clara e sincera for a escrita, melhor.
Fazer isso me dá a sensação que estou ajudando pessoas a realizar seus desejos, podendo ser algo banal, tipo ter um bom café da manhã, levar o cachorro pra passear, comprar um presente, ou viver algo que deseja muito, como ver um show do artista preferido, comemorar o aniversário do filho, passar tempo de qualidade com os amigos. Além disso, também contribuo para que quem busque algo específico consiga achar, tipo locais com acessibildade, LGBTQIA+, que sejam bons para crianças, etc.

Como boa mineira, ADORO escrever sobre comida! Então, separei três dicas com alguns exemplos de avaliações que já fiz que podem ser interessantes pensar na hora de avaliar:

• Conte sua experiência real: como foi o atendimento, sobre o ambiente, a qualidade dos produtos ou serviços e temas que te interessam, como: acessibilidade, espaço kids, animais de estimação, estacionamento, intolerâncias ou restrições alimentares. Não precisa ser um texto enorme, mas vale trazer informações úteis que você gostaria de ter lido antes de ir. Eu, por exemplo, sempre falo sobre acessibilidade.

Um exemplo de review mais detalhado na Churrascaria 367

Um exemplo de review curto com informações que considero importantes do restaurante Odoyá Cozinha:

Eu gosto de textos mais longos e detalhados, porém algumas vezes pensar o essencial é o que pode fazer a diferença.

Isso nos leva ao ponto seguinte:

• Evite ser genérico: Comentários tendo só uma frase ou menos tipo “Amei”, “TOP”, “Legal, mas caro”, não ajudam tanto por não terem muitos detalhes. Eu acho legal colocar sugestões de prato, fazer um contexto do ambiente. Sempre vejo as entradas e acessos aos banheiros, por exemplo. Quando é um local de alimentação, sempre vejo se possui opções vegetarianas e veganas.
    Aproveite as caixinhas de cada tema para detalhar sobre o tema que ache relevante (quando possível, porque nem sempre os locais tem elas disponíveis).
    Minha avaliação do restaurante Las Chicas Vegan:

É muito raro que minha avaliação seja negativa, mas nem sempre a gente vai gostar de um lugar ou de um detalhe dele. Quando isso acontece, sempre temos que pensar que do outro lado há pessoas trabalhando, e por isso, o último ponto que escolhi trazer foi exemplo disso:

• Escreva com respeito: Nunca ser ofensivo ou usar palavrões! Apontar falhas de um jeito mais direto e sincero pode fazer com que o estabelecimento veja como melhorar. Sinto que separando por pontos fortes, de atenção e fracos, além de comentar alguma possível situação ocorrida, apresenta o ambiente sem ser muito passional.
    (Ao rever meu comentário compartilhado abaixo, percebi que as fotos que mostravam o que não estava tão bom sumiram do meu post)
    Minha experiência no WA Savassi Rodízio de Comida Japonesa - Como é um review bem longo, apenas parte ele está no print. Caso queiram ler por completo, acessar pelo link acima.

Outros detalhes sobre minhas avaliações:

• Atualmente sempre escrevo em português, mesmo que em outros países.
  • Gosto de colocar emojis no início para ter um entendimento rápido sobre, ou se alguém tenha alguma dificuldade de leitura, não fale o idioma/não consiga traduzir no momento.
  • Dou sugestão de pratos, indicando o que comi. Isso pode direcionar quem está com dúvida.
  • Quando faço uma edição da avaliação mantenho a anterior embaixo. Aí escrevo a data antiga para registro.
  • Uma imagem complementa o que foi escrito, então sempre lembre de fotografar para colocar junto (quando o local permitir, é claro).
  • Detalhe bônus, sobre fotografia: Quando fotografo, gosto de colocar algo em comparação, como uma caneta, um isqueiro ou o próprio talher.

Essa última avaliação escolhi por ter todos os detalhes citados acima. Para ver ela completa, clique aqui:

Achei bom trazer também a página de suporte do Google com Dicas para contribuir com avaliações e fotos de alta qualidade. Recomendo a consulta.

Como puderam comprovar, adoro falar de comida!
Para finalizar esse post, trago aqui um review que tenho muito carinho: minha primeira avaliação no Maps (que, claro, seria de um restaurante), Soda Tipica Las Palmeras.

Com ela posso ver como eu melhorei! Eu escrevia em inglês porque não tinham traduções automáticas de maneira fácil. Algumas coisas que escrevo e escolho fazer hoje aprendi observando e conversando com outros LG como @RogerOhayashi , @AlexandreCampbell , @GasparKaren, @JordanBurleson , @Jesi , @Silvi e vários outros! E também lendo avaliações no Maps. Outras, fui aprimorando com o tempo, indo de acordo com o que eu gostaria de ler.
Não existem regras para bom review. No final, o que importa é o que faça sentido pra você. O que touxe aqui são sugestões do que funciona pra mim e espero ter te estimulado e inspirado um pouco para que possamos seguir conectando locais e pessoas.
Agora me contem, qual o detalhe que mais gostam de escrever sobre?

Abraços e até a próxima :hugs: :dizzy:

Mais sobre essa série Let’s Talk About Reviews

Such a thoughtful post, @SarahKa :clap:. I really liked how you explained the balance between being detailed and still keeping reviews clear and useful. Your point about writing with respect, even when the experience isn’t great, is very important. Also, I loved the examples you shared — especially how you always consider accessibility and food preferences. Truly inspiring! :glowing_star:

you are talking about absolutely on point abou reviewing and how can be a review so essential and thank you dear @SarahKa for this observation

Que post legal @SarahKa !

Várias dicas bem interessantes mesmo.

Também gosto do detalhe de focar em avaliações positivas.

Obrigado pelo detalhamento! Realmente inspirador.

@SarahKa Amei! … :sweat_smile: hahaha é brincadeira. :grinning_face_with_smiling_eyes:

Estou bem de accordo com você, sobretudo na parte das avaliações negativas… para mim foi difficil ao início porque eu queria encher tudo de corações e good vibes :heart: :glowing_star: hehehe…

mais pois pensei que não seria honesto para as pessoas que lerem a minha avaliação.

obrigada pela reflexão :thinking:

@SarahKa artigo maravilhoso. Muito obrigada por essas informações riquíssimas.

Great initiative @SarahKa . Really informative post :clap::+1:

Such a great post, @SarahKa!

I remember talking with you in New York about reviews! It is cool to see how you have grown and changed your style over time. You can see how much care you take in your process! What’s your favorite review you wrote in NYC?

Yay!!! The first of planned post for this series!! Thanks very much @SarahKa for stepping up and going first!! And such a great post too!! Love the points that you’ve made and like you, I also like to keep my older reviews if I ever decide to update one. I think this really help to provide context to what’s changed (for better or worse) so it’s a nice context to have!!

You’ve really set the tone so I’m really looking forward to the next post!! :blush: No pressure to the next amazing Local Guide! :heart_hands:

Excellent points and great advice, @SarahKa. I’d never thought to add emojis to the beginning of the review to represent the main points and help those who are unable to get through the text. Very cool.

I am big on service, and my experience in places is often shaped more by the service than anything. I am very interested in culture among staff, and a sense of a positive vibe from the people working. I typically focus on those aspects in every review, alongside the normal review of the POI. A place might have great food, but if everyone working there is miserable, it makes you feel bad, too.

In restaurants, I watch for vegetarian and vegan options on the menu. There are times that I’m just in the mood for something without meat or dairy, so it comes quite naturally. More recently, thanks to the accessibility meetups, I’ve paid a lot more attention to these aspects of a location. Many times, I’m trying to navigate a stroller through or looking for a family bathroom. I never thought these experiences would mirror those of folks with accessibility needs.

Thanks for your post. I’m excited to implement some of these ideas into my future reviews :grin:

Gracias por la mención @SarahKa un gusto leerte, muy de acuerdo con tus comentarios. Es muy importante compartir nuestras experiencias de los lugares que visitamos para ayudar a otros a tomar decisiones mejor informadas.
Lo bueno de pertenecer a esta comunidad es que aprendemos los unos de los otros, todos hemos escrito en nuestros comienzos reseñas breves y poco o nada útiles jaja Pero después mejoramos y evolucionamos.

Hi @SarahKa

Writing eviews is an art and requires more knowledge. I love your style and I am thank you very much for sharing some important aspects of writing a good review.

I appreciate above point most. Nice post on reviews. Thank you for sharing your thoughts, @SarahKa

@SharmaK thank you so much! I’m glad that I could inspire a bit.

@Trishatishu thanks! I wish I could bring something new for you.

Thanks @AbhijeetUniyal :dizzy:

Pois é @efcxp @cuicani as vezes a gente evita fazer avaliações negativas, mas em alguns momentos não tem como. E como é importante ter essas também, assim contribuímos com a melhora do local

Obrigada @GasparKaren !

@silviaoliveira Bem vinda!! Aqui o post que comentei com você :slight_smile:

No fim tem o link pra postagens de outros Local Guides (em inglês, mas dá pra traduzir se quiser) que escreveram pra essa mesma série.