alexandradias's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 10

Praias em Pernambuco

Praias em Pernambuco

Meu chinelo descansando na praiaMeu chinelo descansando na praia

Eu moro em São Paulo e as praias mais populares do meu estado geralmente são com ondas e água gelada, por isso que eu AMO as praias do Nordeste do Brasil.

Após terminar meu roteiro cultural, fiz os passeios pelas praias.

1 dia de praia

Praia dos Carneiros

O nome não tem nada a ver com carneiros em si e sim com o nome de um antigo morador: José Henrique Carneiros.

O ponto de apoio nesse local era a barraca Bora Bora, infraestrutura muito boa inclusive com guarda-volumes (pago) o que é ótimo para quem está sozinha, guardei todas as minhas coisas e fui caminhar até a capela de São Benedito, uma capela bem simples, ela estava fechada e então não pude visitar, apenas tirei uma foto do lado de fora, como sempre fila para as fotos e selfies, eu só aguardei e tirei a foto em um momento que algumas pessoas estavam saindo de cena para outras entrarem.

IgrejinhaIgrejinha

No caminho até a igreja, avistei várias piscinas naturais de água cristalina, meu Deus que delícia.

A tarde fiz um passeio de catamarã até o banco de areia e banho de argila.

Praia dos carneirosPraia dos carneirosPraia dos carneirosPraia dos carneirosPraia dos carneirosPraia dos carneirosBarra Bora BoraBarra Bora BoraBanho de ArgilaBanho de ArgilaBarraquinhas no banho de argilaBarraquinhas no banho de argila

Achei bem legal que o ponto de apoio dispõe de cadeiras para levar pessoas com mobilidade reduzida até a praia, bem legal isso né!

Praia acessívelPraia acessível

Os preços do restaurante do ponto de apoio eram bem salgados e não haviam porções pequenas, apenas para famílias, fico tão brava com isso, e quem viaja sozinha, como faz? Joga comida fora? Nesse caso, acabo optando por comer comidinhas de praia.

2 dia de praia

Porto de Galinhas

Os escravos quando chegavam para serem vendidos, vinham embaixo de engradados de galinha d’angola, eram anunciados como: "Tem galinha nova no Porto!"

Fiz o passeio de jangada para ver as piscinas naturais, uma delas se assemelha ao mapa do Brasil, esse passeio tem que ser feito pela manhã com a maré baixa.

Piscina NaturalPiscina NaturalJangadaJangadaPiscina natural que lembra o mapa do BrasilPiscina natural que lembra o mapa do Brasil

O jangadeiro nos dá comidinha para darmos aos peixes, eles vem aos montes.

Andar de jangada é uma experiência única e não dá medo.

Mais uma vez, no ponto de apoio havia guarda-volumes (pago), porém de novo as refeições servem famílias e não há pratos individuais, mas ali na redondeza haviam vários outros restaurantes e consegui encontrar um com prato individual e quantidade normal para uma pessoa.

A beira mar é como se fosse uma vila, há vários restaurantes, lojinhas, supermercados, mirante e uma igreja que estava fechada.

 

Achei bem bacana que essa também é uma praia acessível, nesse caso não esta vinculado a nenhum restaurante e sim a uma ONG, o projeto chama Praia sem barreiras, eles tem uma cadeira especial e também jangadas e jangadeiros treinados para levar as pessoas com mobilidade reduzida para ver as piscinas naturais, para uma maior segurança, também há uma área demarcada na praia para banho, isso evita que botes, jangadas e outros se aproximem e seja mais seguro, infelizmente nem todos respeitam.

Depois do meu passeio de jangada, fiquei curtindo as piscinas antes que a maré subisse e depois dei uma voltinha pela vila.

Praia sem barreirasPraia sem barreiras

3 dia de praia

Cabo de Sto Agostinho

Essa região integra a região metropolitana do Recife.

Fiz um passeio de barco que é possível avistar o Porto de Suape, algumas praias e também ver os arrecifes bem de perto.

ArrecifesArrecifes

POrto de SuapePOrto de SuapeVista do Cabo de Sto AgostinhoVista do Cabo de Sto AgostinhoIgrejinha da vilaIgrejinha da vilaBuggysBuggys

O Arrecife é uma formação rochosa submersa logo abaixo da superfície de águas oceânicas, normalmente próxima à costa e em áreas de pouca profundidade, dai veio o nome da cidade Recife.

Depois do passeio de barco acabar, bora ir para a praia e desta vez com buggy, mas diferente de outros lugares do nordeste, esse é sem emoção, ufa.

Alguns mirantes com uma vistas lindas e a parada foi na praia de calhetas, mais um lugar com guarda-volumes, mas sem pratos individuais.... a praia é de enseada.

Vista da praia, parece um coraçãoVista da praia, parece um coraçãoPraiaPraia

 

4 dia de praia

Praia de Boa Viagem

Praia urbana com extensão de 8 quilômetros, vários quiosques, ciclofaixa, ruas paralelas com muito comércio e feirinha de artesanato.

Achei bem interessante que as barracas armazenam o coco em um buraco no chão.

Essa também é uma praia com piscinas naturais, porém, devemos tomar muito cuidado pois há tubarões nessa área e eles atacam principalmente surfistas pois se parecem com tartarugas, ao perceber que é um humano, o tubarão solta, mas é tarde demais, sua mordida é fatal.

Dizem que esses ataques se devem a construção do Porto de Suape, os tubarões migraram.

Praia de Boa ViagemPraia de Boa ViagemPlaca alertando sobre o risco de tubarõesPlaca alertando sobre o risco de tubarões

Pernambuco, Brasil
7 comments
Former Google Contributor

Re: Praias em Pernambuco

Olá @alexandradias

 

Obrigada por compartilhar conosco. Tive muito prazer lendo seu postagem. Qual das praias que partilhou aqui é a sua favorita? O meu seria Porto de Galinhas porque nunca vi uma praia parecer assim.

 

Você pensou em criar uma lista da suas praias preferidas em Google Maps? Aqui pode encontrar informação de como fazê-lo. Deste modo mais gente, não só Local Guides, possam aproveitar seu opinião e até visitar umas delas. 

Due to the volume of private messages Google Moderators receive, I do not read or respond to private messages. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!
Level 10

Re: Praias em Pernambuco

@Bobiisha Obrigada por comentar.

Muito difícil eu escolher apenas uma praia, eu amei todas elas.

Eu sempre uso as listas em minhas viagens, são muito úteis para colocar os lugares que quero ir, mas ainda há muito para evoluir nessas listas, ainda não tinha criado uma com as praias, agora já criei 🙂

https://goo.gl/maps/FoUDXQrN9aDstV396

Level 8

Re: Praias em Pernambuco

Parabéns pelo post! Boas fotos e a experiência deve ter sido ótima! Grande abraço!


Digite @ antes do nome de usuário para me mencionar/marcar para que eu possa responder mais rapidamente.


Francisco Assunção #LocalGuidesBrasil
Brasil!
Links úteis | Contribuições | Sobre mim

Connect Moderator

Re: Praias em Pernambuco

Oi Xará, @alexandradias, parece que você aproveitou muitíssimo as praias de Pernambuco. As praias de Pernambuco são muito boas. Gostei de lembrar da história de Porto de Galinhas. É algo que eu tinha ouvido quando fui por lá, mas havia esquecido completamente. Parece que eles falavam "Galinhas", porque esse porto era usado para contrabando de escravos, principalmente após a Lei Eusébio de Queiroz, de 1850, que proibiu o tráfico negreiro. Obrigado por compartilhar! Um Abraço!

Level 8

Re: Praias em Pernambuco

Oi @alexandradias muito bom seu post, que viagem legal 😁

chato esse negócio de não ter prato individual...

muito bonitas as praias lá de Pernambuco e parece ser um lugar importante para a história do Brasil

gostei do banho de argila rsrs como funciona exatamente?

excelente a questão da acessibilidade nas cadeiras e até na jangada, parabéns pela iniciativa!

obrigada por compartilhar

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Level 10

Re: Praias em Pernambuco

@alexandradias  very nice post my friend... those beaches look absolutely amazing!

Level 10

Re: Praias em Pernambuco

@lucianavelasques o banho de argila, a gente entra na água com argila e se meleca toda com ela 🙂