Continuando a série chamada #MeuRecap , onde tenho contado algo legal de cada mês de 2025 que passei como Local Guide, trago aqui sobre o mês de setembro.
Em Setembro foi um período que trabalhei muito e um desses foi numa cidade vizinha: Nova Lima. Eu já participei de várias gravações lá, mas foi a primeira vez que conheci dois pratos locais: A Queca e Lamparina.
Sobre a Queca:
Essas fotos foram tiradas no Café Matula, mas atualmente ele está temporariamente fechado.
“Tradicionalmente Inglês, o nome “Christmas Cake” foi o que deu origem à receita do blog de hoje é uma brincadeira com as palavras e com o mineirês, que transformou o “Cake” em “Queca” e que dá a fama de um bolo delicioso, com a cara do natal e da mineiridade, misturando ingredientes saborosos e sempre presentes nas festividades de fim de ano”.
(texto retirado do site de Minas Gerais, e pode ser acessado aqui: Artigo: Natal da Mineiridade - Queca de Nova Lima. )
Sobre Lamparina:
“Massa folhada e muito côco são ingredientes da lamparina, doce nova-limense que terá seu patrimônio reconhecido e valorizado. Isso porque esse quitute fará parte do Registro de Bem Cultural Imaterial: Modo de Fazer da Lamparina. A lamparina é uma adaptação do pastel de Belém, doce de origem portuguesa. Não há como dizer com exatidão quando surgiu, mas a tradição diz que foi em 1881, quando da vinda de Dom Pedro II à Mina do Morro Velho.
Conta-se que a lamparina tem esse nome porque em cima do doce colocava-se um pavio embebido em azeite e água que era acendido com fogo, tal qual como se acende uma lamparina.
(trecho retirado do site da Prefeitura de Nova Lima e pode ser acessado aqui: Lamparina será registrada como bem cultural.)
Em ambos os links citados é possível encontrar as receitas!
Aqui um dos locais possíveis de encontrar ambos produtos: Helena Bastos - Quecas e Lamparinas
Eu gostei das duas, mas preferi a Lamparina. A Queca tem bastante gosto de natal, hehe, enquanto a Lamparina, você sente o coco. (Gostei tanto que nem lembrei de tirar foto!)
Foi muito legal conhecer mais da cultura local de uma cidade ao lado da minha, a qual frequento tanto. E vocês, já conheciam esses pratos?
Para acompanhar as postagens, é só vir no Meu Recap 2025. Lá você encontra os resumos e links para a seleção.
Abraços e até breve! ![]()