My Carnaval in 2026 #LocalGuidesBrasil

Este post faz parte do desafio não oficial “Como é seu Carnaval?” que propusemos no 1º encontro do ano pelo #LocalGuidesBrasil .

Essa foto acima, pra mim, é a representação do carnaval: cheio de gente, com vários ambulantes vendendo bebidas, instrumentos, animação, sol e calor. A imagem ainda ficou com um efeito borrado que também simboliza a festança, já que tomamos várias mangueiradas, muito suor e caos animado.

Eu amo carnaval! Pra mim é uma época em que cada um pode fazer o que prefere sem questionamentos. Quem é de descanso, descansa. Quem é da bagunça, vai pro caos. Quem precisa de um “intera” (acréscimo) financeiro acha uma forma de vender algo. Ótimo momento para viajar ou ficar em casa… enfim, o feriado perfeito.

Aqui em BH o carnaval tem crescido muito e tem se tornado um dos mais populares do país. Foi estimado que tínhamos cerca de 6,6 milhões de foliões pela cidade, sendo que temos cerca de 2,4 milhões de habitantes!

Cada local do Brasil celebra de um jeito e aqui temos bloquinhos de todas as formas: parado, andando, com trio elétrico, banda no chão… música para todos os gostos, tendo mais de 650 blocos espalhados pela cidade.

Fiz uma montagem aqui usando minha linha do tempo para vocês terem uma ideia do tanto que me movi pela cidade. Andei muito mais a pé do que foi contabilizado, mas é mais para vocês terem ideia de como nos movimentamos pela cidade de uma outra forma (e eu adoro isso).

Escolhi alguns blocos que fui para mostrar a diversidade do carnaval, segue lista abaixo:

Unidos do Samba Queixinho
Um dos blocos tradicionais de BH. A bateria é toda no chão, não tem instrumentos de sopro. Eles costumam subir a rua da Bahia e dão voltas na Praça da Liberdade e descem a Av. Brasil.

Truck do Desejo
Bloco LGBTQIA+ com trio elétrico e mulheres tocando no cortejo totalmente feminino, que arrasta multidões. Já mudou o ponto de concentração e saída algumas vezes, por ter crescido cada vez mais. Possui ainda um corpo de baile que apresenta coreografias durante a apresentação do bloco. Sempre tem pontos em que um caminhão-pipa joga água nos foliões. Só assim para aguentar o sol quente.

Aqui decidi trazer mais como a avenida fica cheia. Até o viaduto foi ocupado. Se reparar bem, dá pra ver o trio no fundo. Eu passei por essa multidão!

Lua de Crixtal
Bloco que homenageia a infância de quem foi criança dos anos 80 a 2000, tocando Xuxa, Paquitas, Sandy e Junior, Chiquititas, menino maluquinho e muito mais! Aqui o trio elétrico e a bateria são menores, mas a folia é igual! E sim, aqui o ‘X’ do ‘cristal’ é para homenagear a Xuxa.

Magnólia
Com instrumentos de sopro, bloco homenageia o jazz. Não tem bateria externa nem muitos instrumentos percussivos.

Filhos de Tcha Tcha
Esse bloco tem homenagem ao boi e sobe uma mega ladeira. Esse ano, a pessoa que levou o estandarte é PCD. Foi carregada nos ombros de outros para subir o morro (É possível notar as muletas sendo carregadas, logo atrás). Carnaval também é inclusão!

Pisa na Fulô
Bloco com foco no forró e é um dos meus preferidos (se você não conhece forró, fiz um post aqui sobre, muito tempo atrás). O tema esse ano foi sobre o Rio São Francisco. Esse teve trio, uma grande bateria e, no fundo, corpo de baile. Muitas atividades durante o desfile: papéis voando, fumaça, tapete de led voando de drone com os patrocinadores homenageando artistas mineiros que faleceram recentemente.

É possível ver que a bateria é coordenada por uma pessoa. Nas imagens dá pra ver a regente no trio, virada para o cortejo.

É importante dizer que todo bloco tem um estandarte. E várias pessoas que estão indo curtir também, porque fica bem mais fácil encontrar os amigos!

Por fim… Fantasia pra mim é um item essencial! Todo dia coloco glitter (de preferência biodegradável), arrumo roupas confortáveis e que possam molhar, passo protetor, chapéu (quando possível) e óculos para proteger do sol.

CARNAVAL É FESTA!!

Espero que tenham gostado!

Até breve :hugs:

27 Likes

@SarahKa Eu simplesmente estou encantada com sua história de carnaval minha amiga. Que alegria que você ama o carnaval. Eu amei as fantasias e obrigada por compartilhar esses momentos conosco.

3 Likes

Fiquei muito feliz lendo seu post @SarahKa ! :face_holding_back_tears:

É sempre especial ver um texto de uma velha amiga do Local Guides Summit 2017. Já faz tanto tempo que não nos encontramos!

Adorei ver como você vive o Carnaval com tanta energia e paixão — dá até vontade de estar aí também!

Espero que possamos nos reencontrar em outra oportunidade, e que não demore tanto dessa vez.

Um grande abraço e até breve! :sparkles:

2 Likes

As fotos ficaram ótimas mesmo. Um dia vou tentar belo Horizonte, mas vamos em um bloco mais tranquilo hahahah.
Tudo bonito por ai, fiquei mais interessado em conhecer a cidade.

2 Likes

@SarahKa Qué lindo Carnaval!
Se nota la alegría en las fotos y lo bien que la pasaron.
En Argentina también se vive mucho el carnaval con murgas y corsos en los barrios. Me encanta ver cómo cada país lo celebra de una forma distinta.
¡Ojalá algún día pueda participar con ustedes!

1 Like

Realmente não parece que BH é tão grande no Carnaval. Desconhecia esse tamanho. Legal acompanhar teu feriado @SarahKa !

1 Like

@SarahKa como foi meu carnaval? Imaginário!! Jajajajajaja más gostei muito de ler sobre o seu. Talvez algum dia eu conseguir assistir a um Carnaval brasileiro :tada:

Então o forro é a música dos carnavais?

2 Likes

Obrigada @GasparKaren!! Realmente AMO carnaval, alegria purinha.

Espero você, @RogerOhayashi , @efcxp, @cuicani e mais local. guides por aqui durante o carnaval!
Obrigada pelos retornos pessoal, é uma época incrível.

@cuicani o forró não é a música dos carnavais… alguns blocos tocam, mas o que é mais tocado varia entre axé, pagode/samba e marchinhas. Tem vários artistas pop que se apresentam também.
A grande parte dos blocos toca músicas com batidas de tambor.

1 Like

Thanks @BudionoS ! I miss you my friend. I wish you could come someday to live this experience.

Hope to see you soon (hopefully during carnaval) :hugs:

Gracias @Maximilianozalazar , no tenía idea que vivían carnaval en Argentina. Puede enviarme fotos de cómo es?
Ojalá pueda venir a Brasil a vivir eso.

Abrazos desde Brasil! :hugs:

1 Like

Claro que si, Carnavales porteños

Corsos en Gualeguaychú