A Festa Junina é talvez uma das maiores celebrações do Brasil depois do Carnaval. Ocorre em todo o país em junho, e é por isso que se chama “Festa Junina” em português. Seu nome original era “Festa Joanina”, em homenagem ao santo cristão São João, cujo dia comemoramos em 24 de junho.
A Festa Junina é um dos legados herdados de Portugal quando o Brasil era um protetorado português. É baseado nas celebrações cristãs de Santo Antônio, São João e São Pedro, embora hoje em dia mais e mais tradições dos povos indígenas e afro-brasileiros tenham sido adicionadas a ele.
Eu costumava participar das Festas Juninas por muitos anos e é assim que o celebramos no Vale do Paraíba no Estado de São Paulo.
Roupas e acessórios
Uma das principais características do festival são as tradicionais roupas campestres. Eles são modelados de acordo com as roupas que os agricultores do nordeste do país costumavam usar. Camisas xadrez, jeans e vestidos de renda, todos cobertos com retalhos, são mais comumente vistos, junto com tranças ao estilo de Maria Chiquinha para as mulheres e o famoso chapéu de palha para os homens.
Lembro-me das muitas vezes em que participei da Festa Junina, do jardim de infância ao ensino médio. Sempre foi tão divertido! Quando eu era criança, minha mãe costumava remendar minhas roupas com pedaços de pano em várias formas, como estrelas e corações. Ela desenhava um bigode e costeletas no rosto com uma caneta, amarrava um lenço no pescoço e colocava meu chapéu de palha.
Música e danças
A maioria das músicas do festival tem elementos folclóricos em suas melodias. Alguns instrumentos musicais comuns são o acordeão, o triângulo, o reco-reco e o cavaquinho.
Embora existam vários tipos de música que tocamos no festival hoje, o estilo forró é talvez o mais popular. É típico da parte nordeste do Brasil.
A dança mais famosa da Festa Junina é a Quadrilha. Todos os meus familiares e amigos dançaram Quadrilha pelo menos uma vez na vida deles! A Quadrilha é uma dança coletiva, onde os casais vestidos como campestres (caipiras) fazem formações ao som de canções típicas. Há um narrador que diz aos casais o que fazer em todos os momentos. Um fato curioso é que é necessário ter sempre um casal vestido como uma noiva e um noivo que lidera a dança, e um padre que faz uma cerimônia de faz de conta.
Para mim, a Quadrilha é a parte mais legal da Festa Junina e eu realmente gosto de dançar. Costumávamos ensaiar a coreografia da Quadrilha durante semanas na escola. O importante é se divertir e, mesmo que você não tenha um parceiro, sempre poderá dançar com um amigo.
Decoração
Algumas das decorações típicas que temos são as chamadas “Bandeirinhas de Festa Junina” que podem ser encontradas penduradas em todos os lugares - nas ruas e nos salões de dança. Eu costumava ajudar muito a fazer as bandeiras, mas hoje é possível comprá-las na loja. Eles geralmente são feitos de papéis coloridos e são cortados em forma de uma flecha ou rabo de peixe.
Há também barraquinhas de comida e jogos improvisadas especialmente montados para o festival. Elas são frequentemente feitos de bambu ou pedaços de madeira e têm um teto de lona.
As fogueiras são outro elemento que está sempre presente na festa. Antes do cristianismo, as pessoas costumavam fazer fogueiras em comemoração ao solstício de verão no hemisfério norte. Hoje, esta tradição está incorporada em algumas celebrações cristãs e há também fogueiras dedicadas a São João em vários países europeus.
No passado, os balões costumavam ser muito populares. Eles eram feitos de materiais leves como papel e tinham uma chama dentro que os impulsionava no ar. Nós soltávamos eles para marcar o início das festas, mas agora eles são proibidos em quase todos os lugares devido ao risco de incêndios. Hoje em dia todos parecem gostar do fogos de artifício, especialmente crianças e jovens.
Por último, mas não menos importante, nós erguiámos o mastro de São João para celebrar os três santos ligados ao festival, amarrando três bandeiras ao poste. Esta é outra tradição pré-cristã que ainda está viva hoje em alguns países.
Comidas e doces
Talvez a parte mais esperada da celebração seja a comida! As Comidas de Festa Junina podem variar dependendo da região do Brasil, mas existem pratos típicos que podem ser encontrados quase em todos os lugares. Alguns deles são milho cozido, pipoca, bolo de milho, canjica, pamonha e cachorros-quentes. Quase todos os pratos são feitos de milho porque o festival acontece durante a época da colheita do milho.
Há muitos doces e sobremesas comuns também. Eles incluem o bom-bocado, arroz-doce, batata-doce, pé-de-moleque, bolo de pinhão e bolo de amendoim. Quando se trata de bebidas, gostamos de vinho quente e da bebida quentão feita de cachaça.
Há uma comida típica que até agora só vi na minha região do Vale da Paraíba. É conhecido como Bolinho Caipira - um bolinho frito feito com farinha de milho e recheado com carne moída - e muitas pessoas aguardam ansiosamente por esta época do ano somente para comê-los!
Jogos e Brincadeiras
O que torna a Festa Junina ainda mais divertida são os jogos. Alguns dos jogos mais populares são a pescaria, corridas de sacos, bingos, corridas de ovo com colheres. Nós também temos uma brincadeira chamada “correio elegante”, onde uma pessoa entrega mensagens para outras pessoas no festival, que pode ser qualquer coisa, desde os comprimentos até cartas de amor. Você também pode ver o jogo “Pau de Cebo” em quase toda parte - pessoas de todas as idades tentam subir em um poste escorregadio para obter alguma recompensa.
Há sempre barraquinhas de jogos nas escolas e eventos de quermesses organizados pelas igrejas durante a Festa Junina. Normalmente, os alunos ou pessoas das comunidades locais que ajudam a promover esses jogos e o dinheiro que eles coletam são doados para uma causa. Quando eu era pequeno, eu também costumava ajudar nessas barracas, mas também gostava de brincar. A pescaria e o bingo ainda são alguns dos meus jogos favoritos.
Como a Festa Junina é comemorado na sua região? Você tem alguma comida típica, jogo ou comemoração especial?