Como celebramos a Festa Junina em São Paulo

A Festa Junina é talvez uma das maiores celebrações do Brasil depois do Carnaval. Ocorre em todo o país em junho, e é por isso que se chama “Festa Junina” em português. Seu nome original era “Festa Joanina”, em homenagem ao santo cristão São João, cujo dia comemoramos em 24 de junho.

A Festa Junina é um dos legados herdados de Portugal quando o Brasil era um protetorado português. É baseado nas celebrações cristãs de Santo Antônio, São João e São Pedro, embora hoje em dia mais e mais tradições dos povos indígenas e afro-brasileiros tenham sido adicionadas a ele.

Eu costumava participar das Festas Juninas por muitos anos e é assim que o celebramos no Vale do Paraíba no Estado de São Paulo.

Roupas e acessórios

Uma das principais características do festival são as tradicionais roupas campestres. Eles são modelados de acordo com as roupas que os agricultores do nordeste do país costumavam usar. Camisas xadrez, jeans e vestidos de renda, todos cobertos com retalhos, são mais comumente vistos, junto com tranças ao estilo de Maria Chiquinha para as mulheres e o famoso chapéu de palha para os homens.

Lembro-me das muitas vezes em que participei da Festa Junina, do jardim de infância ao ensino médio. Sempre foi tão divertido! Quando eu era criança, minha mãe costumava remendar minhas roupas com pedaços de pano em várias formas, como estrelas e corações. Ela desenhava um bigode e costeletas no rosto com uma caneta, amarrava um lenço no pescoço e colocava meu chapéu de palha.

Música e danças

A maioria das músicas do festival tem elementos folclóricos em suas melodias. Alguns instrumentos musicais comuns são o acordeão, o triângulo, o reco-reco e o cavaquinho.

Embora existam vários tipos de música que tocamos no festival hoje, o estilo forró é talvez o mais popular. É típico da parte nordeste do Brasil.

A dança mais famosa da Festa Junina é a Quadrilha. Todos os meus familiares e amigos dançaram Quadrilha pelo menos uma vez na vida deles! A Quadrilha é uma dança coletiva, onde os casais vestidos como campestres (caipiras) fazem formações ao som de canções típicas. Há um narrador que diz aos casais o que fazer em todos os momentos. Um fato curioso é que é necessário ter sempre um casal vestido como uma noiva e um noivo que lidera a dança, e um padre que faz uma cerimônia de faz de conta.

Para mim, a Quadrilha é a parte mais legal da Festa Junina e eu realmente gosto de dançar. Costumávamos ensaiar a coreografia da Quadrilha durante semanas na escola. O importante é se divertir e, mesmo que você não tenha um parceiro, sempre poderá dançar com um amigo.

Decoração

Algumas das decorações típicas que temos são as chamadas “Bandeirinhas de Festa Junina” que podem ser encontradas penduradas em todos os lugares - nas ruas e nos salões de dança. Eu costumava ajudar muito a fazer as bandeiras, mas hoje é possível comprá-las na loja. Eles geralmente são feitos de papéis coloridos e são cortados em forma de uma flecha ou rabo de peixe.

Há também barraquinhas de comida e jogos improvisadas ​​especialmente montados para o festival. Elas são frequentemente feitos de bambu ou pedaços de madeira e têm um teto de lona.

As fogueiras são outro elemento que está sempre presente na festa. Antes do cristianismo, as pessoas costumavam fazer fogueiras em comemoração ao solstício de verão no hemisfério norte. Hoje, esta tradição está incorporada em algumas celebrações cristãs e há também fogueiras dedicadas a São João em vários países europeus.

No passado, os balões costumavam ser muito populares. Eles eram feitos de materiais leves como papel e tinham uma chama dentro que os impulsionava no ar. Nós soltávamos eles para marcar o início das festas, mas agora eles são proibidos em quase todos os lugares devido ao risco de incêndios. Hoje em dia todos parecem gostar do fogos de artifício, especialmente crianças e jovens.

Por último, mas não menos importante, nós erguiámos o mastro de São João para celebrar os três santos ligados ao festival, amarrando três bandeiras ao poste. Esta é outra tradição pré-cristã que ainda está viva hoje em alguns países.

Comidas e doces

Talvez a parte mais esperada da celebração seja a comida! As Comidas de Festa Junina podem variar dependendo da região do Brasil, mas existem pratos típicos que podem ser encontrados quase em todos os lugares. Alguns deles são milho cozido, pipoca, bolo de milho, canjica, pamonha e cachorros-quentes. Quase todos os pratos são feitos de milho porque o festival acontece durante a época da colheita do milho.

Há muitos doces e sobremesas comuns também. Eles incluem o bom-bocado, arroz-doce, batata-doce, pé-de-moleque, bolo de pinhão e bolo de amendoim. Quando se trata de bebidas, gostamos de vinho quente e da bebida quentão feita de cachaça.

Há uma comida típica que até agora só vi na minha região do Vale da Paraíba. É conhecido como Bolinho Caipira - um bolinho frito feito com farinha de milho e recheado com carne moída - e muitas pessoas aguardam ansiosamente por esta época do ano somente para comê-los!

Jogos e Brincadeiras

O que torna a Festa Junina ainda mais divertida são os jogos. Alguns dos jogos mais populares são a pescaria, corridas de sacos, bingos, corridas de ovo com colheres. Nós também temos uma brincadeira chamada “correio elegante”, onde uma pessoa entrega mensagens para outras pessoas no festival, que pode ser qualquer coisa, desde os comprimentos até cartas de amor. Você também pode ver o jogo “Pau de Cebo” em quase toda parte - pessoas de todas as idades tentam subir em um poste escorregadio para obter alguma recompensa.

Há sempre barraquinhas de jogos nas escolas e eventos de quermesses organizados pelas igrejas durante a Festa Junina. Normalmente, os alunos ou pessoas das comunidades locais que ajudam a promover esses jogos e o dinheiro que eles coletam são doados para uma causa. Quando eu era pequeno, eu também costumava ajudar nessas barracas, mas também gostava de brincar. A pescaria e o bingo ainda são alguns dos meus jogos favoritos.

Como a Festa Junina é comemorado na sua região? Você tem alguma comida típica, jogo ou comemoração especial?

134 Likes

@FelipePK thank you for sharing this post with us. It is a nice festival and I’m sure you guys have a lot of fun. In Thailand we have water festival in April. We splash water to each other because in April it is the hottest month in Thailand. Have you been to Thailand and join the water festival?

5 Likes

@FelipePK bem legal o post, eu adoro as comidas típicas e roupa xadrez, ontem teve festa junina aqui aonde trabalho, além das comidas típicas, tivemos correio elegante (criatividade em alta nas mensagens), nós viemos de roupa xadrez, teve os noivos, polícia, foi bem divertido.

Eu gosto de ir na festa junina da igreja de São Judas.

8 Likes

Olá Felipe, muito obrigado por compartilhar parte da cultura :brazil:.

Muitos gostam da festa junina, pois é algo que foi inserido ao longo do desenvolvimento das pessoas, na escola e no bairro.

Realmente é muito bom saborear as comidas produzidas a partir do milho.

Muito bem lembrado a questão do “correio elegante”, provavelmente foi o precursor dos App de Match LOL.

Eu continuo gostando da pescaria e ver as danças. Amo ganhar os estalos,estalinhos, Bombinhas nessas brincadeiras.

Saudações.

8 Likes

Oi @FelipePK muito divertido o seu post, estou dando boas risadas aqui, adorei. Aqui no sul a Festa Junina não é tão forte quanto vemos no Nordeste.

Mesmo assim, temos a comemoração na forma de pequenas festas nas escolas, empresas ou na casa de algum amigo.

É uma festa de muita alegria e é extremamente divertido usar o traje de caipira.

Vou compartilhar umas fotos de uma festa que eu fui na casa de amigos em 2011.

10 Likes

@user_not_found adorei as fotos

@Haruki bem lembrado, eu chamo de biribinha.

5 Likes

Great post @FelipePK very interesting and great photos. Like the Carnival, Festas in Brazil are amazing.

3 Likes

Que legal esse post, @FelipePK !

Lá de onde eu vim, Belém do Pará, as festas também são assim! Nas escolas eu lembro que participava da quadrilha e dança portuguesa, não sei se era na mesma época, mas lembro que eu participava e gostava muito! O milho cozido com canela pra mim é o melhor, que chamamos lá de mingau de milho kk

Religião à parte, é uma comemoração que socializa e é bem divertida e interessante, principalmente pela comida rs

Esse bolinho caipira e o quentão devem ser bons, hein! Kkk

Parabéns pelo post!

Grande abraço! :facepunch:t2::grin::brazil:

4 Likes

Olá @alexandradias ,

Nossa que legal a Festinha Junina da sua empresa com noivos e tudo mais, que topo. Muito bem decorada a mesa também e esse correio elegante achei bem engraçado, até traduzi as mensagens aqui para o pessoal, eles adoraram. =)

4 Likes

Hi @Ant_Bad_Yogi ,

I’m glad you liked it. Unfortunately I’ve never been in Thailand but it’s in my wish list. I was searching for more the Water Festival and it seems to be really cool, I liked it. Do you participate often to this festival?

1 Like

Olá @Haruki ,

Eu adoro as comidas de Festa Junina, tipo muito memso hehe. E talvez você tenha razão sobre o Correio Elegante. =)

@alexandradias Eu também conheço os estalinhos como biribinhas. Eu era/sou fissurado até hoje. Esses dias eu vi um menino com um tipo bem parecido aqui e quase tomei dele hehe (brincando =P).

4 Likes

Hey @user_not_found ,

Muito legal essa festa que você foi na casa de seus amigos e você foi de noiva ainda que chique. Eu tenho visto muito as festinhas de Festa Junina dos meus amigos pelas redes sociais, da uma saudade.

Eu gostei das roupa de vocês, especialmente do frango que o seu amigo está segurando hehe. O melhor

3 Likes

Hi @AdamGT ,

Thanks a lot for your comments and I’m glad that you liked it. Yeah you can find very great festivals everywhere in Brazil. =) I don’t know if you have had the opportunity to visit but if not, you should go one day for sure. =)

3 Likes

Rapaz, esse bolinho caipira é maravilhoso @ParaenseCarioca . Minha vó era bem famosa por causa dos bolinhas dela e antigamente as pessoas encomendavam muito deles. Hoje ela faz para nós independentemente da época do ano. =P

Eu sempre gostei muito das Festas Juninas era certamente uma época de minha diversão pra mim. =)

3 Likes

Os escritórios do Google no BR devem estar decorados com esse tema também. :slight_smile:

Um grande abraço a todos.

3 Likes

Olá @Haruki ,

Tenho certeza que eles devem ter feito ou vão fazer algo no estilo da @alexandradias mas eles não são muito ativos aqui.

Onde você trabalha também tem ou teve Festa Junina?

4 Likes

Olá Felipe, muito obrigado por perguntar. :slight_smile:

Este ano não fizemos, mas não foi por falta de verbas, talvez porque houve muitas alterações de operacionais.

Saudações.

3 Likes

Olá @Haruki ,

Que pena =/ espero que eles ainda façam algo, estamos no meio do mês ainda. Você tem o costume de ir em quermesses?

2 Likes

Olá Felipe. :slight_smile:

Alguns talvez acabem fazendo, mas este mês no Brasil.

Eu não costumo ir a quermesses, mas essas atividades continuam com um público grande.

Ainda bem que com o Maps conseguimos ver o trânsito da região.

Saudações.

4 Likes

Hi @FelipePK , thanks for sharing this porst, seeing your detailed description brought me back to the time in which I practiced capoeira and, due to the close relationship of my group with the then cultural attaché of the Brazilian Embassy in the Dominican Republic, I ended up being one of the “dancers” in the 2008 edition of the “Festa Jiunina”.

Here two photos of how we did it (I’m the one in blue with two braids)

@FaridTDF , te apuesto a que esta faceta tampoco te la esperabas, jajajajaja.

4 Likes