Clemersondesales's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 8

Preservação ambiental de quelônios

Olá, meu nome é Clemerson de Sales e venho contar uma experiência ótima. Trabalho com a preservação e proteção da floresta Amazônica. Lutamos para que todos os recursos naturais venha a ser ao menos vistos pelas gerações futuras.

Fui convidado a estar presente a um evento de soltura de quelônios, ordem da classe dos répteis que tem casco, como exemplo, tartarugas, cágados e jabutis.

Na Amazônia há duas espécies de quelônios distintas que tem como seu ambiente o meio aquático. Essas espécies são predadas pelo homem. No entanto é difícil encontrá-los, visto que a caça predatória vem reduzindo o número, a ponto de ser difícil de encontrá-las em seu ambiente natural.

Bom, o início dessa aventura, acontece no acesso para esse local incrível, no coração da floresta. Percorremos a BR-174 até o trevo que direciona ao distrito de Balbina. Após isso, pegamos a estrada de Balbina e depois adentramos na estrada da Morena. Na estrada da Morena, pegamos mais alguns quilômetros até chegar a um porto improvisado. Depois descemos o rio Uatumã até a Comunidade Maracarana. Todo esse percurso durou 24 horas.

 

 

Beira do lago MaracaranaBeira do lago Maracarana

O local é simples, com gente humilde. Chegamos pela manhã e logo havia uma mesa farta de café da manhã.

Logo em seguida, teve apresentações de crianças e teatro.

Criança expondo a preservação da tartaruga-da-AmazôniaCriança expondo a preservação da tartaruga-da-Amazônia

 

Teatro sobre a preservação dos quelôniosTeatro sobre a preservação dos quelônios

 No final da tarde, realizamos a soltura das tartaruga, ali mesmo, próximo à Comunidade.

 

 

Criança com as tartaruguinhasCriança com as tartaruguinhas

 

EuEu

 

SolturaSoltura

 Bom gente, foi ótimo ter compartilhado essa experiência. Espero que tenham gostado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunidade Maracarana, São Sebastião do Uatumã - AM, Brasil
5 comments
Level 7

Re: Preservação ambiental de quelônios

Nice work and great write up @Clemersondesales

It is important we all keep protecting our natural environment to avoid the extinction of some living creatures.

Level 8

Re: Preservação ambiental de quelônios

Thanks for reading my experience @Magbagbeola. The world needs to know about this work and the efforts to preserve the species.

Former Google Contributor

Re: Preservação ambiental de quelônios

Olá @Clemersondesales,

Bem vindo ao Connect e prazer em conhecê-lo.

 

Nossa que iniciativa bonita a de vocês hem, fiquei maravilhado aqui e ainda bem que há pessoas como vocês. Você já fazia parte de alguma ONG ou algo desse tipo? Pois eu sempre quis fazer algo desse tipo, porém nunca tive informações suficientes de como poder ajudar assim. 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 8

Re: Preservação ambiental de quelônios

Olá FelipePK, 

Eu trabalho no governo do Estado do Amazonas e trabalho com pesquisa científica no Instituto de Pesquisa da Amazônia - INPA. Mas iniciativas como esta são bem divulgadas quando a pessoa está inserida no meio social do ambientalismo. Há projetos como estes que você pode procurar, adicionando no instagran ou no facebook, como o Projeto Pé-de-pincha: https://pt-br.facebook.com/pedepincha e o Projeto Itamar http://www.tamar.org.br/. Todos eles aceitam voluntários.

 

Former Google Contributor

Re: Preservação ambiental de quelônios

Olá @Clemersondesales,

 

Obrigado pelas informações, eu realmente achei muito interessante. 😉 

 

Eu queria também lhe informar que você pode marcar um pessoal nas suas publicações colocando o @ na frente do nickname dela. Assim ela vai poder receber uma notificação que foi marcada na sua publicação. 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!