lucianavelasques's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 8

Pomerode: "a cidade mais alemã do Brasil"

O município de Pomerode fica na região Norte de Santa Catarina. É uma cidade com forte influência da cultura alemã, pois, recebeu imigrantes alemães que povoaram e desenvolveram a cidade. Inclusive, Pomerode possui 3 idiomas oficiais: Português, Alemão e Pomerano, visto que a maioria dos imigrantes que vieram para esta região eram da Pomerânia.

Os principais atrativos da cidade são a arquitetura estilo enxaimel, comida típica alemã, a Festa Pomerana, o ZooPomerode e a Osterfest.

A arquitetura de Pomerode, principalmente, na área central é caracterizada pelo estilo enxaimel onde vemos diversos casarões bem preservados feitos em madeira, tijolos e pedras. Um fato interessante é a Rua Hermann Weege, no centro  a qual mantém o calçamento e não foi asfaltada.

O ZooPomerode, é um zoológico bem completo com exposição de diversas espécies de animais silvestres nativas e exóticas. Além disso, é muito procurado por escolas para ensino sobre o meio ambiente.

ZooPomerodeZooPomerode

A culinária típica alemã, chama atenção pela mistura do doce e do salgado. Gostam muito de pepino, encontramos no xis-salada e do repolho, que pode ser visto no cachorro quente. 

A Osterfest ou Festa de Páscoa vem se destacando muito no turismo de Pomerode. Em 2017, a cidade construiu a maior Árvore de Páscoa do Mundo e em 2019 o maior Ovo Decorado de Páscoa do Mundo, atraindo turistas de todo o Brasil.  

 

Maior Ovo Decorado de Páscoa do MundoMaior Ovo Decorado de Páscoa do Mundo

Guinness World Records - Largest Decorated Easter Egg

 

Foto 360: Maior Ovo Decorado de Páscoa do Mundo

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Jaraguá do Sul - SC, Brasil
10 comments
Level 10

Re: Pomerode: "a cidade mais alemã do Brasil"

@lucianavelasques  Que post legal, eu já tinha ouvido falar dessa cidade mas não sabia que p Alemão era uma das linguas oficiais da cidade, bem interessante.

 

O Brasil é realmente um país com muitos imigrantes, temos várias cidades que ao visitarmos, parece que estamos na Europa, a maioria delas esta no Sul do Brasil, mas em São Paulo temos duas bem famosas: Campos do Jordão e Holambra.

 

Também temos várias restaurantes alemães, eu adoro a comida deles.Moinho HolambraMoinho HolambraHolambraHolambraCampos do JordãoCampos do JordãoCampos do JordãoCampos do JordãoCampos do JordãoCampos do JordãoCampos do JordãoCampos do JordãoJoelho de porco em restaurante alemãoJoelho de porco em restaurante alemãoapfelstrudel em restaurante alemãoapfelstrudel em restaurante alemão 

Level 8

Re: Pomerode: "a cidade mais alemã do Brasil"

Oi @alexandradias essas fotos da arquitetura de enxaimel em Campos do Jordão lembram muito àquela que encontramos em Pomerode, ótimas fotos.

Eu estive em Holambra com uma excursão de escola no século passado rsrs é muito lindo, eles cultivam flores lá, é fantástico. 

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Level 8

Re: Pomerode: "a cidade mais alemã do Brasil"

Olá meninas. Nossa, que fotos incríveis!!

 

O Brasil é super interessante por causa disso, forte presença dos imigrantes e ainda bem que algumas cidades conseguem manter as tradições.

Muito legal esse post, eu não conhecia a Osterfest.

 

Ótimo também é a possibilidade de experimentar as comidas típicas. 

 

Saudações e um grande abraço ao pessoal do Sul. 🙂

Level 8

Re: Pomerode: "a cidade mais alemã do Brasil"

Oi @Haruki verdade o Brasil é um mosaico cultural, gosto muito disso no nosso país. As comidas típicas também são bem vindas.

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Level 8

Re: Pomerode: "a cidade mais alemã do Brasil"

Ola @lucianavelasques, muito interessante o teu post. Eu ja tinha visto assim rapidinho numa reportagem de TV sobre o Maior Ovo Decorado de Páscoa, mas não tinha esse detalhe interessante junto.

Valeu e muitos parabéns!

Level 8

Re: Pomerode: "a cidade mais alemã do Brasil"

Que legal! Não sabia que a Pomerânia existia! Kkk

Parabéns pelo post e obrigado por postar em Português do Brasil!

🇧🇷😁👍🏻


Digite @ antes do nome de usuário para me mencionar/marcar para que eu possa responder mais rapidamente.


Francisco Assunção #LocalGuidesBrasil
Brasil!
Links úteis | Contribuições | Sobre mim

Level 8

Re: Pomerode: "a cidade mais alemã do Brasil"

Oi @ParaenseCarioca a Pomerânia existe e inclusive tem uma raça de cães que se chama Lulu da Pomerânia rsrs ou Spitz Alemão. 

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Level 8

Re: Pomerode: "a cidade mais alemã do Brasil"

Lulu da Pomerânia é estranho rs, melhor Spitz Alemão mesmo kk 👏🏻🤣


Digite @ antes do nome de usuário para me mencionar/marcar para que eu possa responder mais rapidamente.


Francisco Assunção #LocalGuidesBrasil
Brasil!
Links úteis | Contribuições | Sobre mim

Former Google Contributor

Re: Pomerode: "a cidade mais alemã do Brasil"

Olá @lucianavelasques

 

Muito legal o seu post, eu honestamente nunca tinha ouvido falar da cidade antes. Pesquisando um pouco aqui eu vi que há várias coisas para se ver na cidade 😃 Gostei bastante das fotos também.

 

@alexandradias Campos de Jordão é quase o quintal de casa hehehe. Acho que por uns 15 anos pelos menos ia todo festival de inverno religiosamente. 😃 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!