Após ter mudado recentemente para a terra da rainha, mais precisamente para a parte norte da Inglaterra, eu estive aguardando uma oportunidade de visitar a capital do país: Londres.
Eu confesso que eu sempre tive vontade de visitar a cidade desde quando eu era pequeno e comecei a ler os livros do Harry Potter e o dia tão aguardado finalmente chegou. Junto com meus amigos fizemos uma viagem de dois dias a Londres.
Nossas viagem começo na estação de trem (um dos meios de transportes mais comum e relativamente barato no Reino Unido). A viagem de trem foi muito tranquilo apesar de ter levado um pouco mais de 3 horas, nós tivemos a impressão que foi bem rápida.
Nós chegamos na Estação de Trem Euston que visualmente não é muito bonita porém é bem movimentada, ela a sétima mais movimentada da cidade. A partir de lá pegamos o metrô até o nosso hostel que ficava bem localizado, apenas algumas quadras da Ponte de Londres. O metrô pode parecer um pouco confuso devido às muitas linhas, porém não há muito segredo e há sempre alguém para se poder pedir informações. O preço da passagem também varia bastante de 4,90 à 6,00 libras. Há preços mais baratos em horários específicos também. A dica que eu dou é utilizar cartões de crédito e débito contactless, com eles não é preciso comprar passagem diretamente, só é necessário passar o cartão na catraca de entrada e saída e as passagens são bem mais baratas, de 2,40 à 3,10 libras.
Embora tenha sido um pouco rápido minha viagem e não ter tido tempo de ver tudo o que eu queria, eu vou estar listando 5 de lugares que valem a pena visitar.
1. Tower Bridge
Ela é certamente um dos pontos turísticos mais visitados de Londres. A ponte é simplesmente linda, uma construção de 1886 e já esteve em inúmeros filmes famosos como Sherlock Holmes e Homem-Aranha. A ponte é muito fácil de acessar a pé, há caminho dos dois lados do Rio Tâmisa e escadas que vão da base da ponte até a parte alta onde os carros e pedestres passam e a estação de metrô mais próxima a ela é Tower Hill. Há também um centro de visitação nela que estava fechado infelizmente.
2. London Eye
Provavelmente a roda-gigante mais famosa do mundo, ela também é conhecida como a Roda do Milênio pois teve a sua inauguração feita na virada dos anos 2000. Ela abre das 11:00 às 18:00 e estão sempre cheia de gente com suas filas enormes para comprar os ingressos.
Outra dica que eu dou é comprá-los online além de ser um pouco mais barato (27,00 libras, preço normal 30,00 libras) você pode estar escolhendo a horário para estar passeando nela. Estação de metrô mais próxima é a Waterloo.
3. Palácio de Westminster e Big Ben
Apesar que ser uma cidade enorme, vários pontos turísticos ficam bem próximo um do outro e após sair da London Eye, nós cruzamos a Westminster Bridge e somos ver o Palácio de Westminster e o Big Ben.
O Palácio de Westminster, mais conhecido como o Parlamento do Reino Unido, com nada menos do que mil salas é uma construção realmente incrível com uma arquitetura muito rica em detalhes. Eu realmente fiquei impressionado com a visão dele, com a Victoria Tower de um lado e o Big Ben do outro.
O Big Ben é outro ponto turístico que não pode faltar na minha visita. Muito gente acha que que o Big Ben é a torre do relógio mas na verdade ele é somente o sino que foi instalado na torre em 1859. A torre mesmo agora chama Elizabeth Tower em homenagem a Rainha é claro. Não é possível ver muito da torre infelizmente pois ele está em reforma desde 2017 e a previsão é dele ficar pronto somente em 2021. A estação de metrô mais próxima é a Westminster.
Há vários lugares muito legais para se visitar atrás do palácio e se vocês tiverem mais tempo eu recomendaria a Igreja de Santa Margarida, Capela Real de Santo Estêvão, Galerias do Jubileu de Diamante da Rainha, Torre da Jóia e Abadia de Westminster. Esses lugares ficam praticamente um do lado do outro e alguns há taxa de entrada.
Acho que foi o lugar que todo mundo estava na expectativa de visitar. No caminho para o palácio há um parque chamado Parque São James e ele é o mais antigos dos parque reais. Há alguns cafés neles e é incrível a quantidade de animais neles, principalmente esquilos que são bem amigáveis, principalmente se você tem alguma comida com você.
Chegando ao palácio, tivemos uma vista incrível dele na parte esquerda com o Victoria Memorial na frente que é uma fonte enorme e muito linda com um anjo enorme dourando bem no centro dela.
O Palácio impressiona pela beleza e tamanho sendo um prédio construído em 1703 e é claro por ser a residência oficial da monarquia britânica. Os portões do palácio são igualmente muito bonitos, decorados com brasões dourados. A troca da Guarda Real é talvez o evento mais aguardado pelos turistas e ele ocorre Segunda, Quarta, Sexta e Domingo às 11:00, porém é recomendado chegar sempre entre 1:00-1:30 antes para garantir um lugar para que possa ver o espetáculo. A estação de metrô mais próxima é a St. James’s Park.
Saímos por uma avenida linda chamada The Mall onde há bandeiras do Reino Unido do começo ao fim dela.
5. Chinatown e Galeria Nacional
Não estava muito em nossos planos visitar Chinatown porém acabamos esbarrando nesse lugar fantástico por acidente pois estávamos a caminho da maior loja de LEGO do mundo e foi uma surpresa sensacional. Há um portal muito lindo na entrado do lugar e como se pode imaginar há vários restaurantes e lojas com produtos asiáticos. Há um clima muito legal no local e para quem gosta um pouco da cultura oriental com certeza vai apreciar ele. Estação de metrô mais próxima é a Piccadilly Circus.
A Galeria Nacional foi o último lugar que visitamos antes de voltarmos para o hostel e pegar o trem de volta. O prédio também é impressionante e ela fica aberta das 10:00-18:00 e às Sextas até as 19:00. A entrada é gratuita, mas às vezes há algumas exposições que possui uma taxa de entrada. O local é realmente muito gostoso de frente para uma praça enorme com várias fontes lindas ao redor. Estação de metrô mais próxima é a Charing Cross.
Realmente 2 dias foram muito poucos para explorar a cidade como eu gostaria mas fiquei feliz de ter aproveitado e visto alguns dos lugares que sempre quis visitar. Certamente voltarei para ver os Parques do Harry Potter e é claro 221B Baker Street que é meu sonho.
E você? Já teve a oportunidade de visitar Londres? Se sim, o que mais gostou? Se não, o que você gostaria de ver?