Na porta do Triângulo Mineiro

Entre os dias 03-05/05 fiz uma pequena viagem até a cidade de Araxá, aqui em Minas Gerais. Pequena, digo no sentido de poucos dias, porque a distância não foi pequena. De acordo com o Google Maps, de Leopoldina a Araxá são 672 Km e devido ao intenso trânsito e obras na pista, levei umas 12h.

Mas o caminho até lá foi de tirar o fôlego. Na ida passamos por Divinópolis, para não pegar mais trânsito em Belo Horizonte. Porém foi bem interessante sair da grande rodovia, passar por rodovias locais e por cidades que eu nem sabia que existia. Outro fato interessante pra mim, foi a mudança de vegetação e relevo. Saí da região de altos morros e grandes matas, para lugares mais planos e vegetação do cerrado. Chegava a ser estranho olhar para o horizonte e não ver muitas montanhas.

Minha ida até Araxá foi participar de um evento junto a faculdade. Por isso, eu e outros alunos ficamos alojados no campus do CEFET de Araxá, outro campus da faculdade que estudo.

No sábado (04/05) pela manhã, fui para uma local chamado Horizonte Perdido, que faz parte do Circuito da Serra da Canastra e está a aproximadamente 1350 m acima do nível do mar. A vista lá de cima é incrível!

Após o evento, que ocorreu no Horizonte Perdido, fui até o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. O hotel que foi inaugurado em 1944, foi projetado pelo arquiteto Luiz Signorelli e possui estilo arquitetônico semelhante ao encontrado nas antigas construções coloniais da América espanhola (me senti em outro país). Conta também com o projeto paisagístico de Burle Marx, famoso pintor e paisagista. O hotel fica às margens da Lagoa do Barreiro, que ao seu redor possui muitas áreas verdes e bons lugares para prática de exercícios físicos. Inclusive havia muitas pessoas caminhando, andando de bicicleta e skate.

Ao lado do hotel, fica a Fonte Andrade Júnior, fonte de água sulfurosa que possui propriedades terapêuticas. Mas atenção, o cheiro e o gosto não são nada bons. No mesmo local possui fósseis de animais já extintos a muitos anos.

No domingo (05/05), sai cedo por volta das 7h da manhã. A viagem foi mais tranquila e rápida, já que o trânsito mais intenso foi na parte da tarde, e só depois de Belo Horizonte.

Essa viagem só me fez ficar mais apaixonado pelo meu estado Minas Gerais e perceber que ele é tão grande. Espero voltar algum dia nessa região novamente!

31 Likes

Oi @rodriguespauloc ,

Que saudade de Araxá, Trabalhei por 40 dias e fiquei apaixonada. Grande cidade do Niobio. Obrigada por compartlhar seu conhecimento.

6 Likes

Olá @rodriguespauloc ,

Bem vindo ao Connect e prazer em conhecê-lo.

Muito legal o seu post sobre essa viagem que você fez. Minas é um estado linda demais. Eu tenho duas grandes amigas que são de Araxá embora eu nunca tenha visitado a cidade. O que você mais gostou desses lugares que visitou?

4 Likes

Olá @Ggel ,

Araxá realmente é uma ótima cidade, gostei muito de ter conhecido!

5 Likes

Olá @FelipePK ,

Prazer em conhecê-lo também, aos poucos vou chegando no Connect e me acomodando!

Cara, você deveria visitar Araxá, pena que a minha visita foi bem rápida e ainda tive que dividir o tempo com o evento da faculdade. Mas mesmo assim deu pra aproveitar um pouco.

Olha, o Horizonte Perdido falta palavras. Não vou esquecer de quando cheguei lá e vi aquela vista. Gosto muito de subir um morro e admirar o horizonte. Lugares assim me traz uma paz muito grande e felicidade. Além de me mostrar que somos bem pequenos nesse mundão.

Já o Tauá Grande Hotel, é impressionante o seu tamanho. Além da arquitetura, que como mencionei no post, me fez sentir em um país da america espanhola. O ambiente ao redor também é super bonito, tranquilo e muito verde. Me pareceu um bom lugar para um piquenique, entrar em contato com a natureza e praticar esportes.

4 Likes

Olá @rodriguespauloc,

Eu realmente espero ter a oportunidade de visitar a cidade. O hotel realmente parece ser incrível mesmo. E eu também gosto de subir em montanhas e apreciar a vista.

Ultimamente eu tenho visitado muito cavernas também como essa chamada Devetashka.

6 Likes

@FelipePK

Nossa, que lugar incrível! Acha cavernas bem legais, apesar de não ter tido a oportunidade de ter visitado nenhuma ainda.

4 Likes

Olá @rodriguespauloc ,

Onde eu moro atualmente (Sofia, Bulgária) há várias delas próximas e algumas valem muito a pena visitar, outras você precisa ter equipamentos especiais para ir e tal. Mas há muitas montanhas aqui também e as vistas lá de cima delas são incríveis também.

4 Likes

Olá @rodriguespauloc , bem vindo ao Connect.

Parabéns, são suas primeiras postagens, mas você as escreveu muito bem e inseriu fotos importantes, inclusive com informações sobre o local da captura, assim conseguimos identificar de forma perfeita as peculiaridades da região.

Gostei muito das imagens e da história. Este país é incrível, precisamos viver intensamente para conhecer mais Locais.

Espero ver mais imagens e, se tiver uma de região alta, gostaria de ver.

Um grande abraço dos colegas Local Guides de SP.

5 Likes

@FelipePK que foto linda!

5 Likes

@rodriguespauloc adorei o post, parabepa por divulgar mais um local lindo deste nosso enorme país.

6 Likes

@user_not_found conheça um pouco Minas gerais por este post.

6 Likes

Parabéns pelo post, @rodriguespauloc !

Não conheço muito MG, apesar de estar mais de 10 anos no RJ. Vou tentar melhorar as explorações nesse Brasil imenso e variado, desde cultura até paisagens.

Obrigado por postar em Português do Brasil e até a próxima! :grin::+1:t2:

4 Likes

@FelipePK Imagino, sei que a Bulgária é um país muito bonito!

3 Likes

Obrigado @alexandradias !

4 Likes

Olá @ParaenseCarioca ! Minas Gerais é um estado incrível e super diverso. Já tive oportunidade de ir para o sul de Minas e agora para o oeste e ambos tem suas peculiaridades e diferenças culturais. Onde eu moro por exemplo, tem uma cultura diferente dessas outras regiões. Aqui somos influenciados pelo estado do Rio, por estar muito próximo. Mas ainda assim não deixamos o pão de queijo de lado, a palavra “trem” e claro “uai”, coisas que são comuns em toda Minas Gerais. Fora as paisagens que são de tirar o fôlego… Dá um pulo aqui em Minas, você está pertinho. O Brasil realmente é imenso e dentro de cada estado, parece ter outro.

3 Likes

Olá @Haruki, obrigado pelo comentário! Tentei passar várias informações para ficar um melhor entendimento.

Segue umas fotos tiradas do alto:

Abraços!

4 Likes

Olá @rodriguespauloc , eu que agradeço pela atenção em compartilhar mais fotos conosco.

Sensacional ter uma vista dessas próxima ao lar. Parabéns!!!

Saudações.

3 Likes

Show, @rodriguespauloc ! Visitarei à MG assim que possível e vejo se consigo fazer posts como o seu poronde eu passar rs Grande abraço!

3 Likes

Olá @rodriguespauloc ,

É sim, a natureza é incrível aqui. Eu também gostaria de lhe informar que acrescentei a Language Label -Portuguese Brazilian no seu post. =)

@alexandradias Obrigado =) aquela caverna é realmente linda.

4 Likes