Olá meus queridos companheiros Guias Locais.
Quero compartilhar uma época florida e alegre que acontece nesta época do ano aqui na cidade de Pindamonhangaba. No final de outono e inicio de inverno ( meses de junho e julho) as árvores de Ipês roxos bolas (Nome científico: Tabebuia impetiginosa), colorem nossas ruas e paisagens com suas lindas flores em formato de bolas.
As árvores de Ipês roxos bolas são nativas do Brasil, apesar de ser chamada de “roxo” para mim está mais para a “cor rosa” , com suas pequenas flores que juntas formam uma “bola” como pompom quase perfeito que dão um charme todo especial nos locais que são encontradas. Suas flores são consideradas comestíveis mas nunca experimentei, sua madeira é forte e resistente e muito utilizada na construção cívil, sua fruta é uma vagem tipo baga não cosmetível.
Essa planta além de linda ela é muito importante para o nosso ecosistema, pois suas flores atraem abelhas, passáros e diversos tipos de insetos que ajudam na polinização. Outras especies semelhantes produzem flores de outras cores como branca, rosa, lilás e amarela.
Nesse perído de floração as páginas de redes socias estão repletas de selfies ao lado de uma árvore florida, como nessa época do ano o céu fica mais azul, o contraste das cores fica esplêndido, e todo mundo quer um Ipê para chamar de “Meu”.
Infelizmente a camera do meu celular não consegue captar a beleza e a imponência desta planta tão linda que colore nossos dias.
E aí você já tinha ouvido falar, ou visto alguma foto dessa árvore?