Exposição sobre o Egito visita o Brasil e atrai milhares de pessoas

No final de semana passado, eu visitei no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, a Exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade. Ela ficou em cartaz por três meses na cidade e agora seguirá para São Paulo (19 de fevereiro a 11 de maio), Brasília (2 de junho a 30 de agosto) e Belo Horizonte (16 de setembro a 23 de novembro).

A mostra já estava na minha lista de atrações, mas eu fiquei ainda mais interessado em ir após ler o sensacional post do meu amigo @LuigiZ , “Discovering history in Italy: Ancient Egypt”, sobre o Museu Egípcio, em Turim, na Itália, de onde vieram as peças desta exposição. O museu de Turim é o segundo museu egipício do mundo, atrás apenas do localizado no Cairo. Obviamente que o que eu vi no Rio é uma mostra reduzida, com cerca de 140 exemplares, mas incrivelmente interessante.

A entrada para as exposições realizadas no CCBB são gratuitas (aliás, se você quiser conferir opções de Museus Gratuitos no Rio, não deixe de seguir essa minha lista), o que é importante para democratizar o acesso à cultura e compareceram em massa (segundo os organizadores, 1 milhão de pessoas visitaram espaço durante o período e no último final de semana, a fila de espera chegou a ser de quatro horas e nem mesmo o calor de 32º afastou a multidão ávida por cultura).

Aos meus amigos Local Guides de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília eu recomendo muitíssimo a exposição: não deixem de ir e não deixem para os últimos dias.

Múmia: a atração principal

Eles trouxeram para o Brasil difersos artefatos, incluindo sacórfagos e uma múmia, que obviamente, é a atração principal da exposição. A múmia em questão é a múmia de Tararo, uma mulher que teria vivido entre 746-655 a.C, período entre a 23ª e a 25ª Dinastias. Não há muitos relatos sobre quem foi essa mulher, mas sabe-se que o processo de mumificação que preservam as múmias até hoje é muito complexo e era restrito apenas às pessoas mais importantes da sociedade. Ele estava baseado na crença egípcia de que para assegurar a vida após a morte era necessário que o corpo fosse preservado, por meio do processo que conhecemos como mumificação. Eles desenvolveram técnicas sofisticadas para preservação do corpo, que segundo foi explicado na exposição, poderia durar até 70 dias para ser finalizado.

Mais de 4 mil anos de história

De acordo com os curadores da esposição, o período que ficou conhecido como “Egito Antigo” vai de aproximadamente 4.000 a.C até o século XV d.C, quando foi fechado o último templo pagão. Há, porém, o entendimento de outros historiadores de que o Egito Antigo termina com a morte de Cleopatra e conquista Romana, em 30 a.C. Durante esse período, diversas dinastias governaram a região, sendo que até aproximadamente 600 a.C todos os faraós eram nativos do Egito, e após esse período, a região sofreu invasões de macedônios e persas, que também estabeleceram dinastias duradouras de faraós.

Os egípcios possuíam conhecimentos avançados de matemática, astronomia, e arquitetura, que lhe possibilitaram construir, por exemplo, incríveis pirâmides, que eram as tumbas dos faraós, cuidadosamente construídas para lhes assegurar a vida eterna.

59 Likes

Once, while reading a world history book, written by KJ Mason, I had came across the topic of mummification. Your post, and the pictures you included, have recalled me the whole topic. Thank your for sharing @AlexandreCampbell

3 Likes

Adorei saber sobre a exposição que esteve ai no Rio @AlexandreCampbell e melhor ainda que vai passar por Belo Horizonte! Obrigada pela dica quero ir visitar sim, esse universo da cultura egípcias sempre me encantou!

4 Likes

Que legal,em breve estará em São Paulo e eu irei visitar :slightly_smiling_face:

3 Likes

Obrigado por postar em Português do Brasil! E por compartilhar essa experiência com a cultura do povo egípcio a.C! Um grande abraço! :facepunch:t2: :brazil:

3 Likes

Hi @AlexandreCampbell ,

wow my friend, your post is very interesting and the photos also look so nice although it was a small exhibition.

Glad that you enjoyed it and my post even gave you more interest about it. Egyptian have been indeed a population with super knowledge in many fields as until now we are hardly able to understand some of their constructions or processes, reason why they are also so fascinating.

Thank you for sharing this nice post and for tagging me into it.

2 Likes

@AlexandreCampbell Really interesting and detailed information, thank you for sharing it.

6 Likes

@LuigiZ , yes, it’s true. A fascinating civilization that sometimes we forget about it. I loved to learn more about the different dynasty, their religion, and their traditions.

@ComradeShah , e @OlgaKlimchik , thank you for your comments. It was a very enjoyable experience.

3 Likes

@RaizyWenceslau e @alexandradias vocês vão adorar a exposição. Dá pra retirar o ingresso online (que é de graça), o que poupa bastante tempo. Quando chegarem nas cidades de vocês, voltem aqui para comentarem o que acharam ou, se forem escrever um novo post, me marquem que quero saber.

@ParaenseCarioca , obrigado pela presença e incentivo sempre. Tamo junto!

2 Likes

@AlexandreCampbell - happy to read you were able to attend this. Here in the US, we have had two major Egyptology exhibits in the past 40+ years at the San Francisco’s de Young Museum Both were global exhibits from King Tut, the boy king. It was an amazing international exhibit. I remember how much gold there was.

We stood in line with purchased tickets. We had to get there earlier before our stated ticket time to be sure we can enter and walk through the exhibit.

Here in the US, the major US museums do not have free admission. There could be a day or two during the exhibition when a major corporation will sponsor a “free admission” day. So, I am happy to read in Brazil, citizens can see a major global exhibition for free.

In San Jose, CA, you might want to keep this in mind to visit, the Rosicrucian Egyptian Museum,

with @LuigiZ

Cheers,

Karen

3 Likes

Oh nice @KarenVChin thank you for the tag, didn’t know there was an Egyptian museum in SJ as well, it looks quite interesting as well.

Perhaps @AlexandreCampbell if we have a chance to be again SJ we will organize a meetup there :blush: .

3 Likes

Hello** @AlexandreCampbell **

Thanks for sharing your amazing experience related to exhibition from Egypt in Brazil.

I really like to read your post and it’s full with the historical facts.

I also shared a post, if time permits feel free to read:

Surajkund-International-Crafts-Mela

3 Likes

The story of Egypt and the mummy. I am happy to see the mummy with the picture you took. :slightly_smiling_face:

3 Likes

Que legal o post Alê! A exposição deve ser magnífica! Ainda não conheço o CCBB, mas está na minha lista de lugares no Rio :sunglasses:

2 Likes

Hey @KarenVChin , thanks for sharing. I loved the video about Tutankhamon, I didn’t know that he was a “minor Pharaoh” during his life. And for sure, Rosicrucian Egyptian Museum, is already in my bucket list when I come back to San Jose.

I’d love to have a meetup, there @LuigiZ . How you used to say: why not?

3 Likes

@IshantHP_ig Thank you for your kind words. I always read your posts (I’m following you to make sure that I’m not missing anything of your great contents, :wink:

@KellyHyojeongKim , to see a mummy was a unique experience. Thanks for your comment.

3 Likes

Tem sempre exposições muito legais lá, @sanchestom , e além disso o prédio é muito bonito. Quando vir ao Rio, não deixe de me avisar. Eu pretendo ir na sua terra o mais breve possível. :wink:

3 Likes

Já vi umas fotos da cúpula do prédio, fiquei encantado!!! Então em breve a gente se vê :sunglasses:

3 Likes

Hello brother** @AlexandreCampbell **

Thank you so much for the reply!

I’m delighted that you like the contents from India.

Feel free to visit here, so that we can host a meet up with you!

Most welcome in India dear brother :pray:

3 Likes

@AlexandreCampbell

Thank you for sharing. This is a great post.

2 Likes