Decorações e Presépio de Natal: duas histórias que se encontraram

A cidade onde eu moro no Brasil, Volta Redonda (se você está lendo isso com ajuda do Google Tradutor, por favor não fique confuso, pois mesmo em Português o nome da cidade não faz muito sentido) não é um lugar turístico. Localizada a 130 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, Volta Redonda é uma área basicamente industrial. Nem por isso, significa que não há coisas interessantes. Como Local Guide, aliás, eu adoro descobrir locais interessantes, que não tem apelo turístico. E esse post é sobre isso.

Bom, sem mais delongas, eu gostaria de escrever sobre duas histórias de Natal que se encontram em Volta Redonda. São as histórias das Rua São Vicente de Paula, localizada no Bairro Niterói, em Volta Redonda, e do Presépio do Dadinho.

Em muitos lugares do Brasil, muitas pessoas enfeitam suas casas com luzes para o Natal. Em muitos lugares é comum ver uma ou outra casa enfeitada. O que chama atenção na rua São Vicente de Paula é que a maioria dos moradores decoram suas casas com luzes e com muitas luzes.

Torna-se uma competição sadia para ver quem tem a casa mais bonita e isso começou a chamar atenção. Em 2019, a tradição é repetida pelo 27º ano consecutivo. De uns tempos pra cá, a prefeitura começou a apoiar o evento, e também monta uma Casa do Papai Noel na rua, mas o mais legal mesmo é ver que a iniciativa dos moradores se perpetua e o local vira ponto de visitação.

Eu estive lá na última sexta-feira, e apesar da chuva, havia várias pessoas visitando o local e tirando fotos das casas e nas casas. Confira abaixo algumas imagens (todas foram feitas usando o modo nightsight do meu Google Pixel 3 XL #TeamPixel)

A outra história, do Presépio do Dadinho, começou dois anos antes, mas em outro bairro da cidade. Eduardo Ermida Filho, conhecido como Dadinho, me contou que sua tia tinha um presépio em sua casa e quando ela morreu, a mãe dele o doou o Presépio. Um dia, ele recebeu a visita de uns amigos que o sugeriram que abrisse o presépio ao público. Há um tempo atrás, o pai de Dadinho morreu e lhe deixou uma casa, adivinhem onde? Exatamente na Rua São Vicente de Paula, para onde ele transferiu o presépio há 5 anos.

Hoje, quem visita a Rua São Vicente de Paula, pode também conhecer o Presépio do Dadinho, que tem visitação gratuita e ainda bater um papo com o Seu Dadinho, que é uma pessoa muito interessante.

Eu estava tirando algumas fotos e ele me pediu para que divulgasse nas minhas redes sociais. A maior divulgação, quem faz são vocês. Eu falei para ele que também iria escrever um texto aqui para o Local Guides Connnect (espero que ele tenha entendido minha explicação) e ele ficou muito feliz em gravar um vídeo para falar sobre o projeto. Ele também fez questão de reforçar o significado do Natal pra ele, alertando que muitas pessoas estão apenas preocupadas com troca de presentes e com a figura do Papai Noel.

Como não sou um Youtuber, não me atentei de gravar o vídeo na horizontal (mil perdões). Caso você não entenda português, por favor, utilize o recurso de legendas e selecione inglês, que eu traduzi a fala dele.

Importante, se você estiver passando pela minha cidade, é possível ver a iluminação de natal geralmente até o dia 6 de Janeiro de 2020 (que é o Dia de Santos Reis). Já o Presépio do Dadinho pode ser visitado até o dia 20 de Janeiro.

Um Feliz Natal a todos!

Esse post é parte do #ChristmasInMyCity Challenge? proposto por @MariaNgo

61 Likes

@AlexandreCampbell Thanks for sharing with us the interesting history and competition of how some Christmas installations and displays came to be.

I was wondering if you’d like to be listed in my #ChristmasInMyCity Challenge? https://www.localguidesconnect.com/t5/General-Discussion/World-Wide-ChristmasInMyCity-Challenge-Showcase-how-your-city/td-p/2074639

6 Likes

Oi , @AlexandreCampbell .

Happy Christmas for Brazil in my country especially my place no Christmas party because most muslim population but every 25 December is national holiday for respect people’s celebrate Christmas .

Thank you for sharing

7 Likes

Hi @AlexandreCampbell A very nice post indeed!

The photos of Christmas decorations shared by you are fabulous!

Merry Christmas!

Greetings from India!

7 Likes

@AlexandreCampbell

Really nice post about the House lighting Challenge and the Christmas Crib.

All is so colourful!

Happy Christmas to you and your family!

5 Likes

Sure @MariaNgo . it would be a pleasure. I’ll edit my post mentioning the challenge. :wink:

5 Likes

@AlexandreCampbell Fabulous! I look forward to adding Brazil to the list.

4 Likes

@AlexandreCampbell Thank you for sharing your wonderful place.

Christmas feels like a holiday (day off), but it is a day to celebrate the birth of Jesus. He is cool. I want to visit here with my family next Christmas season. (Hope^^; lol. ).

★Thank you ★MERRY CHRISTMAS★ HAPPY NEW YEAR★

6 Likes

Hi, @Nyainurjanah , that’s very interesting to know that the 25th of December is a Holiday, even your country been a majority Muslim contry. It shows respect for minorities. Very well done. Thank you very much for your comment. :wink:

4 Likes

Muito bacana Alexandre, parabéns! É isto que precisamos demonstrar. Permita-me uma correção: este é o verdadeiro e puro objeto de turismo, que muitas cidades estão explorando, comercialmente(Granado, Penedo, Curitiba, Campos do Jordão, etc.). O pseudo nome é Natal Iluminado, sim, agora sua cidade se fortalece como objeto turístico e cabe “aos locais” desenvolver ações que contemplem o público visitante ( alimentos, bebidas, infra estrutura, lembranças, e por aí vai…). Fica a dica para a difusão. Show de bola!

2 Likes

What a nice Christmas post! Merry Christmas @AlexandreCampbell and it’s good to keep in mind that this time of the year is not all about gifts and beautiful decorations

2 Likes

¡Que lindo post @AlexandreCampbell ! ¡Me encantó la historia del pesebre y la tradición de decorar las casas con luces! En Buenos Aires no conozco que se haga algo similar. ¡Las fotos que sacaste son realmente hermosas!

¡Saludos desde Buenos Aires mi amigo!

2 Likes

Nice post my friend @AlexandreCampbell , the lights and the Presepio are very beautiful, thank you for sharing.

You know Presepio is the same word we use in dialect from Naples and it is a very popular traditions, very close culture :-).

3 Likes

Thank you very much @vijayparadkar and @TorM . Merry Christmas!

4 Likes

Hi @KellyHyojeongKim , You gotcha! Hope that you could achieve all your wishes! Happy new year!

2 Likes

Obrigado @CarlosAndreta , é verdade. Isso pode ser sim uma forma de fomentar o turismo, mas é legal ver a tradição se mantendo ao longo dos anos, independente do apelo comercial (que nesse caso não há). Em tempo, voltando de Aparecida ontem, passei em Penedo, mas ainda era de dia e não consegui ver com esta a decoração da cidade para o Natal, mas mesmo durante o dia a cidade estava simplesmente lotada. Um abraço!

4 Likes

Very, very true! Merry Christmas, @AniaKiser !

4 Likes

Hola tocayo @AlexandreCampbell !

Las dos historias que nos cuentas son muy muy interesantes.

Por un lado en Volta Redonda se están decorando cada vez más las casas con la llegada de la Navidad.

Y por otro lado el Nacimiento o Portal de Belén de Dadinho. Qué bueno que siga la tradición de su tía y lo monte y abra las puertas de su casa para todos aquellos que quieran ir a visitarlo.

Un fortísimo abrazo desde el Sur de España,

ALejandra.

1 Like

@Cecilita Gracias mi amiga, usé la funciónnightsight del Pixel (#TeamPixel jejeje). ¿Hay alguna tradición de Navidad en Buenos Aires?

4 Likes

Amazing, @LuigiZ . In Italian it is “Presepe,” isn’t it? (I learned using Google Translator, hehe). It is nice to see how languages reflect tradition. Same word, same traditions. Buon Natale, my friend!

4 Likes