A cidade onde eu moro no Brasil, Volta Redonda (se você está lendo isso com ajuda do Google Tradutor, por favor não fique confuso, pois mesmo em Português o nome da cidade não faz muito sentido) não é um lugar turístico. Localizada a 130 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, Volta Redonda é uma área basicamente industrial. Nem por isso, significa que não há coisas interessantes. Como Local Guide, aliás, eu adoro descobrir locais interessantes, que não tem apelo turístico. E esse post é sobre isso.
Bom, sem mais delongas, eu gostaria de escrever sobre duas histórias de Natal que se encontram em Volta Redonda. São as histórias das Rua São Vicente de Paula, localizada no Bairro Niterói, em Volta Redonda, e do Presépio do Dadinho.
Em muitos lugares do Brasil, muitas pessoas enfeitam suas casas com luzes para o Natal. Em muitos lugares é comum ver uma ou outra casa enfeitada. O que chama atenção na rua São Vicente de Paula é que a maioria dos moradores decoram suas casas com luzes e com muitas luzes.
Torna-se uma competição sadia para ver quem tem a casa mais bonita e isso começou a chamar atenção. Em 2019, a tradição é repetida pelo 27º ano consecutivo. De uns tempos pra cá, a prefeitura começou a apoiar o evento, e também monta uma Casa do Papai Noel na rua, mas o mais legal mesmo é ver que a iniciativa dos moradores se perpetua e o local vira ponto de visitação.
Eu estive lá na última sexta-feira, e apesar da chuva, havia várias pessoas visitando o local e tirando fotos das casas e nas casas. Confira abaixo algumas imagens (todas foram feitas usando o modo nightsight do meu Google Pixel 3 XL #TeamPixel)
A outra história, do Presépio do Dadinho, começou dois anos antes, mas em outro bairro da cidade. Eduardo Ermida Filho, conhecido como Dadinho, me contou que sua tia tinha um presépio em sua casa e quando ela morreu, a mãe dele o doou o Presépio. Um dia, ele recebeu a visita de uns amigos que o sugeriram que abrisse o presépio ao público. Há um tempo atrás, o pai de Dadinho morreu e lhe deixou uma casa, adivinhem onde? Exatamente na Rua São Vicente de Paula, para onde ele transferiu o presépio há 5 anos.
Hoje, quem visita a Rua São Vicente de Paula, pode também conhecer o Presépio do Dadinho, que tem visitação gratuita e ainda bater um papo com o Seu Dadinho, que é uma pessoa muito interessante.
Eu estava tirando algumas fotos e ele me pediu para que divulgasse nas minhas redes sociais. A maior divulgação, quem faz são vocês. Eu falei para ele que também iria escrever um texto aqui para o Local Guides Connnect (espero que ele tenha entendido minha explicação) e ele ficou muito feliz em gravar um vídeo para falar sobre o projeto. Ele também fez questão de reforçar o significado do Natal pra ele, alertando que muitas pessoas estão apenas preocupadas com troca de presentes e com a figura do Papai Noel.
Como não sou um Youtuber, não me atentei de gravar o vídeo na horizontal (mil perdões). Caso você não entenda português, por favor, utilize o recurso de legendas e selecione inglês, que eu traduzi a fala dele.
Importante, se você estiver passando pela minha cidade, é possível ver a iluminação de natal geralmente até o dia 6 de Janeiro de 2020 (que é o Dia de Santos Reis). Já o Presépio do Dadinho pode ser visitado até o dia 20 de Janeiro.
Um Feliz Natal a todos!
Esse post é parte do #ChristmasInMyCity Challenge? proposto por @MariaNgo