Ano passado, eu tomei uma decisão muito importante na minha vida e da minha família. Aceitei uma proposta de emprego na Bahia e troquei o interior do Rio por uma das cidades mais turística do Brasil: Porto Seguro. Uma cidade com belas praias, uma riqueza cultural incrível, mas, como quase todas cidades turísticas, muito cara. Bem, pelo menos a primeira vista.
A maioria dos estabelecimentos comerciais está voltado para o turista, que, via de regra, não se importa em pagar um pouco mais, pois vai ficar só alguns dias na cidade. Mas se você usar bem o Google Maps, consegue encontrar boas opções, que geralmente são frequentadas por nativos ou por pessoas que gostam de viajar “on a budget” (ou com pouco dinheiro, em bom português).
Foi assim que encontrei por exemplo o Restaurante Recanto Mineiro, um restaurante que oferece comida mineira à vontade por apenas R$ 17,00 (aproximadamente US$ 3 para quem está lendo de fora do Brasil). Comida mineira é tipo comida de vó ou comida feita em casa. E lá é muito gostoso, fora o atendimento simpático.
Ah, se você for no Google Maps, vai ver que a avaliação está em 4.2, mas uma coisa que aprendi usando bastante o Google Maps é não apenas ver as notas, mas filtrar pelas avaliações: nesse caso, você vai ver que as notas melhores vem de pessoas que frequentam o restaurante mais de uma vez, e as notas baixas estão ligadas a turistas que tiveram uma experiência mais isolada.
Outra preocupação minha quando cheguei na cidade foi encontrar locais amigáveis para crianças. Porto Seguro tem boas opções de praças e parques e, claro, há muitas praias. Nesse último quesito, a melhor opção na região é a Praia de Coroa Vermelha, que fica no município vizinho de Santa Cruz Cabrália, mas a apenas 15 quilômetros do centro de Porto Seguro. O Google Maps ajuda a encontrar opções de barracas mais em conta (embora barracas em geral, costumam ser caras). Mas, depois de um tempo, você descobre que nem precisa ir para barracas de praia. Uma boa opção é usar o Google Maps para encontrar um estacionamento privado e levar sua propria cadeira e curtir o local. Recomenda-se levar sua bebida, mas para comida há vários ambulantes vendendo no local a preço mais em conta.
E se no final do dia, as crianças quiserem um pouco mais de diversão uma boa dica é o Shopping Central Park - Espaço Cultural - PlayGround Infantil, que tem uma área kids a um preço razoável e uma praça de alimentação com preços mais justos que os praticados na Orla, por exemplo.
O Google Maps também me ajudou a encontrar serviços de saúde, serviços para o carro e locais para compras do mês, além de vários outros a preços muito mais em conta. Lembro da alegria de um dentista que me atendeu quando eu precisei de um serviço de emergência ao dizer que encontrei sua clínica graças ao Google Maps.
E, claro, ler as avaliações do Google Maps foi fundamental para decidir a escola onde matricularia meus filhos e, estou muito satisfeito, com eles.
Enfim, Porto Seguro tem opções para todo os gostos e bolsos e usando bem o Google Maps, você encontrará ótimas opções, de toda forma algumas dicas gerais para quem pensa em visitar a cidade.
E se você quiser conhecer mais sobre Porto Seguro, confira nessa postagem…
E você já visitou Porto Seguro? Gosta de viajar e aproveitar, sem gastar muito? Ou já utilizou o Google Maps para se adaptar a uma nova cidade?