5 das sopas mais típicas búlgaras

Gosto tanto de sopa que pensei em compartilhar com vocês algumas das sopas que aqueceram todas as casas búlgaras em algum momento. São as sopas que o visitante deve experimentar se quiser ter um gostinho completo da nossa cozinha. A maioria deles são fáceis de fazer em casa, pois usam ingredientes universais, enquanto outros podem ser encontrados em outros países com um toque local.

Eu tinha minha lista de sopas preparada quando conheci o dono do Supa Star, um restaurante em estilo bar que oferece sopas e sanduíches tradicionais e não tradicionais. O nome é um jogo com a palavra “supa” como “supa” significa “sopa” em búlgaro, mas também é usado para dizer “super” em inglês. O local tem dois locais em Sofia: um que oferece entrega ao domicílio e outro, que oferece comida para levar. Quando conversei com o dono, ele me aconselhou a adicionar a sopa de galinha e a sopa de creme também à minha lista, porque como ele disse, “ Se não estão disponíveis no nosso menu, os búlgaros nem entrarão no restaurante.”

Então aqui está minha lista final de cinco sopas, inspirada por Supa Star e a minha avó.

1.Sopa de frango (Pileshka supa)

Esta sopa pode ser encontrada em todos os cantos da Bulgária, embora a receita possa variar em diferentes regiões e famílias. O conhecimento de fazer sopa de frango é passado de geração a geração: de avós a suas filhas e netas. É mais comum a sopa conter cenouras, cebola, batata e macarrão aletria além da carne de frango cozida. Muitos restaurantes servem a sopa com uma rodela de limão.

Essa é a sopa que muitas mães e pais fazem quando seus filhos estão gripados.

2.Sopa creme de batata (Kartofena krem supa)

Você pode usar uma grande variedade de ingredientes para esta sopa. Quando faço, eu uso cenoura, cebola e batata, mas você pode adicionar outros legumes.

Primeiro, eu fervo tudo, depois coloco a manteiga e faço a pure tudo. Depois adiciono leite para um sabor mais rico, um tempero saboroso, sal e pimenta-do-reino. Você também pode usar água em vez de leite. A sopa é geralmente servida com croutons e salsinha recém-picada em cima.

3.Sopa de almôndega (Supa topcheta)

A sopa de almôndegas é uma das minhas preferidas. Não é comum encontrá-la nos restaurantes, mas pode ser encontrada em quase todas as casas búlgaras.

Depois de cortar algumas cenouras, cebola e batatas (você pode usar os legumes que quiser), adiciono água e as deixo ferver. Em seguida, coloco pequenas almôndegas feitas de carne picada e temperos e macarrão aletria. No fim, eu preparo um espessante de sopa de com vinagre e gema de ovo. Enquanto isso, adiciono páprica, sal e salsinha fresca.

4.Sopa de tripas (Shkembe chorba)

Essa é provavelmente a sopa mais típica que você encontrará em todos os pubs tradicionais. A sopa de tripas é feita com tripa, leite e alguns ingredientes adicionais, como alho-poró e cebola. As especiarias são principalmente páprica e pimenta-do-reino.

O que há de especial nisso são os dois condimentos que sempre são servidos com a sopa: uma mistura de vinagre e alho amassado e flocos de pimenta malagueta. Na Bulgária, a sopa de tripa é um remédio bem conhecido para a ressaca e realmente funciona!

5.Sopa de espinafre (Spanachena supa)

Adoro fazer essa sopa para mi familia e amigos pois é super fácil de preparar e muito deliciosa. A receita é da minha avó e inclui espinafre, arroz, cebolinha fresca e cenoura.

Eu deixo a água ferver numa panela para amolecer o espinafre enquanto, corto a cebola verde e as cenouras em uma panela com óleo e pimentão. Assim que estiverem prontos, coloco-os na panela, junto com um copo de arroz. Se desejar, você pode preparar um espessante de iogurte e gema, mas eu gosto de pular o espessante e servir apenas com uma colher de iogurte búlgaro.

Quais são suas sopas locais favoritas? Você já experimentou uma sopa de entrega ao domicílio do restaurante do seu bairro? Conte-nos nos comentários abaixo.

52 Likes

They look so great! I surely love to have noodles with carrot and chicken but never tried it this way. I will give it a try. Thank you for sharing Bobiisha.

My favorite Local soups are;

Draw soup

Oha soup. There is better looking Oha soup here

Ofe Nsala (White soup)

Egusi soup

The Pepper soup that will reawaken your appetite even if you fall sick

No, I haven’t ordered Home delivery, mostly a ‘Take out’ or 'Dine in

yawns now, I see how people feel when I ask for pictures and ask my many questions.

Have a brilliant morning, ma’am.

3 Likes

Hey @Ewaade_3A ,

You got my attention with the tripe soup and I did a Google search, now I want to try it as well. It will be great if you can find some photos, I’m a true soup lover and I’d love to try one of the typical soups of your region. Would you recommend the one that is your favorite (and possibly the easiest one to cook please :smile: )?

1 Like

:grinning: :grinning:

Honestly, Bobiisha, I can only recommend for you because I know you can do it!

Let me see which of them you will be able to make and find the ingredients easily;

1. Ofe Nsala is the Tripe soup (this may be a little difficult too, as pounded cocoyam is mixed into the soup, which is why it is called ‘white soup’)
  2. The Pepper soup is by far the easiest of all.
  3. Egusi soup - there are as many variants of this as there are places in Nigeria. The Egusi is a kind of Melon seed. It really tastes nice and with a bit of patience it will come out just fine if you prepare it.

But the Draw soup and Oha, those two require a lot of skill and expertise.

It’s difficult to select a favorite from these soups, I eat them according to my mood, also because of the accompaniment for these soups which are morsel foods we call 'Swallow (Amala, Eba/Garri, Wheat, Semovita, Pounded Yam, Corn flour, etc.), they are high in calories and if one consumes them too often, one may end up with weight issues.

1 Like

Thank you so much for the photos, @Ewaade_3A ! Now I got a better idea of the soups and I will chose one to try. If I have a success and it’s at least eatable, I will share a photo with you.

1 Like

I always like your sincerity.

Like I said in one of my posts, many of our soups will make you cry “Happy tears”, because we eat pepper a lot.

Of all the soups, I am sure you will be able to manage the ofe nsala and peppersoup.

@Bobiisha

I will be expecting the Photos too and you are welcome, it was my pleasure sharing the photos with you.

1 Like

Hello @Bobiisha ,

Thank you for sharing these amazing soups with us! My favorite ones are the chicken and the potato cream soup.

When it comes to Bulgarian soups, I love very much the one made of nettle! Have you ever tried it?

As a person who grew up in Morocco, the harira is the number one soup there! The harira is mostly prepared during the month of Ramadan and among its ingredients are little pieces of meat, chickpeas and celery. To read more about this soup, you can always have a look at the following article.

3 Likes

It looks delicious, @BorrisS ! Thanks for sending it over to me, I will check your post for sure and will do my best to try this soup!

1 Like

I also like soup more. I especially love the vegetable soup made by my dad :blush: . He make this soup by adding all kinds of vegetables to it. This soup is healthy as well as tasty :yum: @Bobiisha .

1 Like

Hey @NareshDarji ,

Looks just yummy and it reminds me of a similar soup that my grandfather makes - with different kind of vegetables (depending on what we have :smile: ) and he adds hot paprika in it and I just looove it! Is your soup spicy as well?

1 Like

We make this vegetable soup especially in winter so we keep it spicy @Bobiisha .

1 Like

Oi @Bobiisha , muito legal saber um pouco mais sobre as sopas búlgaras. Creio que aqui no Brasil temos sopas similares às duas primeiras, mas as três últimas são bem diferentes. Aliás, aqui temos também uma sopa similar a primeira que chamamos de “Canja de Galinha”, e que também é comum se dar para pessoas que estão gripadas ou mesmo doentes.

Apesar do clima quente aqui no Brasil, eu gosto muito de sopas. Eventualmente, eu faço em casa, mas a última que eu pedi foi uma sopa de abóbora com camarão. A foto não ficou muito legal, mas estava bem gostosa:

Um abraço,

Alexandre

1 Like

A sopa com camarão parece deliciosa mesmo, @AlexandreCampbell ! Eu verifique a “Canja de Galinha” e me parece casi a mesma de verdade. Que interessante que tem uma sopa semelhante e a usam da mesma maneira :slightly_smiling_face: . Obrigada por compartilhar!

1 Like

Sopá de espinafre deve ser maravilhosa…

Na verdade é, @Marceloailton581 . É a primeira vez que ouve falar desta sopa ou já experimentou antes?

Gosto muito de sopas, gosto de visitar as “Casas de Sopas”, Porém, começo com as mais conhecidas, vaca atolada, sopa verde, frutos do mar, e está nunca experimentei.

Mas a partir de agora vou procurar para experimentar.

1 Like

Adoro sopas também :slightly_smiling_face: ! Recomendo muito essa sopa, @Marceloailton581 . É muito típica para o meu país, Bulgária, e é muito fácil para preparar. Caso decida experimentar, compartilhe uma foto aqui. Ficarei feliz em vê-la.

P.S.: Queria lembrar-lhe que pode marcar a gente no Connect. Deste modo a outra pessoa recebe notificação e consegue visualizar sua resposta logo. Pode fazê-lo colocando o símbolo"@" em frente do nome.

Looking nice soup. Thanks Bobisha, watched this thread from Doha

1 Like