Gosto tanto de sopa que pensei em compartilhar com vocês algumas das sopas que aqueceram todas as casas búlgaras em algum momento. São as sopas que o visitante deve experimentar se quiser ter um gostinho completo da nossa cozinha. A maioria deles são fáceis de fazer em casa, pois usam ingredientes universais, enquanto outros podem ser encontrados em outros países com um toque local.
Eu tinha minha lista de sopas preparada quando conheci o dono do Supa Star, um restaurante em estilo bar que oferece sopas e sanduíches tradicionais e não tradicionais. O nome é um jogo com a palavra “supa” como “supa” significa “sopa” em búlgaro, mas também é usado para dizer “super” em inglês. O local tem dois locais em Sofia: um que oferece entrega ao domicílio e outro, que oferece comida para levar. Quando conversei com o dono, ele me aconselhou a adicionar a sopa de galinha e a sopa de creme também à minha lista, porque como ele disse, “ Se não estão disponíveis no nosso menu, os búlgaros nem entrarão no restaurante.”
Então aqui está minha lista final de cinco sopas, inspirada por Supa Star e a minha avó.
1.Sopa de frango (Pileshka supa)Esta sopa pode ser encontrada em todos os cantos da Bulgária, embora a receita possa variar em diferentes regiões e famílias. O conhecimento de fazer sopa de frango é passado de geração a geração: de avós a suas filhas e netas. É mais comum a sopa conter cenouras, cebola, batata e macarrão aletria além da carne de frango cozida. Muitos restaurantes servem a sopa com uma rodela de limão.
Essa é a sopa que muitas mães e pais fazem quando seus filhos estão gripados.
2.Sopa creme de batata (Kartofena krem supa)Você pode usar uma grande variedade de ingredientes para esta sopa. Quando faço, eu uso cenoura, cebola e batata, mas você pode adicionar outros legumes.
Primeiro, eu fervo tudo, depois coloco a manteiga e faço a pure tudo. Depois adiciono leite para um sabor mais rico, um tempero saboroso, sal e pimenta-do-reino. Você também pode usar água em vez de leite. A sopa é geralmente servida com croutons e salsinha recém-picada em cima.
3.Sopa de almôndega (Supa topcheta)A sopa de almôndegas é uma das minhas preferidas. Não é comum encontrá-la nos restaurantes, mas pode ser encontrada em quase todas as casas búlgaras.
Depois de cortar algumas cenouras, cebola e batatas (você pode usar os legumes que quiser), adiciono água e as deixo ferver. Em seguida, coloco pequenas almôndegas feitas de carne picada e temperos e macarrão aletria. No fim, eu preparo um espessante de sopa de com vinagre e gema de ovo. Enquanto isso, adiciono páprica, sal e salsinha fresca.
4.Sopa de tripas (Shkembe chorba)
Essa é provavelmente a sopa mais típica que você encontrará em todos os pubs tradicionais. A sopa de tripas é feita com tripa, leite e alguns ingredientes adicionais, como alho-poró e cebola. As especiarias são principalmente páprica e pimenta-do-reino.
O que há de especial nisso são os dois condimentos que sempre são servidos com a sopa: uma mistura de vinagre e alho amassado e flocos de pimenta malagueta. Na Bulgária, a sopa de tripa é um remédio bem conhecido para a ressaca e realmente funciona!
5.Sopa de espinafre (Spanachena supa)Adoro fazer essa sopa para mi familia e amigos pois é super fácil de preparar e muito deliciosa. A receita é da minha avó e inclui espinafre, arroz, cebolinha fresca e cenoura.
Eu deixo a água ferver numa panela para amolecer o espinafre enquanto, corto a cebola verde e as cenouras em uma panela com óleo e pimentão. Assim que estiverem prontos, coloco-os na panela, junto com um copo de arroz. Se desejar, você pode preparar um espessante de iogurte e gema, mas eu gosto de pular o espessante e servir apenas com uma colher de iogurte búlgaro.
Quais são suas sopas locais favoritas? Você já experimentou uma sopa de entrega ao domicílio do restaurante do seu bairro? Conte-nos nos comentários abaixo.