4 Tips to use Google Maps off-line

Eu adoro viajar e uma das minhas especialidades é fazer isso com pequenas economias. Umas das coisas que sempre fiz, apesar de estranho, foi usar o google maps off-line. Muita gente costuma comprar pacotes de internet, ou já tem um plano com roaming internacional, infelizmente isso pode ser caro. A solução que encontrei foi baixar o mapa da cidade off-line antes de visitar.

Por causa disso, vou compartilhar algumas dicas que eu aprendi nos últimos anos, vivendo sem internet, caçando wi-fi pela cidade, e claro usando as ferramentas que o Google Maps nos dá. Aproveito para compartilhar algumas dicas de melhoria para os Googlers :upside_down_face:

1. Baixe o mapa offline antes da viagem começar
Ficar procurando wi-fi, mesmo que seja de um hotel, para baixar um mapa pode ser frustrante. A velocidade é lenta e você perde tempo de viagem. Então já deixe tudo pronto para quando chegar no seu destino, mapas baixados e prontos na sua conta.

2. Faça listas personalizadas
Quem está sem internet não vai conseguir achar os melhores lugares, mais baratos, ou mais interessantes para visitar no meio da viagem. Faça a lição de casa antes. Crie uma lista de viagem de lugares que você gostaria de visitar, comer, passear. Isso vai ajudar muito quando você não souber para onde ir. É só abrir seu maps e visualizar a lista, ver o que estiver perto sem perder tempo procurando wi-fi.

3. Conheça e entenda alguns pontos de referência na cidade. Pode ser um monumento importante, um prédio famoso como o Empire State Building, ou até se localizar pelos nomes das ruas. Esteja atento da sua posição e a direção que quer ir. Se mesmo assim estiver na dúvida, mostrar o mapa para um habitante local pode te facilitar muito. O importante é saber onde está e onde quer chegar.

4. A navegação do maps funciona se o mapa estiver baixado. Infelizmente no mapa off-line não temos a opção de seguir uma rota a pé. Claro que perguntar pode ajudar muito, mas se por algum motivo não conseguir fazer isso, você ainda pode pedir para traçar a rota de carro. Essa foi a alternativa que encontrei para conseguir me direcionar melhor e ver se estou indo para a direção correta.

Aqui deixo minha dica para os desenvolvedores do Google, porque o trajeto de carro, apesar de ser facil visualizar, nem sempre é o caminho mais facil ou melhor. Seria ótimo ter um trajeto para pedestres.

Você tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar, ou alguma experiência de viagem usando o Google Maps off-line?

9 Likes

I have also been using the offline Maps option for many years for travelling, but I must admit I haven’t tried the last option of car route. I will certainly try this on my next trip. Thanks for sharing @RogerOhayashi

2 Likes

@RogerOhayashi obrigada pelo post, muito bom e útil!

Adoro usar mapas baixados, haha. Ajudam demais durante viagens e trajetos em rodovias.

Essas dicas são super válidas pra viagens dentro do Brasil também, já que tem lugares que não possuem acesso ou internet estável.

Seria mesmo muito útil se pudéssemos traçar diferentes rotas com transporte público e a pé com o Maps offline. Considerando transportes públicos não daria o cálculo exato de tempo de espera, mas só de ter uma ideia já seria incrível! :dizzy:

Abraços! :hugs:

1 Like