EduardoP's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 5

Ameaça de processo a um Local Guide

Acabo de ser ameaçado.

 

Há três meses fiz, no Google Maps, o seguinte comentário acerca da Clínica Odontológica Odonto Índico:

 

"Compareci a uma consulta com a periodontista (pelo convênio) para verificar uma mucocele no lábio, contudo antes de verificar o inchaço ela fez uma raspagem nas minhas gengivas (que eu não havia solicitado) para depois dizer que nada podia fazer a respeito do lábio. Achei uma atitude extremamente anti ética e oportunista. Não recomendo.
Descobri posteriormente que a clínica cobrou do convênio por uma restauração que não contratei lá, bloqueando o atendimento para este mesmo dente por outra clínica. Fui obrigado a ligar no convênio e dizer que não havia feito este tratamento. Altero portanto minha opinião: não são somente anti éticos, são fraudulentos mesmo."

 

Hoje recebi uma ligação de um suposto advogado chamado Fábio (usando o número [REDACTED]) dizendo que, ou eu apago o comentário ou ele vai, em nome da clínica, entrar na justiça contra mim por difamação.

 

É mole?

 

Gostaria da ajuda da comunidade Local Guides para persuadir (através de comentários no próprio Maps) o proprietário a mudar seu posicionamento com relação à reclamação de um cliente.

 

Segue link do local: https://goo.gl/maps/hYg67Kw4DHN2

Brasil
12 comments
Level 8

Re: Ameaça de processo a um Local Guide

@EduardoP Olá caro amigo.

Bom, esse caso é complicado e delicado de se tratar, não sabemos a real situação ocorrida(não questionando sua honestidade e afirmação), porém não cabe a nós dizer o que fazer nesses casos, por que afinal de contas ninguém foi testemunha .

Nós Guias Locais tamos sujeitos a esse tipo de ação de proprietários que não se importa com seus clientes, e abusa de nossas fragilidades de informação, onde não sabemos que tipo de atendimento vamos receber, e por isso acontece essas experiências indesejadas.

Porém para evitar dores de cabeça nesses casos, aconselho que retirem seus comentários, ou edite seus comentários para uma posição mais adeguada a situação, mas ainda é aconselhável retirar totalmente qual quer vinculo com o estabelecimento.

Usando sua situação como exemplo, a medidas que pode ser tomadas no seu caso, se você se sentiu de alguma forma prejudicado por alguma ação do serviço, você tem que procurar um advogado para tirar esclarecimentos, assim você poderá tomar medidas mais cabíveis dentro dá lei, e assim ter um resultado mais tranquilo.

Isso é minhas palavras para sua situação, porém considere ela como achar melhor.

Espero ter ajudado de alguma forma.

 

Boa sorte desde já .

 

#SauloBarros 

 

Level 8

Re: Ameaça de processo a um Local Guide

Level 8

Re: Ameaça de processo a um Local Guide

@EduardoP

 

Existe uma página que fala sobre como escrever ótimas avaliações. A página está em inglês mas pode ser facilmente traduzida. 

https://support.google.com/local-guides/answer/2519605?visit_id=1-636271296304876974-534838481&hl=en...

 Tem um trecho que diz:

  • Be respectful: Not every experience with a place is going to be perfect. Sometimes you’ll want to share negative feedback. Even if you’re frustrated, make sure your criticism is constructive. Business owners often use feedback to improve their offerings.

A Google reforça que mesmo que a experiência foi negativa e você esteja frustrado, como um Guia Local, os comentários devem ser respeitosos e construtivos. 

 

Minha sugestão é que você retire o comentário e siga em frente. Não vale a pena o desgaste. 

Não deixe que esse tipo de situação te desanime, estamos aqui pra nos apoiarmos. 

 

Abraços 

😉 

Lucas Kellermann - Indaial SC
Local Guide & Waze Map Editor
Level 5

Re: Ameaça de processo a um Local Guide

@LucasKellermann@Haruki e @SauloBarros

Vou relatar aqui todo o ocorrido, não quis detalhar no post para que não ficasse cansativo de ler.

 

No final de Setembro do ano passado tive a infelicidade de ver surgindo no meu lábio uma mucocele, que se trata de um inchaço provocado pelo rompimento do duto que leva a saliva da glândula produtora até a boca. Este rompimento foi causado pelo aparelho ortodôntico que uso e minha ortodontista me deu um encaminhamento para um buco maxilo ou um periodontista. Como o convênio não cobria o buco, procurei por uma periodontista e encontrei a Odonto Índico.

 

Marquei a consulta e comparei com o encaminhamento da ortodontista, de forma que a única coisa que eu esperava ser vista no processo era a mucocele. Cumpri o procedimento de rotina, aguardei minha ficha ser feita e assinei onde me mandaram assinar na guia do convênio (como não sou dentista, não me atenho a ler o que está descrito na guia).

 

Ao entrar no consultório entreguei o encaminhamento à periodontista que prontamente iniciou a raspagem das minhas gengivas, estranhei mas não a impedi, visto que eu pensava ser necessário ao tratamento da mucocele. Ao finalizar a raspagem ela me informou que eu tinha uma cárie em um dos dentes do fundo e que nada poderia fazer com relação à mucocele.

 

Fiquei indignado com o oportunismo, afinal ela garantiu que minha visita rendesse algum dinheiro à clinica através da raspagem antes de me dizer que não poderia tratar a mucocele. Foi quando escrevi o primeiro parágrafo do meu comentário e postei no Maps.

 

Como eu precisava então tratar a tal cárie voltei à clínica onde faço a manutenção do aparelho ortodôntico, pois além de ser mais perto de minha residência é de minha confiança. Uma vez que sou cliente recorrente deles e considerando que meu convênio tem uma cobertura muito ampla (pois cobre inclusive o tratamento ortodôntico) a dentista começou a restauração sem esperar pela liberação do convênio. Quando eu estava deitado com o dente aberto a secretária da clínica avisou à dentista que o convênio não havia liberado o tratamento, pois (segundo o convênio) o mesmo dente já havia sido tratado recentemente. Ressalto que o convênio falava da cárie, não da raspagem.

 

Liguei no convênio, perguntei qual clínica havia registrado o tratamento e eles informaram que foi a Odonto Índico. Informei que eles haviam sim descoberto a cárie, mas que eu não havia tratado lá. A atendente do convênio perguntou se eu desejava então bloquear o pagamento da Odonto Índico, eu disse que sim, ela cancelou o processo e liberou a clínica onde eu estava a efetuar o procedimento.

 

Foi nesta ocasião que escrevi o segundo parágrafo do meu comentário.

 

Posteriormente uma amiga dentista me relatou que é comum que clínicas inidôneas se aproveitem da ignorância dos termos clínicos por parte dos pacientes para cobrar dos convênios por procedimentos não realizados.

 

Esta é minha história.

 

Level 8

Re: Ameaça de processo a um Local Guide

@EduardoP

 

Deu pra entender bem a sua história, na realidade se alguém poderia procurar seus direitos é você. 

A minha sugestão em remover o comentário não é por achar que você está errado, ou qualquer outra coisa. Mas vamos supor que você seja realmente acionado judicialmente (absurdo), nem o Google, nem o programa Local Guides terão parte nisso, você estaria sozinho nessa. 😕 Na minha opinião, não vale o desgaste. 

O programa Local Guides também lançou aquelas dicas de como fazer avaliações, querendo ou não, quando aderimos ao programa, concordamos em seguir esses modelos. (mesmo quando dá vontade de baixar o nível... 😅

 

Eu realmente tento me colocar no seu lugar, entender a tamanha frustração e injustiça, mas minha sugestão continua sendo a mesma. Não vale a pena, deixa eles se queimarem sozinhos. 

 

Lembre que estamos aqui pra te apoiar e ajudar! 

 

Abraços 

😉 

 

Lucas Kellermann - Indaial SC
Local Guide & Waze Map Editor
Level 5

Re: Ameaça de processo a um Local Guide

Vou confessar que tenho uma grande dúvida a respeito de quem realmente entrou em contato comigo. Afinal o sujeito se identificou como advogado mas se recusou a informar o número de registro na OAB. Adicionei o telefone aos meus contatos e no Whatsapp apareceu como telefone da própria clínica.

Imagino que tentaram me assustar com esta ameaça para ver se eu recuava.

 

Agradeço pelo seu conselho, sei que nem o Google nem a comunidade Local Guides vai me defender no caso de um possível processo, tanto que já entrei em contato com meu convênio e com a clínica que efetivamente fez o serviço para reunir toda a documentação possível.

 

Eu mudaria minha avaliação caso o contato deles tivesse sido no sentido de conciliação, como foi voltado ao conflito, conflito eles terão. Faz parte da minha natureza não retroceder ante a qualquer ameaça.

 

Escrevi a postagem aqui na esperança de que mais usuários comentassem a respeito na página da Clínica, como fez minha esposa com o comentário: "Lamentável a postura da clínica com relação à crítica (feita pelo Eduardo Prado) recebida."

 

A ideia é que compreendam que este tipo de reação a uma avaliação negativa somente traz prejuízo a eles mesmos.

Level 10

Re: Ameaça de processo a um Local Guide

É um caso muito interessante e relativamente comum. Acompanhando o fórum internacional sempre recomendam fazer a reclamação através dos canais adequados. As avaliações do Maps devem ser feitas sempre no intuito de mostrar uma qualidade, não pode ter algo tão específico assim como um relato completinho estilo Reclame Aqui, com nome, CPF e tal dos envolvidos.  

Por exemplo, se tivesse escrito: "Poderiam agilizar o atendimento e melhorar um pouco a ética" - estaria dentro dos termos do Local Guides. Beleza 😉

Level 5

Re: Ameaça de processo a um Local Guide

Boa tarde, Silvio!

 

Agora entendi o motivo de ser necessário colocar ao menos uma estrela na avaliação... Entendo que a ferramenta seja pensada para ser sempre algo positivo, mas se o estabelecimento é ruim, ou pouco confiável, como outras pessoas podem ser (amplamente) avisadas se a reclamação for feita somente por um canal tão específico?

 

Eu raramente entro no Reclame Aqui, mas sempre vejo no Maps as avaliações dos usuários quando preciso definir onde vou consumir um alimento, comprar algo ou contratar um serviço.

 

Sempre pensei nas minhas interações como uma forma de contribuição social, para auxiliar outras pessoas a escolher as melhores paradas em seus roteiros de viagem e também evitar que se enfiem em roubadas.

 

Se a clínica tivesse entrado em contato com a intenção de esclarecer qualquer mal entendido ou se desculpar pelo ocorrido, certamente eu teria alterado minha avaliação, mas optaram pela alternativa mais inadequada possível, ameaçar um cliente insatisfeito.

 

Confesso que ainda estou chocado com o absurdo desta situação. Não consigo me imaginar dando um retorno desta natureza a um cliente insatisfeito.

Level 8

Re: Ameaça de processo a um Local Guide

 

Olá @EduardoP

 

Muitos profissionais são localizados pelo Google Maps e a avaliação das pessoas ajuda ou atrapalha muito e por isso o tal Fabio está intimando você a remover o seu comentário chegando ao ponto de te ameaçar.

Eu não sou advogado e concordo com as opiniões que dizem que você não deve correr o risco de se prejudicar e de forma alguma deve lançar informações que possam ser interpretadas como difamação ou calúnia ou outro tipo de informação que permita um processo contra você, mas informar que você não gostou do atendimento ou do serviço, é para isso que serve a avaliação e se todos os estabelecimentos só tiverem avaliações lindas o próprio Google Maps perde sua credibilidade.

Se na sua avaliação você não está lançando nenhuma informação que possibilite um processo contra você ( seria bom até consultar um advogado e se necessário no lugar de remover, retificar a sua avaliação ), existe uma possibilidade do tal Fábio nem mesmo ser um advogado e estar blefando para ver se você remove a avaliação ruim. 

Só você sabe se vale a pena correr o risco.

 

Abraço

 

Mauricio Grasser