lucianavelasques's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 8

Lenda da Serpente do Tanque

 A cidade de Lages, na Serra Catarinense, é palco de uma lenda muito peculiar.

Antigamente, as mulheres iam até nos rios lavar roupas nas pedras e para proteção das mulheres o fundador da cidade construiu um TANQUE, onde atualmente fica localizado o Parque Jonas Ramos.

Deste modo, as mulheres poderiam lavar as roupas longe dos perigos da floresta.

 

 

Ocorre que, uma mulher solteira teria tido um filho e devido aos costumes da época isso seria inaceitável. Por isso, esta mulher teria jogado a criança dentro do tanque. 

A criança se transformou numa SERPENTE gigante, que teria a cabeça dentro do tanque e o seu corpo se estendendo até o Rio Carahá. A Nossa Senhora dos Prazeres (Santa Padroeira do município) tomando conhecimento do ocorrido a fim de defender a cidade mantém sob os seus pés a cabeça da serpente que estaria embaixo da Catedral no Centro de Lages enquanto o seu corpo se estenderia passando pelo tanque até o Rio Carahá.

 

 

Extensão da Serpente do TanqueExtensão da Serpente do Tanque

 A Santa protege a cidade enquanto é mantida no altar da Catedral da cidade. Caso a Santa seja removida deste lugar a serpente se movimentará provocando inundações na cidade. 

Documentário A Lenda da Serpente do Tanque 

 

 

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Lages, SC, Brasil
17 comments
Former Google Contributor

Re: Lenda da Serpente do Tanque

Olá @lucianavelasques

 

Nossa que legal, eu particularmente adora essas lendas locais. No Vale do Paraíba também temos algumas, as mais famosas talvez sejam as do Lobisomem, da Loira do banheiro e a Procissão Fantasma. Obrigado por compartilhar conosco. 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 10

Re: Lenda da Serpente do Tanque

@lucianavelasques que legal,eu não conhecia essa lenda! Também gostei da foto, a cidade parece ser bem bonita.

Level 10

Re: Lenda da Serpente do Tanque

@FelipePK acho que loira do banheiro e conhecida no Brasil inteiro, no ano passado teve uma exposição chamada anos 80, foi muito legal, eu finalmente pude ver a loira do banheiro, foi muito legal, as pessoas entravam no banheiro e derrepente: lá estava ela finalmente!IMG_20170525_102410-578x433.jpg

 

IMG_20170525_102929-433x578.jpg

 

IMG_20170525_102941-578x433.jpg

 

IMG_20170525_102436-433x578.jpg

 

 

 

Level 8

Re: Lenda da Serpente do Tanque

@FelipePK que interessante essa da Procissão Fantasma, não conhecia, conta mais para nós sobre essa lenda.

@alexandradias hahaha vc encontrou a Loira do Banheiro que susto!

Mas brincadeiras a parte, o povo Lageano realmente acredita na Lenda da Serpente do Tanque. Em duas situações quando a Santa foi retirada da Catedral realmente ocorreu enchente. Na primeira foi para uma Procissão e na segunda um homem invadiu a Catedral e quebrou a Santa em 21 pedaços. 

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Former Google Contributor

Re: Lenda da Serpente do Tanque

Olá @lucianavelasques,

 

Eu sempre ouvi minha vó contar sobre essa, a procissão fantasma ou procissão dos mortos é uma procissão que normalmente ocorre à noite que somente quem faleceu faz parte dela. Se alguma pessoa viva é pega espionando, ela ganha uma velha que se apagada transformava-se em osso humano. 

 

@alexandradias nossa que legal hehehe, adorei as fotos, diz a lenda que ela possivelmente começou em Guaratinguetá.

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 8

Re: Lenda da Serpente do Tanque

@FelipePK bem sinistro também a vela virá um osso😱 

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Level 8

Re: Lenda da Serpente do Tanque

Padre Valdir  Goedert fala sobre a Lenda na Revista Catedral de agosto/2018Padre Valdir Goedert fala sobre a Lenda na Revista Catedral de agosto/2018

 Comentário do Padre Valdir Goedert sobre a Lenda da Serpente do Tanque na Revista Catedral de agosto/2018.

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Level 5

Re: Lenda da Serpente do Tanque

Marcante essa lenda e muito curiosa na cidade. legal texto

Level 8

Re: Lenda da Serpente do Tanque

Muito obrigado por compartilhar.

Gosto muito de conhecer as histórias locais.

Preciso ir ao Sul verificar a história do Thiltapes 🙂

 

Saudações!