GuilhermeCrispim's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 7

ADICIONAR LINHAS DE ÔNIBUS AO GOOGLE MAPS - CAMPINAS/SP

OLÁ GALERA DE CAMPINAS!!

 

Esse post é voltado para pessoas de Campinas e Região, mas as informações nele contidas podem ser úteis também para outras cidades. Recentemente eu fiz um post na seção de Solicitação de Novos Recursos pedindo que fossem adicionadas as linhas internas de ônibus em Campinas - SP.

 

Um Guia Local muito solícito de Tenerife, Espanha, me respondeu. Ele disse que esse tipo de informação não é adicionada automaticamente, mas manualmente pelas empresas de transporte público por meio do seguinte link: https://www.google.com/transit

 

No caso de Campinas o órgão que gerencia o transporte público é EMDEC.

 

O PROBLEMA

As informações sobre transporte público que estão disponíveis em Campinas, são irrelevantes. Como apenas os ônibus intermetropolitanos estão listados, as rotas sugeridas e tempo estimado de viagem são absurdas. Tomei como exemplo, uma viagem muito comum: da Unicamp ao Centro. Como é possível ver na imagem abaixo, o tempo de viagem é muito maior do que o normal, pois o mapa não tem a informação dos ônibus internos. A viagem seria de, no máximo, 40 minutos se a pessoa pegasse as linhas 330 ou 332, por exemplo.Viagem da Unicamp ao Largo do Rosário, de ônibus, não dura mais do que 40 minutos!Viagem da Unicamp ao Largo do Rosário, de ônibus, não dura mais do que 40 minutos!

 

A SOLUÇÃO

A solução seria a EMDEC prover os dados para o Google Maps. Feito isso, as informações de transporte público estarão resolvidas.

...

 

VANTAGENS

Para um trabalho de faculdade, eu entrevistei diversas pessoas em Barão Geraldo, em busca da opinião delas sobre o transporte para que eu pudesse levantar os problemas e buscar formas de resolvê-los. No total, 67 pessoas responderam o formulário e a maioria depende de transporte público para circular na cidade. A reclamação de todas foi praticamente unânime: a demora.

 

Na hora eu pensei que o Google poderia ajudar com isso. Todos nós conhecemos o Google Now, que dá informações contextuais e na hora certa (às vezes ele atrasa para dar a informação, mas enfim).

O Google Now funciona muito bem para quem anda de carroO Google Now funciona muito bem para quem anda de carro

Com as informações sobre ônibus atualizadas, somadas à informação em tempo real sobre trânsito, essas pessoas poderiam receber esse mesmo Card com informações sobre as melhores rotas de ônibus, para que estejam cientes se vai demorar ou não. Sabendo isso de antemão, além de diminuir o estresse, essas pessoas poderiam pensar em meios alternativos de locomoção, caso estejam atrasadas.

Com várias opções de rotas disponíveis, as pessoas poderiam escolher a que melhor funciona para elasCom várias opções de rotas disponíveis, as pessoas poderiam escolher a que melhor funciona para elas

Com população de 1 milhão de habitantes e uma frota de 880 mil veículos (estimativa em 2013), os campineiros estão muito acostumados a andar de carro. Porém, em muitos casos, isso é devido à falta de informação adequada sobre o transporte público. Como a maioria das pessoas têm acesso a um smartphone e ao Google App, não vejo meio melhor de espalhar essa informação.

 

COMO AGIR?

O problema é que, se eles não fizeram isso até agora, é porque é hora de nós, Guias Locais, tentarmos agir. Mas sei que não adianta eu ligar ou ir até lá. Alguém aqui é Guia Local E também trabalha na EMDEC? Alguém teria uma sugestão de como podemos agir?

 

Um grande abraço! 

 

Campinas - SP, Brasil
4 comments
Level 8

Re: ADICIONAR LINHAS DE ÔNIBUS AO GOOGLE MAPS - CAMPINAS/SP

Parabéns @GuilhermeCrispim por este tópico. Realmente, o guia local da Espanha está correto.

 

Conforme um outro post de Recife o guia tentou contato com o serviço público:

https://www.localguidesconnect.com/t5/Português/Traçado-da-Linha-Sul-do-Metrô-de-Fortaleza-está-erra...

 

Espero ter ajudado.

 

Saudações de SP.

 

Level 7

Re: ADICIONAR LINHAS DE ÔNIBUS AO GOOGLE MAPS - CAMPINAS/SP

@Haruki ajudou sim!

 

O caso do rapaz de Fortaleza é bem parecido.

 

Enviei um e-mail para a Emdec, na seção de fale conosco/reclamação, explicando o caso e solicitando que eles indexem os dados no Google.

 

Agora é só esperar

 

Obrigado!

Level 8

Re: ADICIONAR LINHAS DE ÔNIBUS AO GOOGLE MAPS - CAMPINAS/SP

Que excelente @GuilhermeCrispim

 

Em tese, eles (Poder Publico), tem prazo legal para nos responder.

 

Desejo que haja avanço e muitos beneficiados.

 

Saudações paulistanas!

Level 7

Re: ADICIONAR LINHAS DE ÔNIBUS AO GOOGLE MAPS - CAMPINAS/SP

Boa tarde pessoal!

 

Gostaria de informar que esse problema foi resolvido. Enviei a reclamação para a Emdec e agora temos as informações dos ônibus no Google Maps atualizadas e com informações em tempo real aqui em Campinas.

 

Não sei se foi por causa da minha reclamação ou se já iam fazer isso de qualquer jeito rsrs. Mas o que importa é que agora funciona!

 

Obrigado a todos pela ajuda! 

 

Vejam o screenshot:Informações de ônibus atualizadasInformações de ônibus atualizadas

 Fiz esse pequeno vídeo para instruir a configuração do Google Feed para ter a facilidade das notificações contextuais: