DeyvesMartins's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 9

Ubatuba SP e Dúvidas sobre SPAM

Boa noite Local Guides,

 

Antes de mais nada gostaria de dizer que é um privilégio fazer parte da comunidade e compartilhar experiências com todos os usuários.

 

Meu nome é Deyves, vivo em Ubatuba, no litoral norte paulista. Será um prazer conhecer pessoas apaixonadas por esse paraíso ecológico, sejam guias locais ou turistas. Faço parte de uma equipe que está disposta a promover os recursos turísticos do município. Sou editor de conteúdo, além de contribuir com registros fotográficos.

 

Caso tenha interesse em fazer parte da comunidade de Guias Locais de Ubatuba, por gentileza envie uma mensagem privada. Será recebida com muito entusiasmo.

 

Dificuldades Enfrentadas

 

Gostaria de compartilhar algumas dificuldades e solicitar orientação sobre as melhores práticas para proceder.

 

Antes de continuar, gostaria de deixar claro que ninguém aqui está numa corrida do ouro por pontuação e, ao invés disso, estamos preocupados com a informação que é disponibilizada aos turistas. Como nosso projeto é um guia turístico online do município, que conta com mais de 100 praias e 80% do território é mata atlântica preservada (ao menos ainda o é), entendemos que é nosso dever e responsabilidade compartilhar informações precisas a todos que visitam a cidade.

 

Nesses poucos meses participando do projeto, dia após dia encontramos uma tremenda "bagunça" nas informações. Muitas vezes "corrigimos" a informação sobre um mesmo local inúmeras vezes, mas alguns usuários a modificam novamente.

 

Identificamos alguns deles que, não temos a intenção de tornar nomes públicos por questões óbvias, insistem em colocar seus respectivos nomes ou apelidos e, noutros casos promovem sites pessoais em locais públicos. Cito o exemplo de uma escolinha de futebol, de outra cidade, que insere seu número de telefone em praias.

 

Existem casos de estabelecimentos comerciais que usam os locais para promover o site do próprio negócio. Outros casos em que o mesmo usuário insere Canto Direito da Praia x, Canto Esquerdo da Praia x e, como se não bastasse, coloca seu apelido no final. Nesse caso, não sabemos se é um procedimento correto ou não inserir "Cantos de Praia", porém estamos certos de que o apelido da pessoa não é uma informação relevante ao turista.

 

Se fizermos uma "sugestão de mudança" em um local e selecionarmos "SPAM", é o local que é tido como SPAM ao invés de uma única informação. Gostaria de saber como proceder diante dessa bagunça generalizada promovida por alguns usuários.

 

Pontuação é legal, subir de nível mais ainda, mas conquistar isso promovendo-se sobre informações inexistentes ou equivocadas confunde quem usa a ferramenta para procurar informações.

 

Ninguém aqui é "zé povinho", muito longe disso, utilizamos a ferramenta para fins profissionais e, claramente, tais usuários não a utilizam com esse mesmo fim. Fornecem qualquer tipo de informação, provavelmente, para conseguir pontuação e, (in)consequentemente, confundem usuários que buscam na ferramenta informações sobre a cidade.

 

Grande abraço a todos.

 

Ubatuba - SP, Brasil
25 comments
Level 8

Re: Ubatuba SP e Dúvidas sobre SPAM

Boa noite @DeyvesMartinsDeyvesM

 

Parabéns pelas tarefas realizadas e ótimo texto.

 

Espero que o novo Maps, previsto para 2017 tenha mais funções para resolver de vez spam.

 

Conhece nossa comunidade de Guias no G+ ?

 

https://plus.google.com/u/0/communities/105200212746412296075

Saudações de SP.

Level 9

Re: Ubatuba SP e Dúvidas sobre SPAM

Valeu @Haruki.

 

O texto pode até ter sido razoável, mas não suficiente para obter a solução. rs. Mas obrigado de qualquer maneira.

 

Faço parte da comunidade indicada, via de regra agradeço profundamente pela gentileza em compartilhar o link. Vi que você é um membro ativo na comunidade, por acaso saberia precisar uma estimativa de quando será lançado o novo maps?

 

Você sabe me explicar qual a finalidade da função Particular, ao sugerir mudanças para O lugar está permanentemente fechado ou nunca existiu? Seria um local em nome próprio de alguém, por exemplo, eu inserir um local no mapa com meu nome ou, talvez mais absurdo ainda, algo do tipo Casa do meu cachorro?

 

Novamente agradecido.

Level 8

Re: Ubatuba SP e Dúvidas sobre SPAM

Boa noite @DeyvesMartins , tudo bem?

 

Fico feliz em saber que faz parte da comunidade dos guias locais. 🙂 , por padrão, envio o link, pois nessa comunidade

é possível acessar aos grupos dos app de mensagem e nos comunicarmos com diversos especialistas (MapMaker/Trusted/Moderadores)

Hangout Este tem mais quorum 🙂

 

Estou tentando ser ativo na comunidade de Língua Portuguesa :-), mas por não ser proprietário de comunidade dos guias locais/moderador, não tive acesso ao Hangout que divulgou detalhes de quando o Maps será modificado consideravelmente.

 

Em tempo, sigo o mesmo entendimento de dois líderes regionais do Maker (DaveS e TomasJ), em relação a função particular que pode ser selecionada na sugestão de edição: Private

 

https://www.localguidesconnect.com/t5/Feedback-and-Feature-Requests/Suggest-an-edit-Private/td-p/745...

 

Saudações de SP.

 

 



Former Google Contributor

Re: Ubatuba SP e Dúvidas sobre SPAM

Olá @DeyvesMartins, seja super bem vindo a nossa comunidade de Português!!

 

Muito bacana o projeto que você está fazendo, adorei!

 

Com relação ao spam, se for algo algo pequeno você mesmo pode sugerir uma nova edição e alterar o lugar. Se for algo generalizado (vários usuários tentando alterar um local) ou um usuário em particular fazendo spam no mapa você pode postar aqui ou nos enviar o link do usuário em particular para nós que vamos investigar. Caso seja constatado o spam, o nosso time arruma o local e o usuário pode ser banido do nosso programa e/ou do Google Maps.

Due to the volume of private messages Google Moderators receive, I do not read or respond to private messages.
Please post publicly so others may benefit from your discussion. Thank you.
Level 9

Re: Ubatuba SP e Dúvidas sobre SPAM

Vou bem @Haruki. E esse calor? São Paulo deve estar um forno, aqui ainda temos praia pra refrescar.

 

Obrigado por tamanha prestatividade. Todas as informações e links foram muito enriquecedores.

 

Uma errata: não fazia parte da comunidade com o perfil pessoal, mas com uma conta de marca. Quando li sobre a possibilidade de criar uma comunidade local e torná-la oficial, vi que somente um perfil humano, por assim dizer, pode submeter uma solicitação para análise.

 

Através da conta de marca (do guia turístico local) todos podem contribuir e fortalecer a marca. O que, ao meu entender, seria uma merecida contrapartida para as contribuições. Enviei uma solicitação para a comunidade utilizando minha conta pessoal logo que percebi ser membro apenas com a outra conta e já aceitaram a solicitação. Desculpe pela informação equivocada e novamente grato pela indicação.

 

Grande abraço e, se em algum momento desejar informações sobre Ubatuba, conte comigo. Será um prazer tentar retribuir a gentileza.

 

 

 

Level 9

Re: Ubatuba SP e Dúvidas sobre SPAM

Valeu pelas boas vindas @GusMoreira, é inspirador fazer parte.

 

Spam

 

Pra ser franco, sou novato. Comecei a fazer uso há 3 ou 4 meses apenas e não sei identificar um usuário. Seria pelo map maker? Contribuo diretamente no maps.google.com e não me aprofundei no map maker, pois será descontinuado. Serei profundamente grato se puder me orientar sobre como identificá-los, além de orientar-me sobre como comunicar, de modo reservado, as práticas de spam relatadas.

 

Projeto

 

Obrigado pelo comentário. Estamos nos esforçando para fazer um bom trabalho. Estendendo superficialmente o papo: os sites locais parecem adotar a mesma prática: criar páginas das praias e vender anúncios. Somos totalmente orientados ao turista e empreendedores locais. A missão do guia é prover conteúdo relevante e útil de toda a oferta turística municipal, assim como auxiliar o empreendedor local a desenvolver o negócio através da internet. Além de anúncios, comercializaremos produtos físicos e prestaremos alguns serviços.

 

Comunidade de Guias Locais

 

Reforço nosso compromisso com o local guides. Criamos uma comunidade local (Guias Locais de Ubatuba) e a estratégia é engajar os guias de turismo do município, assim como empresas e outros profissionais ligados a atividade para, depois, divulgá-la amplamente ao público. Assim, acredito que teremos conteúdo significativo e constante para quem deseja obter informações sobre o município.

  

Reforço o entusiasmo por fazer parte da comunidade e agradeço pela orientação. Abraço!

Level 8

Re: Ubatuba SP e Dúvidas sobre SPAM

Boa noite @DeyvesMartins

 

Muito calor em SP e nada de piscinas nos escritórios. 🙂

 

Disponha por eu responder ao tópico, sou novo no Maps e Connect, mas aprendendo junto. 🙂

 

Tudo bem em relação a questão da comunidade do G+, atualmente temos ao menos três locais possíveis de

acesso (Connect, G+ e Forum do Maker) por isso às vezes ainda não me adaptei a todos. 🙂

 

Em relação a Ubatuba, sim, muito obrigado. Cidades litorâneas em SP e no Brasil são muito lindas e precisamos

de muitas informações e fotos.

 

Igualmente estaremos à disposição aqui, no G+ e todas aqueles APP de mensagem. O pessoal lá continua tentando ajudar através dos produtos Google.

 

Você escreve bem, pode ser moderador aqui ou nas comunidades de guias no Google Plus.

 

Saudações de SP.

 

 

Level 8

Re: Ubatuba SP e Dúvidas sobre SPAM


Boa noite @DeyvesMartins e @GusMoreira

 

Não verifiquei ainda em Ubatuba, mas o(a) usuário(a) spammer seria a Vitrine Virtual.net?

 

Estamos com diversas ocorrências com este usuário: https://mapmaker.google.com/mapmaker?gw=66&uid=217591922570725054837

Vitrine Virtual

 

Na minha opinião, a Vitrine Virutal, ao fazer isso, pode confundir o empresário/comerciante em relação ao Google Business, pois se já existe uma página

ele não terá interesse em criar outra página no Google+, (Reivindicar empresa) mesmo que saibamos que o Google Business não se limita a isso.

 

 

Saudações de SP.

 

 

Spam

 

Pra ser franco, sou novato. Comecei a fazer uso há 3 ou 4 meses apenas e não sei identificar um usuário. Seria pelo map maker? Contribuo diretamente no maps.google.com e não me aprofundei no map maker, pois será descontinuado. Serei profundamente grato se puder me orientar sobre como identificá-los, além de orientar-me sobre como comunicar, de modo reservado, as práticas de spam relatadas.

 

 

Level 9

Re: Ubatuba SP e Dúvidas sobre SPAM

@Haruki, vou responder suas mensagens em uma só, tudo bem?

 

Para ser muito honesto, nessa época do ano é muito difícil ir a praia. É um absurdo o volume de pessoas por aqui. O sol está contribuindo e todas as praias, inclusive as mais afastadas, são muito disputadas.

 

Ubatuba vem recebendo destaque na mídia nos últimos tempos e está se consolidando como um desejado destino turístico nacional. A cidade é um paraíso ecológico, mas é preciso que o crescimento seja gradativo e sustentável.

 

Por fim Marquinhos, talvez durante o verão escritórios sem piscina, mas com ar condicionado, sejam mais tranquilos que levar 3h para percorrer uns poucos quilômetros, estacionar no sol e disputar um lugar, tanto na areia, como na água e em quiosques.

 

Praia pra nós só de manhãzinha ou final de tarde, durante o resto do dia refrescamos o calor com ducha e piscina que, em certos horários, é naturalmente aquecida. rs. Falei que vocês não tem praia aí em sampa, mas tudo tem dois lados. Talvez tenha sido um comentário sem fundamento.

 

Moderador

No que tange ser moderador, acredito que preciso aprender muito, mas muito mesmo, antes de cogitar essa possibilidade. Especialmente acerca das melhores práticas a serem adotadas. Estou certo de que com a comunidade Guias Locais de Ubatuba poderei praticar bastante. Penso em submetê-la para análise quando estiver elegível. Um passo de cada vez.

 

Ainda em tom pessoal aproveito para reforçar a gratidão pela imensidão de sua prestatividade. Forum do Maker certamente será um canal que vasculharei por informações. Valeu mesmo!

 

 

Voltando ao tema central...

 

Spammers

Vejo muitos locais com links da Vitrine Virtual e ela também age por aqui, mas tive como legítima. Imaginei que seria uma referência da própria empresa responsável pelo local. Não tive a curiosidade de clicar nos links para ver onde levam.

 

Outra que vejo muito é a Escolinha de Futebol do Santos. Esta, por sua vez, insere o número de telefone da escolinha. Ao observar que o número constava em muitas praias, decidi pesquisar pelo número. Foi assim que descobri a quem pertencia.

 

Outra ocorrência muito frequente, mas que desconheço se é classificado como spam, apesar de ser uma evidente autopromoção, é o fato de que alguns usuários (devido a alta ocorrência - que diminuiu após constantes correções - imagino que sejam os donos dos sites) inserem links para sites específicos.

 

Um é mais comum e repete a ação com frequência. Gostaria de saber se isso é considerado uma boa prática, pois quando lançar o guia, podemos incluir essa prática na estratégia de divulgação. O que tenho feito é substituir o link para a página relacionada, dentro do site criado pela Secretaria de Turismo do Município.

  

Marquinhos, na boa? Sem palavras para expressar a gratidão pela atenção dedicada. Tenho outras várias dúvidas, vou buscar onde me sugeriu, no forum do maker. Caso elas não sejam saciadas, criarei outros tópicos em busca de orientação.

 

Até breve!