FelipePK's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Google Contributor

Um caminho de fé: minha peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Legenda: Foto de uma missa que ocorre no altar central da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, celebrando a chegada dos peregrinos (romeiros). (Local Guide Ivo Jablonski)Legenda: Foto de uma missa que ocorre no altar central da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, celebrando a chegada dos peregrinos (romeiros). (Local Guide Ivo Jablonski)Uma peregrinação (romaria), ou uma jornada religiosa, é uma parte muito importante da história do Vale do Paraíba, em São Paulo, Brasil, onde nasci. Cresci ouvindo histórias sobre as peregrinações (romarias) e sempre me perguntei por que as pessoas deixavam o conforto de suas casas para andar longos dias, expostas ao clima e possíveis riscos para chegar à Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A resposta que descobri muitos anos depois, quando decidi a fazer a viagem eu mesmo: Fé!

 

Legenda: Uma foto da estátua de Nossa Senhora Aparecida atrás do vidro em seu altar na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. As palavras: “A Mãe de Deus e Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil” podem ser vistas por baixo. (Local Guide  @FelipePK)Legenda: Uma foto da estátua de Nossa Senhora Aparecida atrás do vidro em seu altar na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. As palavras: “A Mãe de Deus e Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil” podem ser vistas por baixo. (Local Guide @FelipePK)

Eu sou devoto de Nossa Senhora Aparecida desde criança, apesar de eu não ser católico. Eu herdei minha crença de minha avó, que é católica e fez a peregrinação (romaria) algumas vezes. A Santa é um símbolo de esperança e traz consolo aos corações daqueles que precisam. Em troca, as pessoas fazem a peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida como forma de agradecimento por alguma bênção ou realização.

 

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é uma basílica católica romana, localizada na cidade de Aparecida e dedicada à padroeira principal do Brasil. A Basílica é a segunda maior igreja do mundo. Crentes de todo o Brasil vão até lá para ver a estátua da Santa que foi encontrada no rio Paraíba por três pescadores de acordo com a lenda. O nome “Aparecida” significa “aquela quem apareceu”.

 

Em 2011 decidi fazer a peregrinação devido a uma promessa. Mas eu não sabia por onde ou como começar, então a primeira coisa que fiz foi procurar informações na internet e em grupos nas redes sociais.

 

Eu encontrei muitas pessoas experientes que estavam dispostas a compartilhar suas dicas sobre como tornar a viagem segura e eficiente. Tendo recolhido tudo o que eu precisava, juntei-me a um grande grupo de peregrinos (romeiros). A distância da minha cidade (São José dos Campos) até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida é de cerca de 110 quilômetros, então nosso grupo decidiu fazer a viagem em três dias.

 

Legenda: Uma captura de tela da rota entre a cidade de São José dos Campos e a Basílica de Nossa Senhora Aparecida no Google Maps, mostrando um tempo estimado de chegada de 17 horas e 13 minutos.Legenda: Uma captura de tela da rota entre a cidade de São José dos Campos e a Basílica de Nossa Senhora Aparecida no Google Maps, mostrando um tempo estimado de chegada de 17 horas e 13 minutos.

Saí com 80 pessoas de diferentes idades - de crianças a idosos - às 5 da manhã de sexta-feira, 20 de maio. Maio é um mês especial porque a Igreja Católica o considera o "Mês de Maria".

 

Após 9 horas de caminhada, fizemos nossa primeira parada na cidade de Caçapava, a cerca de 30 quilômetros do ponto de partida. De lá, fomos para a cidade de Tremembé, onde passamos a noite. Ao todo, percorremos cerca de 50 quilômetros durante esse primeiro dia.

 

No sábado de manhã, partimos para a cidade de Roseira. A caminhada foi muito animada, cheia de conversas, risadas e orações. Eu não conhecia a maioria das orações, mas meus companheiros de viagem me ensinaram muito. A caminhada foi de 40 quilômetros naquele dia.

 

Legenda: Uma foto da Passarela da Fé, um caminho acima do solo, levando à Basílica de Nossa Senhora Aparecida (à distância), com muitos peregrinos (romeiros) caminhando sobre ela. (Getty Images)Legenda: Uma foto da Passarela da Fé, um caminho acima do solo, levando à Basílica de Nossa Senhora Aparecida (à distância), com muitos peregrinos (romeiros) caminhando sobre ela. (Getty Images)

No nosso último dia, domingo, saímos cedo e percorremos os últimos 20 quilômetros para assistir à missa das 10:30 na Basílica. A sensação que tive ao chegar ao santuário foi indescritível - estremeço de lembrar. Embora estivesse cansado, senti-me como uma pessoa diferente depois de completar a caminhada. Foi uma experiência tão gratificante! Eu estava muito grato a Nossa Senhora por toda a graça e bênçãos concedidas a mim e minha família.

 

Eu fiquei impressionado com toda a ajuda que recebi durante a peregrinação (romaria). Houve muitas paradas ao longo da jornada, onde pessoas atenciosas (principalmente voluntários) nos apoiaram com comida, água e palavras de encorajamento.

 

Eu espero fazer a peregrinação (romaria)  novamente um dia, talvez ano que vem, desta vez com meus pais.

 

E quanto a você? Você já fez uma peregrinação (romaria) ou teve uma experiência semelhante? Conte-nos sobre isso nos comentários abaixo.

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Basilica of the National Shrine of Our Lady of Aparecida, Aparecida - State of São Paulo, Brazil
28 comments
Level 10

Re: Um caminho de fé: minha peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Que experiência maravilhosa!!!!

Level 8

Re: Um caminho de fé: minha peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Oi @FelipePK muito legal esta história sobre a sua peregrinação até a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida,110km é uma caminhada e tanto. Parabéns por ter conseguido🎉 Em 2017, ano passado, foi comemorado 300 anos do aparecimento da Nossa Senhora para os três pescadores e essa Santa tem a pele negra. Ela apareceu ainda na época da escravidão no Brasil. 💒

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Level 8

Re: Um caminho de fé: minha peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Show! Parabéns pela experiência! Eu tive a oportunidade de conhecer esse local grandioso! Obrigado por compartilhar conosco! Grande abraco! 👏🏻🇧🇷


Digite @ antes do nome de usuário para me mencionar/marcar para que eu possa responder mais rapidamente.


Francisco Assunção #LocalGuidesBrasil
Brasil!
Links úteis | Contribuições | Sobre mim

Former Google Contributor

Re: Um caminho de fé: minha peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Olá @alexandradias,

 

É muito legal mesmo, eu recomendo se você um dia tiver a oportunidade de ir, você irá adorar. 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Former Google Contributor

Re: Um caminho de fé: minha peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Olá @lucianavelasques,

 

Que legal que você pode celebrar os 300 anos de Nossa Senhora na Basílica, e você está certa, segundo se conta ela foi achada em 1717 e a abolição da escravidão no Brasil foi somente em 1888. 😉 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 9

Re: Um caminho de fé: minha peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Wow basilica of our lady nice @FelipePK thank you for sharing a great post...

Former Google Contributor

Re: Um caminho de fé: minha peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Hi @NirmalTeja,

 

I've released your post and it's now live. Our spam filters are pretty sensitive which may explain the reason for quarantine.

Due to the volume of private messages Google Moderators receive, I do not read or respond to private messages. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 6

Trả lời: Um caminho de fé: minha peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Tuyệt vời. Mọi thứ trông rất đẹp

Level 10

Re: Um caminho de fé: minha peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida

So proud of u can go where u wanna be for a long time~

Congrats!!

Local Guides from Taiwan.

My LGs profile➤https://www.google.com.tw/maps/contrib/101643820823137654634/◀