AndersonRosah's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 7

Sea Sierra of São Paulo

Expedição - Ribeirão do Bracinho

 

Poucos lugares são tão incríveis nesse país quanto a Serra do Mar de São Paulo, não só por conter uma das florestas mais exuberantes do mundo, mas pelo fato de estar muito perto de uma das maiores cidades do planeta e ainda esconder no seu interior selvagem uma infinidade de biodiversidade que talvez não se encontre em nenhum outro lugar do Brasil. Por incrível que pareça, são lugares desconhecidos até mesmo de pesquisadores, moradores locais e exploradores modernos, lugares que passaram despercebidos justamente pelo seu isolamento e pela dificuldade para serem penetrados. Já há mais de meia década que a gente vem se dedicando a revelar esses paraísos perdidos, principalmente rios intocados, onde o ser humano ainda não espezinhou e até mesmo os famigerados caçadores e palmiteiros, mal conseguiram aranhar, justamente pela dificuldade técnica de acesso, mas ultimamente até parte do nosso grupo vinha tendo uma certa resistência porque as expedições acabaram por ter que se distanciar cada vez mais, se enfiar cada vez mais num mundo desconhecido e sem a certeza de que poderia nos revelar algo que realmente interessasse para parte do grupo , que sempre ia em buscas das grandes cachoeiras perdidas nos rio selvagens.

Ribeirão Braço GrandeRibeirão Braço GrandeAfluente Ribeirão BracinhoAfluente Ribeirão BracinhoCachoeira do Bracinho de CimaCachoeira do Bracinho de Cima
O RIBEIRÃO DO BRACINHO. No início é um riacho raso e até meio bucólico, correndo dentro da floresta sombreada com pequenas cascatas decaindo em singelos degraus e vez por outra algum poço mais fundo era cruzado pela cintura, mas logo ele voltava a ficar com pedras expostas. A medida que avançávamos o rio ia ganhando mais alguns pequenos afluente pelo caminho. É um caminhar gostoso, descompromissado, onde a gente vai conversando descontraidamente e não tarda para descobrirmos as pegadas enormes de antas nas prainhas de areia que se formam às margens e também as marcas deixadas por grandes felinos, onças que devem desfilar sossegadas por esses vales encantadores.

O Vale do Rio Bracinho levou alguns anos até para ser localizado no mapa devido ao seu isolamento por baixo da grande floresta e das grandes montanhas que o cercava e o espremia, era quase impossível saber aonde realmente começava a sua nascente e só depois de eu recorrer a diversos mapas e cartas antigas foi que aos poucos ele foi se revelando e juntamente com o Décio Marques, fomos juntando um quebra-cabeças até que conseguimos chegar a um consenso e nos pôr a planejar a expedição pra valer.

DSC02899.JPGDSC02903.JPG

O rio apresenta duas nascentes distintas em forma de “Y”, sendo a nascente da direita (de quem desce o rio) a menor e a esquerda a maior, as duas se convergindo para formar o “Grande Bracinho”. Pois bem, saber por onde corre essas duas nascentes era o “x” da questão, porque era um emaranhado no meio de uma floresta gigante e longe, muito longe de qualquer lugar habitado e com acesso motorizado. Os estudos nos levaram a escolher 2 pontos de acesso, uma em cada ponta dessas nascentes, sendo a nascente mais curta distante uns 20 km de Juquitiba e a mais longa uns 30 km. No final chegamos à conclusão que pelas condições da estrada, a vertente mais curta poderia ser a mais interessante porque nos daria a possibilidade de fazer esse caminho usando um transporte que nos deixaria a pelo menos umas 4 horas de caminhada do rio varando mato, não era nada animador, mas era o que tínhamos , era ao que poderíamos nos apegar se quiséssemos realmente tentar colocar aquele rio no mapa.

Tracklog - WikilocTracklog - Wikiloc


Reunir a irmandade e seguir com positividade é uma realidade de poucos. Mas são muitos os motivos que nos instigam e desafiam para desbravar os desconhecidos, embora exija uma consciência pelos ricos e superações constantes, a simplicidade sempre será o caminho da felicidade.

Saudações aos amigos exploradores... e gratidão ao criador por esta maravilha de natureza exuberante e divina.

Ribeirão Bracinho - Pedro de Toledo - SP.
Serra do Cafezal  - Serra do Mar - SP.

Novembro/2018

Androsah
Ribeirão do Bracinho, Pedro de Toledo - SP, Brasil
5 comments
Former Google Contributor

Re: Sea Sierra of São Paulo

Olá @AndersonRosah

Bem vindo ao Connect e prazer em Conhecê-lo.

 

Acabei de liberar um dos seus posts dos filtros de spam, o outro que era quase que igual ficará lá. Gostaria de pedir desculpas por seu post ter sido marcado como spam. Nossos filtros funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, e podem ser um pouco severo às vezes.
 
Nossa que lugar incrível. Eu nunca estive para esses lados de São Paulo mas conheço muito bem o Litoral Norte e as muitas trilhas por lá. Obrigado por compartilhar conosco esse post mara. 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Google Moderator

Re: Sea Sierra of São Paulo

Hey @AndersonRosah,

 

Thank you for sharing these paradise looking photos. It was very interesting for me to read your post. I love how clean that place looks. What was your favourite part during your experience?

 

Posts with more content and good photos have a good chance of being featured or chosen for a Friday Favourite post. You can check out the latest post here.

 

Don't forget to Introduce Yourself too because I am sure that other Local Guides will be interested to learn more facts about you.

Due to the volume of private messages Google Moderators receive, I do not read or respond to private messages. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 7

Re: Sea Sierra of São Paulo

Ola@FelipePK, 

Gratidão pela receptividade e gentileza em comentar e também por liberar a postagem do filtro spam. É o prazer é meu em poder ter a oportunidade de partilha está aventura na Serra do Mar - SP.

E quanto ao lugar, realmente é um paraíso intocado que nasce no coração da Serra do Cafezal, mata atlântica densa, rios e afluentes com suas águas potáveis e límpidas, biodiversidade exuberante, vida animal e vegetal em perfeita harmonia com o eco-sistema. 

Tenho tentado inserir no google maps algumas informações coletadas nas expedições, mas o sistema para inclusão de lugares ausentes é bem criterioso e muitas vezes recusa os lugares adicionados. 

E mensagens e comentários como o seu, entusiasma em utilizar mais a ferramenta e partilha com o público aventureiro a riqueza deste pedaço verde e cheio de vida que é a mata atlântica que predomina do Sul ao Sudeste do Brazil. 

Saudações é boas vibrações a você e todos os demais que curtem este universo outdoor. 

Anderson Rosa


Androsah
Level 7

Re: Sea Sierra of São Paulo

Hey@MoniDi, 

Thank you for your consideration in commenting on the post.

The brook creek is a source of life and its beauty is even touching the soul.

The interesting part of the expedition was the buoyancy of the rapids for about 12 miles downstream and the
lots of waterfalls in the wells.

Very interesting your tips for future posts here on Connect,

I'm new here and I will provide better reports elaborated with more photos.

And I will be inserting more information about myself for the better knowledge of those interested.

Greetings for your willingness and attention.

Anderson Rosa 

Androsah
Google Moderator

Re: Sea Sierra of São Paulo

Great to hear that @AndersonRosah!

 

Thank you for the additional information and I hope to see new posts from you here on Connect.

 

By the way, if you want to tag me or other Local Guides, please write @ right before their names. The names should pop up in a drop down column and this way they receive a notification about your comment/reply. 🙂

Due to the volume of private messages Google Moderators receive, I do not read or respond to private messages. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!