lucianavelasques's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 8

Lenda do Saci-Pererê

Hoje dia 31 de Outubro, é comemorado o Halloween nos países anglo-saxônicos (Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda).

No Brasil, o Halloween é conhecido como "Dia das Bruxas" e em alguns lugares, como escolas, podemos encontrar decoração ligada a este tema. Algumas pessoas costumam fazer festas a fantasia para comemorar esta data. 

Contudo no Brasil, hoje também é dia de um personagem do Folclore Nacional que é o Saci-Pererê.

Segundo a Lenda do Saci, que surgiu no século 19, este Saci seria um menino muito brincalhão que faz travessuras. Fisicamente o menino seria negro, com uma perna só, fumando um cachimbo e usando capuz vermelho.

Saci-Pererê  Ilustração de Rodrigo KrawczukSaci-Pererê Ilustração de Rodrigo Krawczuk

O Saci-Pererê é um menino muito brincalhão que faz traquinagens, assusta as pessoas, esconde coisas e faz barulho. Alguns dizem que o Saci tem um papel de proteger as matas e perseguir caçadores ou invasores das florestas. Para se movimentar o Saci faz um redemoinho de vento em torno de si próprio e desta forma pode se mover rapidamente,

Existem algumas orientações sobre como capturar o Saci jogando uma peneira dentro do redemoinho e tirando o seu capuz. Depois é preciso prendê-lo numa garrafa de vidro e então ele será servo da pessoa que conseguiu prendê-lo.

Na Literatura Infantil Brasileira, o Saci está constantemente presente, principalmente. nos livros de Monteiro Lobato da série Sítio do Pica-Pau Amarelo

 

 

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Jaraguá do Sul - SC, Brasil
17 comments
Level 10

Re: Lenda do Saci-Pererê

Eu adoro sítio do Pica Pau Amarelo

Level 8

Re: Lenda do Saci-Pererê

Hey @alexandradias do you remember of this gift that we won from @Aura ? It's about the "day of the dead" from México which is today too

 

SkullSkull

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Level 10

Re: Lenda do Saci-Pererê

Of course I remember :), mine is pink 

Level 8

Re: Lenda do Saci-Pererê

@alexandradias I wanna see a picture of your pink skull

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Level 6
Level 6

Re: Lenda do Saci-Pererê

Beautiful festival 

Former Google Contributor

Re: Lenda do Saci-Pererê

Hey @lucianavelasques,

 

Muito legal o seu post sobre o Saci-Pererê, não faz muito tempo eu estava tendando explicar pro pessoal aqui um pouco sobre o nosso folclore. Minha amiga @DeniGu achou bem legal. O seu post está mais detalhado então pode ser que ela entenda melhor um pouco sobre o Saci. 😉 

 

OBS: Por favor, tente utilizar somente fotos de sua autoria, dê créditos sempre para a pessoal que tirou a foto ou desenho ou informe a fonte original da onde foi tirado a foto. 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 8

Re: Lenda do Saci-Pererê

@FelipePK ok obrigada vou verificar a fonte da imagem, já que eu não tenho um saci numa garrafa de vidro ainda para tirar foto😂

Vc saberia me dizer o que é aquela caixa de texto SPOILER que aparece no comentário da @alexandradias ?

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Former Google Contributor

Re: Lenda do Saci-Pererê

Olá @lucianavelasques

 

Esse opção de Spoiler é para dar uma breve informações sobre o que você for falar no seu post. Eu acho que @alexandradias acabou clicando sem querer. 

 

Aproveitando para falar que eu editei o seu comentário @alexandradias e removi isso. 😉 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 8

Re: Lenda do Saci-Pererê

Show! Ja pode ajudar o nosso amigo Alexandre @@@@@ na comunidade das datas comemorativas... Não esqueça de colocar a foto original do Saci, Mula-Sem-Cabeça, Cuca... nas postagens. RS RS RS 

Luiz de Freitas ॐ #LocalGuidesBrasil
https://www.instagram.com/luizdefreitas
https://www.youtube.com/user/luizdefreitas