FelipePK's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Google Contributor

Como é viver em um país onde neva

Legenda: Uma foto de uma encosta de uma montanha com neve, com pinheiros altos cobertos de neve e pessoas esquiando e andando por aí. (Local Guide @PoliMC)Legenda: Uma foto de uma encosta de uma montanha com neve, com pinheiros altos cobertos de neve e pessoas esquiando e andando por aí. (Local Guide @PoliMC)

Eu nasci, cresci e morei no Brasil durante a maior parte da minha vida. Eu experimentei neve pela primeira vez em 2012, quando morei nos Estados Unidos por um ano. No entanto, quando me mudei para a Bulgária, há três anos, tive que me adaptar novamente a um clima mais frio.

 

A Bulgária tem quatro estações bem definidas e o inverno foi de longe a estação que eu não estava tão acostumado. A temperatura pode chegar a -22°C, mas nem sempre está nevando. Os dias tornam-se muito curtos, com o sol nascendo por volta das 8:00 da manhã e se pondo antes das 17:00. Com o passar do tempo, aprendi a me adaptar melhor a essas mudanças.

 

Este é o meu quinto inverno com neve e quero compartilhar um pouco das minhas experiências sobre como aproveitar esta temporada com segurança.

 

Legenda: Uma foto de uma estrada estreita, ladeada de árvores, toda coberta de neve. (Local Guides  @FelipePK)Legenda: Uma foto de uma estrada estreita, ladeada de árvores, toda coberta de neve. (Local Guides @FelipePK)

Minha primeira experiência de neve foi bem legal. Lembro-me de olhar para a neve caindo por um longo tempo, foi incrível. Então eu aprendi algumas coisas sobre isso.

 

Primeiro, estava muito frio. Eu não tinha roupas apropriadas, e meus sapatos, meias e roupas estavam ficando molhados o tempo todo. Em segundo lugar, tudo estava mais escorregadio. Eu perdi a conta das vezes que caí!

 

Agora me sinto mais preparado para um inverno com neve. Eu tenho roupas e botas especiais para usar, e sei o que esperar quando estiver nevando. Eu ainda amo assistir a neve caindo - é como mágica, transformando toda a paisagem em algo majestoso.

 

Aqui estão algumas coisas que aprendi depois de experimentar o inverno na Bulgária pela primeira vez.

 

As casas aqui são, em geral, bem preparadas para o inverno.

É mais comum elas serem aquecidas por aquecimento central, mas algumas têm aquecedores elétricos ou lareiras. A maioria dos apartamentos e casas que vi também tem janelas duplas, que ajudam no isolamento térmico do local. Há um espaço cheio de ar entre as duas vidraças, onde o ar frio de fora fica preso e é impedido de entrar na sala. Ao contrário do inverno em países tropicais como o Brasil, onde as casas ficam frias devido à falta de isolamento e aquecimento, é possível ficar em roupas de verão dentro de casa na Bulgária.

 

Em climas muito frios, é muito importante se vestir com roupas quentes.

Normalmente preciso usar uma jaqueta pesada, botas, luvas, um cachecol  e uma toca quando saio de casa. Eu também comecei a usar um cachecol aqui para cobrir minha boca porque o ar está tão frio, e eu posso até ter uma dor de garganta. Se eu não tiver um cachecol, tento evitar ao máximo respirar pela boca.

 

Dependendo da atividade, eu também coloco algumas roupas especiais. Por exemplo, se vou ficar exposto ao frio por muito tempo, eu uso calças e camisas térmicas por baixo das roupas normais. Se eu tiver muito contato com a neve, como quando vou esquiar ou praticar snowboard, eu coloco roupas impermeáveis.

 

No Brasil, eu poderia usar apenas um simples moletom ou uma camisa de manga comprida. No entanto, as temperaturas variam muito dependendo da região. As temperaturas mais baixas no norte estão sempre acima de 20°C, portanto você pode nem precisar usar uma blusa de frio, enquanto no sul você pode experimentar temperaturas próximas a 0°C.

 

Tome especial cuidado com o seu carro.

 

Legenda: Uma foto de uma calçada com coberta com uma neve mais suja e carros cobertos de neve estacionados em cima lado dela. (Local Guide@FelipePK)Legenda: Uma foto de uma calçada com coberta com uma neve mais suja e carros cobertos de neve estacionados em cima lado dela. (Local Guide@FelipePK)

Uma das coisas que eu notei aqui é que muitos lares não têm garagens, então há carros estacionados na rua e alguns até em cima das calçadas. Lá, eles ficam cobertos de neve.

 

Como proprietário de um carro, tenho que remover a neve acumulada com uma espécie de vassourinha depois de uma forte nevasca ou usar um raspador de gelo quando as janelas congelarem. Dirigir na neve requer cuidado extra, pois as ruas são escorregadias e o carro parece ser mais pesado do que o normal.

 

Andar por aí deve ser feito com cautela.

Algumas calçadas e ruas congelam, tornando-se super escorregadias e perigosas, enquanto outras são cobertas com muita neve. É por isso que eu sempre uso botas antiderrapantes, de preferência impermeáveis, para evitar molhar as meias. Confie em mim, pés molhados é a última coisa que você quer nesse tempo frio.

 

A impressão e sensação que eu tenho ao andar na neve é ​​como se eu estivesse andando na areia. Ambos são difíceis de andar, e quando a neve fica suja, ela se assemelha a areia molhada.

 

Eu também percebi que a rotina das pessoas muda muito no inverno. As pessoas parecem mais bem vestidas e agasalhadas e evitam ficar fora por muito tempo. Eu também mal vejo crianças brincando do lado de fora ou os pais saindo com seus filhos. Muitas pessoas também começam a ficar doentes!

 

É muito diferente do Brasil porque não temos temperaturas tão baixas e ainda passamos muito tempo fora durante o inverno. Nossa rotina diária não muda muito e tentamos aproveitar os dias mais frios indo a montanhas, freqüentando festivais de inverno e tomando bebidas alcoólicas para nos aquecermos como quentão e vinho quente.

 

Aproveite as atividades de inverno.

 

Legenda: Um gif do Google Moderator @FelipePK rindo e se jogando na neve. (Local Guide @FelipePK)Legenda: Um gif do Google Moderator @FelipePK rindo e se jogando na neve. (Local Guide @FelipePK)

Há muitas atividades interessantes para fazer no inverno, especialmente quando há neve. Você pode praticar esportes de inverno como esqui, snowboard e patinação no gelo, ou até mesmo andar de tobogã pelas encostas. O que eu mais gosto de fazer no inverno é patinar no gelo quando o lago em um dos parques centrais - o lago Ariana - congela. É um local popular para moradores e visitantes em Sofia.

 

Outra grande coisa sobre o inverno é que eu tenho uma geladeira natural. É muito comum as pessoas deixarem garrafas e até comida na varanda para gelar ou esfriar. E eles ficam gelados muito rápido!

 

Legenda: Uma foto em close-up de cinco garrafas de cerveja deixadas para esfriar em uma varanda coberta de neve. (Local Guidel @FelipePK)Legenda: Uma foto em close-up de cinco garrafas de cerveja deixadas para esfriar em uma varanda coberta de neve. (Local Guidel @FelipePK)

E quanto a você? Você já viu neve antes? Compartilhe suas fotos e experiências nos comentários abaixo.

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Sofia, Bulgaria
102 comments
Former Google Contributor

Re: Como é viver em um país onde neva

I really enjoyed reading your post @FelipePK. It never came to my mind that something so typical for Europe, such as snow, can be so fascinating to some people. It's interesting how the small things from our day to day life, to which we do not pay attention can impress others.

Due to the volume of private messages Google Moderators receive, I do not read or respond to private messages. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 8

Re: Como é viver em um país onde neva

Olá @FelipePK , como estás?

Certamente bem agasalhado. 🙂

 

Muito obrigado por compartilhar esta história.

Eu fico muito feliz em saber quando as pessoas que convivem em lugares com clima, alimentação e cultura diferentes de suas origens e tem ótimas e felizes experiências para divulgar. 🙂

 

Acredito que no seu local de trabalho existe uma peculiaridade, não é mesmo? Sempre tem comidinhas (alimentos) para os funcionários.

 

Isso é muito importante em locais com nevasca, onde uma simples ida ao mercado é complicado.

 

No Brasil, em SP, não é muito frio, mas quando uso moto, coloco uma "touca ninja" para evitar o frio na pele do rosto.

 

Veículos na parte externa é um trabalho a mais. 🙂 Líquido anti congelante, não esquecer as palhetas deitadas e acordar mais cedo. 

 

Tenho vontade de ver neve na Suíça. 🙂

 

Saudações de SP 30 graus.

Level 8

Re: Como é viver em um país onde neva

@FelipePK  hahaha adorei o seu post, a sua geladeira natural é muito legal. Eu nunca vi neve ainda. Obrigada pelas dicas sobre as roupas e botas especiais, ficar com os pés molhados não deve ser nada agradável...

Lembrei da foto do seu carro congelado puxa vida 

Mas parece ser bem divertida a experiência na neve, vc já fez boneco de neve? Sempre vemos nos filmes hehehe

A neve cai limpinha e suja no chão, certo? 

Ótimo post 

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Level 10

Re: Como é viver em um país onde neva

@FelipePK  nossa que post legal!!! Muito bom saber como é morar em um lugar com neve, completamente diferente da nossa realidade no Brasil!

Eu nunca vi neve, e embora não goste de frio, ver neve e um sonho, quero fazer um boneco de neve.

@lucianavelasques olha que post legal!Temperatura em vila Olímpia São Paulo BrasilTemperatura em vila Olímpia São Paulo Brasil

 

Level 10

Re: Como é viver em um país onde neva

Coloquei uma foto com a temperatura de são Paulo para derreter a neve 

Former Google Contributor

Re: Como é viver em um país onde neva

Olá @Haruki

 

Feliz que você gostou hehe. Sobre a comida é mais ou menos assim, pois temos um restaurante dentro do nosso prédio, mas às vezes gostamos de variar e ai tem que ir em outros próximos e pra sair é sempre complicado.

 

O carro sim, temos que ter antifreezing para o sistema de arrefecimento e também um produto certo para os limpadores que tem álcool para uma rápida evaporação. As borrachas dos limpadores se estiver muito frio elas grudam literalmente no vidro ai tem também um spray que você joga para soltar um pouco. 

 

Essa touca ninja já usei muito ai, aqui temos algo parecido, porém não cobre a cabeça toda, é tipo um cachecol que você consegue subir ele para cobrir suas orelhas, boca e nariz. Eu uso muito essa porque eu não gosto muito de usar toucas de cabeça. 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Former Google Contributor

Re: Como é viver em um país onde neva

Olá @lucianavelasques

 

Hehehe sim sim, é bem bonito em geral a neve, você vai adorar com certeza. E sim já fiz algumas vezes os bonecos de neve e é mais díficil do que parece viu hehe.

 

Legenda: Boneco de neve feito por mim. ( Local Guides @FelipePk)Legenda: Boneco de neve feito por mim. ( Local Guides @FelipePK)E é sim a neve suja muito em lugares onde as pessoas passando como calçadas por exemplo. Ela fica parecendo arreia molhada mesmo, e faz até o mesmo som quando você pisa nela. E há lugares que cria uma camada de gelo mesmo e esse tipo é bem perigoso que é mega escorregadio. 

 

Legenda: foto de uma passarela coberta com never que sujou. (Local Guide @FelipePk)Legenda: foto de uma passarela coberta com never que sujou. (Local Guide @FelipePK)

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Former Google Contributor

Re: Como é viver em um país onde neva

Nossa @alexandradias  que saudades desse calor ai hem!! Mas olha temperaturas altas assim é bom mesmo quando você está de férias de preferência na praia ou algo assim. Quando se tem que trabalhar com esse calor é horrível. 

 

Eu fico feliz que você gostou, eu peguei a sua ideia e a a da @lucianavelasques de escrever como era viver com esse clima. 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Connect Moderator

Re: Como é viver em um país onde neva

Thanks for sharing your perspectives @FelipePK of the differences between living in the country you were born and raised, Brazil, and now, Bulgaria, the country you call home after living their for 5 years.

 

Here, in San Francisco, we are at sea level. So rarely we get any snow. Some of our local mountains around us do get some when the temperatures drop down 0C a few times during winter. But it melts quickly the next day. Not enough to play in it. 

 

For us locals, if we want to see and play in snow, we have to drive 4 hours northeast to Lake Tahoe, It is at the border of California and Nevada. Here is where our popular ski resorts are at. The 1960 Winter Olympics was at Squaw Valley, where now many of the most famous ski resorts are at.

 

Will be going there next month. So hopefully there still be some snow so I can take some photos for you.

 

Cheers,

Karen