lucianavelasques's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 8

Chimarrão bebida típica do Sul do Brasil

O chimarrão é uma bebida preparada com erva-mate e água com temperatura perto da fervura dentro de uma cuia (porongo). Sendo tomada a partir de uma bomba.

 

Foto do site: https://chimarrao.net/Foto do site: https://chimarrao.net/

O chimarrão faz parte da tradição gaúcha e geralmente o gaúcho leva o chimarrão para todo lugar onde vai, por isso, não se limita apenas ao estado do Rio Grande do Sul.

Quando tomamos o chimarrão este é tomado até a bomba roncar uma vez e então coloca-se mais água e ele é passado adiante para a próxima pessoa da roda de chimarrão. 

A erva-mate Ilex paraguariensis contém substâncias como cafeína, teofilina, metilxantinas e teobromina, entre outras, por isso tem propriedades semelhantes as do café, do chá e do chocolate.

Além do Brasil, esta erva também é consumida na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile.

No estado do Mato Grosso, por ser uma região mais quente é tomado o tereré que é uma versão fria do chimarrão. 

Algumas pessoas colocam outros tipos de ervas para chá (hortelã, melissa, cidreira, funcho) e açúcar dentro do chimarrão, é o chamado mate doce. 

Nas músicas nativistas o chimarrão é elemento constantemente presente. Como apresentado na canção Chimarrão dos Monarcas: "Eu quero um chima, um chima chimarrão. Pra matar a sede, da tradição."

 

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Jaraguá do Sul - SC, Brasil
12 comments
Level 8

Re: Chimarrão bebida típica do Sul do Brasil

Olá lucianavelasques, tudo bom?

 

Muito obrigado por compartilhar esses detalhes. 🙂

 

Eu considero muito importante que o pessoal do Sul do Brasil, manter as tradições. 

 

Saudações!

Level 8

Re: Chimarrão bebida típica do Sul do Brasil

@Haruki obrigada por seu comentário, verdade manter as boas tradições é importante😀

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Level 10

Re: Chimarrão bebida típica do Sul do Brasil

Oi, @lucianavelasques eu acho muito engraçado ver as pessoas na rua andando com a garrafinha de água quente para tomar chimarrão

Level 10

Re: Chimarrão bebida típica do Sul do Brasil

Thanks for sharing @lucianavelasques!

I remember last year I made a cake with Matcha, a very similar plant like Mate and same very healthy features ( I loved for the tasty and for a full green color inside!)

I have drink also a tea with Mate.

 

Bye,

David

Level 8

Re: Chimarrão bebida típica do Sul do Brasil

@alexandradias é engraçado mesmo os gaúchos levam para todo lugar, quando vou em congressos e cursos o chimarrão sempre está presente

@davidhyno oh very cool your green cake, I've never tried "erva mate" this way but sounds good 

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Connect Moderator

Re: Chimarrão bebida típica do Sul do Brasil

Hola @lucianavelasques, es un gran post el que compartiste, a modo de complemento también te puedo agregar que los paises árabes consumen mucho mate, Argentina le exporta a ellos, otro dato también que lo puedes consumir o dulce o amargo, con o sin azúcar 

 

5CE176E6-BF30-4D53-8627-E4FD6B56F3D1.jpeg

 

Saludos Farid

 

 

Level 8

Re: Chimarrão bebida típica do Sul do Brasil

Hola @FaridTDF muchas gracias, não sabia que os países árabes também apreciam mate, obrigada pela informação, mui buena

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Former Google Contributor

Re: Chimarrão bebida típica do Sul do Brasil

Olá @lucianavelasques,

 

Que legal hem, muito obrigado por compartilhar conosco um pouco sobre o Chimarrão. Meu amigos Gauchos aqui estão sempre com suas cuias e pelos que eles falam sobre isso elas são quase pessoais e fazem a diferença na hora de tomar o Chimarrão. 

 

Aqui na Europa está ficando muito popular pelo que eu vejo em post de amigos ao redor o Matcha tea. Ela parece muito com o Chimarrão visualmente, mas não sei informar sobre o gosto. Eu particularmente nunca provei nenhum dos dois. =/  

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 8

Re: Chimarrão bebida típica do Sul do Brasil

Oi @FelipePK é onde o gaúcho vai sempre leva a cuia, a bomba, a erva e a garrafa térmica para fazer o seu chimarrão.

This Matcha is the same that our friend @davidhyno used to do a cake once🍮 green cake

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog