lucianavelasques's post
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Level 8

Casinhas para Animais Comunitários

Segundo a Organização Mundial da Saúde, temos cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados no Brasil.  Trata-se de uma situação gravíssima e todos os esforços para reverter este quadro são bem vindos.

Na minha última viagem à cidade de Lages, Santa Catarina, Brasil, tive uma grata surpresa ao visitar o Parque Jonas Ramos onde pude verificar 2 casinhas instaladas através de um projeto voluntário com objetivo de acolher animais comunitários.

 

Casinhas para Animais Comunitários instaladas no Parque Jonas Ramos em Lages, Santa Catarina, BrasilCasinhas para Animais Comunitários instaladas no Parque Jonas Ramos em Lages, Santa Catarina, Brasil

 

 

Animal comunitário é um cão ou gato que vive na rua mas recebe cuidados, alimentação, água e abrigo da comunidade local, principalmente, através dos voluntários.

 

Animal Comunitário que reside no Parque Jonas RamosAnimal Comunitário que reside no Parque Jonas Ramos

 Neste projeto voluntário chamado "Ajude um Animal de Rua", desenvolvido em Lages desde 2016, diversas empresas e cidadãos apoiaram a iniciativa e graças a todo este trabalho conseguiram instalar cerca de 500 casinhas ecológicas em 71 bairros do município.

Lages fica localizada na Serra Catarinense e é um local onde faz muito frio no inverno causando extremo sofrimento aos animais que vivem nas ruas. 

As casinhas de Lages são um bom exemplo a ser seguido por todos.  São feitas de material biodegradável e devem ter durabilidade de cerca de 5 anos. Além disso, este projeto prevê a castração, vacinação e vermifugação dos animais.

 #petfriendly #petlovers

Casinhas para cachorros de rua são instaladas em Lages

My idea about hashtags on the map

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Lages, SC, Brasil
23 comments
Level 10

Re: Casinhas para Animais Comunitários

Que legal! Que bom que alguém pensa nos animais de rua, alguns ja nascem na rua, mas muitos sao abandonados, nao consigo imaginar como alguém tem coragem de pegar um animalzinho e depois abandonar, é muito triste isso.

Aqui perto da minha casa tem um parque que as pessoas abandonam gatos , fico com dó deles, um dia fui no parque com um saco de petiscos, eles não comeram os petiscos, so queriam carinho, foi de cortar o coração.

Em Ribeirão Pires, cidade da grande São Paulo eu também vi umas casinhas dessas.Casinha no centro de Ribeirão PiresCasinha no centro de Ribeirão Pires

 

 

 

Level 8

Re: Casinhas para Animais Comunitários

@alexandradias muito bom que tem casinhas em Ribeirão Pires também! Os animais de rua precisam muito de toda ajuda. Os gatos de rua é mais complicado ainda, pois, tem hábitos noturnos e precisam ter socialização com humanos até os 4 meses de idade após este período é mais difícil aceitarem o convívio com humanos. Muitos nascem nas ruas e se tornam ferais. Que bom que vc deu carinho aos gatos, sinal de que realmente foram abandonados porque aceitaram a sua presença junto a eles. Muito triste...

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Former Google Contributor

Re: Casinhas para Animais Comunitários

Olá @lucianavelasques e @alexandradias,

 

É realmente uma pena ver esse animazinhos na rua e graças a Deus há algumas iniciativas como essa. Aqui eu pouco vejo isso apesar que há várias pessoas que se voluntariam para ajudar alguns abrigos para animais o que é sensacional. Há muito animais de rua por aqui também e grande maoria são abandonados. Alguns dizem que talvez seja um dos maiores problemas da cidade, não se sabe ao certo o número de cães de rua pois o governo diz um certo número e outros orgãos dizem que há pelo menos uns 5 ou 6 vezes mais do que o informado.

 

A "prefeitura" tenta fazer um pouco sua parte, ela recolhe alguns animais, castram e classificam eles por meios de uma plaquinhas que colocam na orelha quase como se fosse um brinco. Há também alguns abrigos que foram criados por eles. O que deveria ter na minha opnião, seriam leis mais duras para os donos que não fazem os registros dos animais e os abandonam nas suas. =/ 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 8

Re: Casinhas para Animais Comunitários

@FelipePK o abandono de animais é crime aqui no Brasil temos leis que asseguram o direito dos animais, mas infelizmente, falta fiscalização e nesta época do final do ano chegam as férias e fica pior. 

O problema dos animais de rua parece ocorrer em diversos lugares do mundo. Principalmente em grandes cidades.

Aqui no Brasil, alguns estados já proibiram o uso de eutanásia como forma de controle populacional. A castração é um método mais eficaz para este controle. Por isso, vemos diversas campanhas neste sentido. 

E o animal comunitário é uma maneira de preservar a vida desses animais em situação de abandono com o mínimo de qualidade de vida.

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Former Google Contributor

Re: Casinhas para Animais Comunitários

Olá @lucianavelasques,

 

Eu acho que aqui também é crime mas a fiscalização é sempre o problema. A eutanásia já foi uma proposta de controle aqui há alguns anos atrás, porém devido a vários manifestos eles voltaram atrás. Somente é aplicada em casos extremos como animais com doenças crônicas ou agressivos que fizeram algum ataque a pessoas ou coisas do tipo. 

 

Há também muitas adoções aqui o que é maravilhoso, infelizmente o índice não é tão grande assim, porém ainda representam alguma coisa. Eu infelizmente não posso ter uma animalzinho só meu se não totalmente adotaria um, mas próximo de casa fica uma matilha num estacionamento vazio e estou sempre levando uma comida pra eles, tadinhos.  

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 8

Re: Casinhas para Animais Comunitários

@FelipePK que legal que vc está levando comida para os cães no estacionamento, muito bom🐶 cada um fazendo um pouquinho já ajuda muito

Ainda sobre abandono, uma vez quando eu trabalhava em outro pet shop aqui em Jaraguá aconteceu uma situação curiosa: o dono levou 2 cães para banho e abandonou, não foi buscar. Conseguimos acionar a polícia e os policiais identificaram o dono dos cães pela placa do veículo dele. Foram até a residência dele e enquadraram por abandono. Ele retornou ao pet shop colocou as vacinas dos cães em dia e comprometeu-se em cuidar bem dos animais sob vigilância da polícia. Aqui em Jaraguá a polícia é muito pet friendly, pois, tem o canil e cães que auxiliam o trabalho dos policiais. 

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Former Google Contributor

Re: Casinhas para Animais Comunitários

Olá @lucianavelasques,

 

Nossa que maravilha hem. Ainda bem que conseguiram achar o que responsável. Na minha cidade em São José dos Campos há uma certa fiscalização também, minha mãe é voluntária em umas ONGs para animais. Aqui gente tenta ajudar com o que dá, se eu pudesse eu recolhia todos pra minha casa, ainda mais agora que o inverno está chegando, já vi gente fazendo tanta coisa de ruim para os animais que tadinhos. 

Due to the high volume of private messages, Google Moderators do not read or respond to them. Please post publicly so others may benefit from your discussion. If you require urgent assistance, please tag a Google Moderator. Thank you!

Level 8

Re: Casinhas para Animais Comunitários

@FelipePK agora em outubro/2018 tivemos mais um avanço, o Conselho Federal de Med. Veterinária publicou a resolução sobre maus tratos que orienta juridicamente, deixando claro o conceito e auxiliando os veterinários sobre a conduta ao constatar casos assim. Resolução CFMV

Luciana Velasques Cervo
Brasil!| ospetsprecisamde! Blog
Level 8

Re: Casinhas para Animais Comunitários

Excelente material @lucianavelasques,

 

Muito obrigado por compartilhar a Resolução do Conselho. Recentemente ajudei um local cadastrado no Maps a auxiliar a impedir pessoas a abandonar animais no local mostrado no Maps...

 

Saudações!