Olá querido!
Estava longe por uma boa causa, fui realizar uma viagem longa ao centro do meu país visitar algumas aldeias Indígenas em uma área cheia de de encantos e histórias, o Território do Xingu.
Foi uma viagem que misturou, passeio, estudos e lutas.
A vida na floresta não é fácil para as mulheres, não quero demonstrar aqui que a luta delas é para poder caçar como o homem e sim que o modo de viver neste local é bem diferente do nossos, e que como elas vivem, cuidando da casa e da família é bom , mas elas querem participar das tomadas de decisões na aldeia também, além de terem um objetivo bem claro, o de proteger a floresta e seus territórios, perpetuar seus hábitos e costumes e pensando ainda em como dividir isso com todas as outras mulheres, pessoas brancas como eu.
Para isso elas, apenas 4 mulheres realizaram o 1° encontro do Movimento de Mulheres do Xingu.
Foi um evento incrível e divido com vocês a saga de ir até este local, vivenciar o dia a dia deles e o evento em si, claro que não vou escrever os detalhes mas fiquem a vontade caso queiram perguntar!
Bjs
21 Likes
Olá @PriscilaGalante ,
Prazer em conhecê-la.
Muito legal o seu post. Eu particularmente sempre quis visitar algumas tripos indígenas. Gostei muito das pinturas.
Poderia dizer um pouco mais como foi sua experiência na tribo? O que você fez por lá? Participou ativamente das atividades da tribo?
2 Likes
Show, @PriscilaGalante !
Parabéns pelo post e obrigado por compartilhar em português do Brasil conosco!
Incrível como tem muitos locais a explorar no nosso país, experiências como essa é que motivam a continuar as explorações aqui! Tem muita coisa ainda a ver e sentir! Vou compartilhar no nosso grupo do Facebook e WhatsApp. Grande abraço!
Aproveito pra convida-la a acessar o post com links úteis na minha assinatura, dizer o que achou e se souber de algum link útil pra sugerir é só comentar lá.
3 Likes
Olá @PriscilaGalante , muito legal a história. Parabéns e muito obrigado por compartilhar.
Você já é da região Norte do Brasil e havia outras experiências anteriores?
Quem sabe um dia, participarei da rotina indígenas um par de dias.
Um grande abraço de SP
3 Likes
Oh, what an experience you have stated through your pics, its amazing@PriscilaGalanta. Thank you very much.
Post more.
Best.
2 Likes
Que post legal, mais uma prova que nosso país é imenso, cheio de coisas a descobrir e várias culturas, vários hábitos…
Eu estive em Manaus este ano, mas foi um passeio mais turistico.
4 Likes
Sim o Brasil é giganteee e lindooooo… Também fui a manaus, peguei barco subi 2 horas, fui na aldeia Tukanos e alguns passeios, mas amei mesmo Anavilhanas, com uns sapos do tamanho de Yor Shire meu… muito medo … mas aquele medinho que todo viajante gosta!
2 Likes
Oi eu moro em São Paulo, mas luto pelas causas indígenas e gosto mais ainda de conhecê-las! Se joga na vivência se puder, vai amar!
2 Likes
Que espetáculo de post, muito agradecida, vou estudá-lo para poder melhorar aqui, pois comecei como brincadeira e percebi que tenho conteúdo pois tenho muito retorno dos leitores! bjokas
3 Likes
Menino, espero poder responder mais de uma vez por aqui porque já tô de saída, mas preciso te falar uma coisa conflitante e curiosa.
Aprendemos na escola que é tribo, se você procura a definição na internet, tribo faz muito sentido, mas quando você os conhece eles se intitulam de Povos Indígenas da etinia X e suas casas, o conjunto delas chamamos de Aldeia…
Segura essa porque é importante !
bjs volto depois!
2 Likes
que te puedo preguntar @PriscilaGalante , creo que te preguntaría de todo, tu aventura me parece extraordinaria desde cualquier punto de vista que deseemos encarar, tu viaje se parece a los viajes que en ocasiones veo en NatGeo, es como ir a lo primitivo, a la verdadera naturaleza don de el ser humano es cazador recolector. El ver por medio de tus fotos lo bien que te pudiste integrar, me da pie a preguntarte por ejemplo que grado de contacto tienen en esas tribus con las sociedades modernas, entiendo lo de conservar las costumbres, pero en ocasiones la interacción con nuestras sociedades hace que en ese proceso se pierda mucho en el camino.
El objetivo de conservación del bosque creo que es un deseo de varios actores, por un lado los que viven de el como esta tribu los Xigu y el gobierno federal para conservar esos habitas, consulto eso ocurre o solo son expresiones de deseos., gracias por compartir
si tienes un álbum de fotos de ese viaje sería lindo si lo pudieras compartir en el post.
Saludos Farid
For the case that has difficulty, in reading my answer, in the upper left part of the screen, in the drop-down menu of languages, you can select the language, in which you want to read the post.
2 Likes
Olá Rapaz gentil !
Você está certo quando diz que o contato dos brancos com os indigenas, atrapalhem os modos e costumes deles. E vou te contar que algumas etnias até perderam seus rituais por causa disse e da evangelização.
Mas, as que eu fui possui uma forte união e cultivam seus hábitos, por exemplo, eu dancei por 3 dias, a aldeia estava em festa, foi bem legal.
Preservar a natureza não é uma ideia na aldeia, ela acontece de verdade, mas os exploradores do agronegócio, mineradoras e madeireiros são o grande risco do meio ambiente e digo mais, nós os brancos com nosso consumo desenfreados é que ajudamos muito para esta degradação acontecer.
Precisamos urgentemente rever nossos habitos!
Ah como é que coloca um album por aqui, pois tenho mais fotos sim!
BJs
1 Like
Olá @PriscilaGalante ,
Eu só queria lhe informar que você pode marcar os membros do Connect em seus posts colocando o @ antes do nickname deles. Dessa forma, eles recebem uma notificação e irão saber que você está tentando se comunicar diretamente com eles.
Parabéns novamente pelo post. =)
2 Likes
Olá @FelipePK … estou aprendendo… muito Obrigada!
Um leitor me pediu para eu colocar um álbum, como seria isso?
Se souber me ajudar fico no aguardo, Bjokas!
1 Like
Olá @PriscilaGalante ,
Há algumas possibilidades de fazer isso, talvez a mais viável seja criar um álbum no Google Fotos e compartilhar o link dele conosco. =)
Eu também gostaria de lhe informar que acrescentei a Language Label - Portuguese Brazilian no seu post.
1 Like