Olá queridos Local Guides! Vamos para mais uma aventura! moro no Brasil, Rio de Janeiro, sou guia local para destinos exóticos, poucos procurados pelo turismo frequente. Fiz uma viagem até a região Norte, Manaus, e fui conhecer uma cidade intocada pela toxidade digital, Álter do Chão. Fui à busca de uma lenda urbana dentro da religião Negra, espírita (Candomblé) da existência de uma cobra, ou lagarto, que seria formado de luz, formado de Arco- Iris… Do rio de janeiro até Manaus (2.840) quilómetros, fui de avião, De Manaus a Santarém é 740 km, 30 horas de viagem de barco pelo Rio Amazonas, dormi em uma embarcação com três andares, dividindo um pouco espaço, muitos sorrisos, histórias, e esperanças em uma rede, acessório de origem indígena que imita o ventre humano.
Sinta a energia visual de uma jornada em busca de uma lenda, o lagarto arco-íris.
Mais de 3000 pessoas a bordo, dormindo em uma teia colorida divididas em pequenos casulos.
Itacoatiara, Parintins, Urutí, Óbidos são cidades centrais que recebem moradores de vilarejos afastados da capital, até o destino final.
durante esse percurso o barco rasga a madrugada parando em portos, e como um grande táxi, vai recebendo centenas de pessoas a cada parada realizada.
Santarém fica às margens do belo Rio Tapajó, onde ele se encontra com o Amazonas em um bailar de vida e amor.
Após três dias de viagem intensa, vou a Floresta Nacional do Tapajós,
Trata-se de uma reserva natural fechada de mais de 520 mil hectares…
A serpente arco-íris também é um orixá nos candomblés brasileiros: Oxumarê, no nagô; Dan, no jeje. Ela representa os ciclos de movimento, transformação e equilíbrio da natureza; riqueza, crescimento e prosperidade. O povo em suas redes no barco me lembrou das mesmas cores do lagarto, o povo Arco-íris.
E neste grande rio chamado vida, vamos construindo nossa história.
Agradeço a todos e sejamos felizes !
Amor e Paz.