Cabo Frio é uma cidade litorânea da famosa Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Mas apesar de pequena, sua infraestrutura e organização são exemplares. A cidade é uma das sete mais antigas do Rio de janeiro, por isso, suas histórias são instigantes.
Cabo Frio foi descoberta por Américo Vespúcio em 1503, foi alvo constante de ataques piratas franceses e holandeses na exploração do pau-brasil. Na época, era habitada por índios tamoios, e os portugueses pediam a ajuda deles para a exploração do local.
O domínio da região foi estabelecido em 1556 com a construção de uma feitoria chamada “Casa da Pedra”, onde hoje encontramos São Pedro da Aldeia.
Em 1615 foi fundada a cidade de Nossa Senhora de Assunção do Cabo Frio e logo depois foi construído o Forte de Santo Inácio no local da Casa da Pedra. Em 1620, o então governador de Cabo Frio, Estevão Gomes, ergueu o Forte de São Mateus.
Hoje, Cabo Frio é um grande centro turístico com inúmeros hotéis e pousadas para receber turistas nacionais e estrangeiros. Suas praias são famosas pela areia branca e fina e o clima tropical, com sol forte o ano inteiro, estimula o turismo praiano.
Diversos pontos turísticos atraem visitantes à Cabo Frio. O convento de Nossa Senhora dos Anjos, por exemplo, hoje abriga o Museu de Artes com uma arquitetura deslumbrante. Sua construção é do século XVII.
O Mirante do Morro da Guia também não pode ficar fora do seu roteiro. Ele está localizado em um morro atrás do Convento Nossa Senhora dos Anjos. Ao lado do Mirante ainda podemos visitar a Capela Nossa Senhora da Guia, também construída no século XVII.
A Orla da Praia do Forte também é famosa por aqui. Seu calçadão é ótimo para exercícios físicos durante o dia ou caminhadas no fim da tarde. O Forte de São Mateus é outro ponto turístico que enche os olhos de beleza. Ele está localizado no início da Praia do Forte e sua construção é feita em pedras e argamassa feita com cal e óleo de baleia.
Além desses pontos turísticos cheios de história, temos as praias. A Praia de Peró é a maior delas e, por isso, caminhar por lá será uma delícia.
Logo depois vem a Praia das Conchas e a Ilha do Japonês, que mais parece um lago, tão tranquilo é o mar. Adiante temos a Praia das Dunas, lá é possível ver o vento arrastando a areia fininha e bem rasteira ao chão. Por fim, você não pode deixar de conhecer a Praia do Forte, se você gosta de adrenalina, leve um skate e brinque na pista que foi construída no local.
Quer mais dicas? A equipe do Paradiso Corporate Hotel tem dezenas delas para te auxiliar, corre pra cá que seus dias conosco serão inesquecíveis.