If you do not understand Portuguese, please use the translator on the upper right corner, but, please, calm down, “Vaca Atolada” (“bogged down cow”) is just the name of a Brazilian Dish that I’ll try to teach you how to prepare.
Eu costumo dizer que quando eu quero cozinhar algo novo, eu sempre procuro uma receita na internet para fazer tudo diferente dela. É que eu acho que cozinhar é uma arte e não uma fórmula matemática. E eu tenho tentado colocar essa arte em prática, principalmente durante os últimos meses, em que, forçadamente, tenho estado mais tempo em casa.
Meus amigos dizem que sou quase um “Masterchef”, mas, claro, é muito mais gentileza deles. Mas eu gosto de me arriscar. Para esse desafio, vou apresentar um dos meus pratos favoritos, que é a Vaca Atolada, que, para quem não sabe, é um prato que precisa de dois ingredientes principais: mandioca (aliás, como você chama mandioca na sua região?) e costela bovina.
Meu pai costumava cozinhar esse prato na minha cidade natal e, embora seja um prato muito popular, é bem difícil encontrar um restaurante que prepare uma Vaca Atolada do jeito correto (ou quer dizer, do jeito que eu acho correto)… Por isso, resolvi cozinhar em casa.
Antes de te passar a receita, a qual eu espero que você acrescente seu toque pessoall, eu vou te dar as recomendações sobre o que não fazer: 1) não substitua a costela bovina por outro tipo de carne; 2) não cozinhe a mandioca separada da carne (muita gente faz isso, mas eu considero quase um sacrilégio).
O que você vai precisar:
(Essa porção serve bem 4 pessoas, dependendo da fome, claro, hehe)
- 1 kg de costela bovina (talvez você possa não achar tão saudável, mas eu gosto de pedir por uma bem gordurosa);
- 1 kg de mandioca (eu tenho duas dicas para você saber se a mandioca é boa. A primeira é observar se a mandioca não tem um fio no meio ou, caso tenha, que seja pouco. Eu tento, com as unhas, retirar um pedaço da casca, se ela soltar com facilidade é outro bom sinal). A que eu comprei tinha quase nenhuma fibra e a casca estava soltando muito fácil.
- 200 kg de bacon
- Cebola, alho e salsinha, açafrão, pimenta, e qualquer outro tempero natural que você gostar, à vontade;
- Sal à gosto (mas aqui, entre nós, eu acho que uma comida bem temperada não requer muito sal);
- Azeite de oliva.
Modo de preparo:
Ah, você vai cozinhar mais rápido usando uma panela de pressão, mas é perfeitamente possível fazer em uma panela normal.
Legenda: Foto mostrando os ingredientes já cortados e preparados para começar a cozinhar
- Peça ao açogueiro para cortar a costela em pequenos pedaços, com o osso, mesmo, ou faça isso você mesmo. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino e reserve por uns 20 minutos.
- Enquanto isso, descasque a mandioca e a corte em pequenos pedaços, retirando aquele fio que tem no meio se for o caso, (para mim, vaca atolada não é sopa de mandioca, por isso é importante que tenha pedaços de mandioca para comer junto com a carne).
- Corte o alho em pedaços bem pquenos e faça o mesmo com a cebola (ou rale, como eu fiz);
- Corte o bacon em cubos;
- Leve uma panela grande ao fogo, acrescente azeite (não precisa de muito, apenas para dar um sabor e não deixar a carne grudar no fundo da panela), frite o bacon e com a própria gordura dele, frite a costela dos dos dois lados (sem deixar tostar demais).
- Acrescente cebola ralada e dentes de alho bem picados (eu diria que uma cebola grande inteira e uns seis dentes de alho seriam suficientes para esse quantidade, mas eu sempre coloco um pouco a mais);
- Quando a cebola e o alho fritarem, você pode passar os ingredientes para a panela de pressão; caso não tenha, pode continuar na mesma panela;
- Na panela comum, você pode colocar menos água, e acrescentando a medida que estiver cozinhando. Cozinhe até os ossos começarem a soltar da carne;
- Na panela de pressão, eu recomendo colocar pelo menos uns 2,5 litros de água e cozinhe por uns 30 minutos após ela pegar pressão. Terminado esse processo, volte para a panela normal todo esse caldo;
- Acrescente a mandioca, a salsinha e o alho poró, e deixe cozinhar por mais ou menos uns 30 minutos em fogo médio. Vá acrescentando água e mexendo para que não grude. Qiando sentir que está quase pronto, acrescente um pouco de salsinha, A mandioca vai cozinhar no caldo da costela e vai desmanchar.
Você pode usar um pouco de salsinha para decorar, como mostrado na primeira foto;
Bon Apetite!
Você prepara a vaca atolada de um jeito diferente? Há no seu país, algum prato parecido? Comente abaixo!
Acesse outros pratos do desafio #CommunityChefChallenge, clicando aqui e saiba como participar clicando neste link: I’m a Master Chef #CommunityChefChallenge