O IMS (Instituto Moreira Salles) ganhou em 2017 uma sede na Avenida Paulista. É, portanto, mais um espaço dedicado à cultura. São 6000 metros quadrados e nove andares, com exposições, filmes, shows, cursos, oficinas, palestras, biblioteca de fotografia, loja e livraria, e Ufa! café e restaurante, além de uma área de convivência no piso térreo.
Os pratos servidos no restaurante “O balaio IMS” são tipicamente brasileiros, com ingredientes como tapioca, mandioca, fubá, queijo coalho, ovo caipira, melado de cana, linguiça bragantina, entre outros, servidos em porções individuais ou para compartilhar.
De tantas coisas legais que tem para ver, faltou dizer que no primeiro andar tem uma vista muito legal da Avenida Paulista.
E eu, particularmente, adoro a vista lateral da biblioteca de fotografia. É claro que é preciso ter cuidado nas escadas rolantes, mas acho um charme a vista lateral da biblioteca. Vale a pena dar uma olhadinha rápida.
E a grande novidade do IMS é a obra “Echo” de Richard Serra, artista americano da modernidade, montada no piso térreo atrás do restaurante. São duas placas de aço com cerca de 18 m de altura e 70 toneladas cada. É, portanto, uma obra de peso. A grandiosidade das placas me fez pensar o quanto somos pequenos neste mundo e como duas placas enormes couberam em um espaço pequeno graças à forma como foram colocadas ali. Eu me senti uma formiga perante a obra. Vale a pena visitar para tirar suas próprias conclusões.
Onde: Avenida Paulista, 2424 próximo ao metrô Consolação.