A cidade do Rio de Janeiro é um dos destinos mais visitados do Brasil. Com vegetação exuberantes por toda parte, belas praias e muitos lugares incríveis para ver, o Rio é considerado uma das mais belas capitais do país. Há até uma antiga música de carnaval (marchinha) sobre esta cidade maravilhosa, cheia de encantos mil.
Embora tenha me graduado em uma das faculdades do Estado do Rio de Janeiro, nunca visitei a cidade do Rio antes. No entanto, este ano voltei ao Brasil com um amigo e decidimos fazer uma viagem a este destino tão popular. Foi de longe a melhor decisão que já tomamos!
O Rio de Janeiro é uma cidade cosmopolita, mas tem a mesma vibração calma que sinto no litoral perto da minha cidade natal no Estado de São Paulo (esse ar caiçara). Meu amigo e eu tivemos uma viagem calma e tranquila, sem contratempos. Ficamos por quatro dias e tivemos a chance de ver e fazer muitas coisas.
Aqui estão cinco lugares que definitivamente valem a pena explorar se você também estiver visitando o Rio pela primeira vez.
1. Parque Lage
O Parque Lage é um incrível parque público de aproximadamente 52 hectares. Está localizado no sopé do Corcovado e ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas. Não há taxa de entrada.
A principal atração do parque é um palácio do século passado, que hoje abriga a Escola de Artes Visuais. Os detalhes arquitetônicos chamam a atenção de todos os visitantes.
Em frente ao palácio há um pequeno jardim com uma fonte no centro e vários bancos ao redor para você se sentar, relaxar e apreciar a beleza do lugar. Um fato curioso é que o jardim foi projetado por um paisagista inglês quase um século antes mesmo de o palácio ter sido construído.
Se você percorrer o prédio, encontrará um estacionamento, uma pequena lanchonete e uma casa indígena feita de bambu e palha, chamada oca. Quando estávamos lá, um grupo de macacos veio nos receber, curiosos sobre o porquê de estarmos tão perto de suas árvores.
O pátio do palácio também é incrível, com uma piscina no meio e um café ao fundo, todos banhados pela luz do sol. Se você olhar para cima, você pode ver o Morro do Corcovado e a impressionante estátua do Cristo Redentor no topo.
Existem várias maneiras de acessar o palácio - escadas, rampas e até mesmo um elevador. Há também banheiros em todos os andares.
Este é provavelmente o lugar mais famoso da cidade, então você tem que planejar bem a sua visita. Pegamos um trem na estação ferroviária do Corcovado, localizada no bairro do Cosme Velho, mas também há outras formas de subir. Você pode andar de van ou percorrer uma das trilhas designadas se estiver se sentindo aventureiro.
Eu comprei os bilhetes de trem on-line com um dia de antecedência por R$65,00 cada. O trem sobe em horários específicos ao longo do dia, então você precisa reservar um assento em um dos horários. Também é importante chegar à estação pelo menos 40 minutos antes da sua hora de partida para receber o seu bilhete e entrar na fila para pegar o trem.
O passeio em si é uma experiência incrível, porque o trem passa por uma floresta e oferece uma excelente vista do Rio de Janeiro à medida que sobe o morro. Quando chegamos à plataforma de chegada, percebi que era muito moderno e conveniente. Havia elevadores, escadas rolantes e escadas que subiam até a estátua, uma lanchonete, lojas de lembranças e banheiros.
O Cristo Redentor é verdadeiramente magnífico e não é de admirar que tenha sido incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Eu fiquei emocionado quando a vi tão perto. O lugar está sempre cheio de turistas que tentam tirar a melhor foto da estátua, por isso não se surpreenda se você ver pessoas deitadas no chão segurando telefones e câmeras, e não se sinta envergonhado de fazer o mesmo! Você também pode desfrutar de uma vista quase 360° da cidade do Rio a partir daí.
3. Pão de Açúcar e Morro da Urca
O Pão de Açúcar e o Morro da Urca estão localizados um ao lado do outro. Decidimos visitá-los no último minuto e não ficamos desapontados. Havia vários museus e coisas legais para ver ao redor dos dois picos, mas a visão do topo era a melhor parte.
Para subir as montanhas, você precisa pegar um teleférico (Bondinho). Tenha em mente que a estação de metrô - Botafogo mais próxima à plataforma do teleférico fica a cerca de 2 km de distância. Você também pode pegar um ônibus para chegar lá, mas eu vi mais pessoas usando o Uber.
Os bilhetes para o teleférico podem ser adquiridos nos terminais de autoatendimento. Uma passagem de ida e volta para as duas montanhas custa R$99,00. É importante manter o tíquete com você porque você precisa escaneá-lo sempre que entrar no teleférico.
A primeira parada é o Morro da Urca. É apenas uma viagem de 3 minutos, mas a vista ao longo do caminho é incrível. Há uma visão ainda mais incrível da cidade e do Cristo Redentor a partir do pico. Eu recomendo que você vá lá ao entardecer - como nós fizemos - para apreciar a beleza do sol poente.
O teleférico que vai para o Pão de Açúcar também é muito rápido. Do alto, você pode ver toda a Praia de Botafogo, Praia Vermelha, Praia do Leme e a Praia de Copacabana. É de tirar o fôlego! Há também alguns bares e restaurantes onde você pode sentar e apreciar a vista enquanto come uma refeição ou tomar uma bebida. Há banheiros em ambos os picos.
4. Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio
Outro local muito popular no Rio é o Museu do Amanhã. Tem arquitetura futurista e a taxa de entrada é de apenas R$20,00.
O museu é muito espaçoso, abrigando diferentes exposições. Cada exposição tem vários painéis interativos que são ativados com um cartão especial que você recebe na entrada. Você também pode ver sua localização no museu e seu progresso nas seções visitadas. Vimos uma apresentação de 360° sobre a evolução dentro de uma esfera especialmente projetada, que permitia que os visitantes se deitassem em travesseiros no chão.
Em frente ao Museu do Amanhã fica a Praça Mauá, do outro lado está o Museu de Arte do Rio - um imenso prédio ocupando boa parte do quarteirão. A entrada é do lado da praça e a taxa também é de R$20,00 - mas as terças as entradas são gratuitas!
Na nossa visita houve uma exposição temporária muito interessante sobre o Samba (estilo de música). Todos os três andares do museu estavam repletos de obras de arte, roupas típicas, vídeos antigos do Carnaval do Rio e as biografias dos famosos sambistas. O único inconveniente era que a informação era inteiramente em português e eu tive que traduzir para o meu amigo que só falava Inglês.
O Museu de Arte do Rio possui elevadores e rampas de acesso para pessoas com deficiência. Há também banheiros em todos os andares do edifício.
5. Praias de Ipanema, Leblon e Copacabana
Eu não posso falar sobre o Rio sem mencionar as praias. Ficamos perto de Ipanema e do Leblon, que são tão lindas que não é de admirar que eles sejam frequentemente mencionados nas canções da Bossa Nova. Ao todo, eles têm quatro quilômetros de comprimento e são divididas por um canal.
O local estava cheio de turistas durante o dia, enquanto os moradores vinham no final da tarde depois do trabalho. Notei que havia muitas pessoas se exercitando nas calçadas e ciclovias trás das praias o tempo todo.
Tanto de Ipanema quanto de Leblon você pode ter uma incrível vista do Arpoador - uma formação rochosa entre Ipanema e Copacabana a leste - e do Morro do Vidigal a oeste.
A praia de Copacabana é talvez a praia mais famosa do Rio e é incrível também. É um longo trecho de areia clara e eu vi mais surfistas lá do que em Ipanema e no Leblon porque as ondas eram maiores.
Se você está visitando o Rio de Janeiro pela primeira vez, meu melhor conselho é usar o metrô. Abrange quase toda a cidade, é limpo e tem ar condicionado, o que certamente é uma vantagem, já que o clima no Rio é muito quente. O preço da passagem é de R$4,30. Para lugares que não têm conexão de metrô, use o Uber. Achei prático e relativamente barato.
A coisa que eu mais gostei no Rio de Janeiro era que não importava onde eu estivesse, eu podia ver o Cristo Redentor observando esta cidade maravilhosa.
Você já visitou o Rio de Janeiro? Se sim, o que você mais gostou? Se não, o que você mais gostaria de ver lá?