Eu sou devoto de Nossa Senhora Aparecida desde criança, apesar de eu não ser católico. Eu herdei minha crença de minha avó, que é católica e fez a peregrinação (romaria) algumas vezes. A Santa é um símbolo de esperança e traz consolo aos corações daqueles que precisam. Em troca, as pessoas fazem a peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida como forma de agradecimento por alguma bênção ou realização.
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é uma basílica católica romana, localizada na cidade de Aparecida e dedicada à padroeira principal do Brasil. A Basílica é a segunda maior igreja do mundo. Crentes de todo o Brasil vão até lá para ver a estátua da Santa que foi encontrada no rio Paraíba por três pescadores de acordo com a lenda. O nome “Aparecida” significa “aquela quem apareceu”.
Em 2011 decidi fazer a peregrinação devido a uma promessa. Mas eu não sabia por onde ou como começar, então a primeira coisa que fiz foi procurar informações na internet e em grupos nas redes sociais.
Eu encontrei muitas pessoas experientes que estavam dispostas a compartilhar suas dicas sobre como tornar a viagem segura e eficiente. Tendo recolhido tudo o que eu precisava, juntei-me a um grande grupo de peregrinos (romeiros). A distância da minha cidade (São José dos Campos) até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida é de cerca de 110 quilômetros, então nosso grupo decidiu fazer a viagem em três dias.
Saí com 80 pessoas de diferentes idades - de crianças a idosos - às 5 da manhã de sexta-feira, 20 de maio. Maio é um mês especial porque a Igreja Católica o considera o “Mês de Maria”.
Após 9 horas de caminhada, fizemos nossa primeira parada na cidade de Caçapava, a cerca de 30 quilômetros do ponto de partida. De lá, fomos para a cidade de Tremembé, onde passamos a noite. Ao todo, percorremos cerca de 50 quilômetros durante esse primeiro dia.
No sábado de manhã, partimos para a cidade de Roseira. A caminhada foi muito animada, cheia de conversas, risadas e orações. Eu não conhecia a maioria das orações, mas meus companheiros de viagem me ensinaram muito. A caminhada foi de 40 quilômetros naquele dia.
No nosso último dia, domingo, saímos cedo e percorremos os últimos 20 quilômetros para assistir à missa das 10:30 na Basílica. A sensação que tive ao chegar ao santuário foi indescritível - estremeço de lembrar. Embora estivesse cansado, senti-me como uma pessoa diferente depois de completar a caminhada. Foi uma experiência tão gratificante! Eu estava muito grato a Nossa Senhora por toda a graça e bênçãos concedidas a mim e minha família.
Eu fiquei impressionado com toda a ajuda que recebi durante a peregrinação (romaria). Houve muitas paradas ao longo da jornada, onde pessoas atenciosas (principalmente voluntários) nos apoiaram com comida, água e palavras de encorajamento.
Eu espero fazer a peregrinação (romaria) novamente um dia, talvez ano que vem, desta vez com meus pais.
E quanto a você? Você já fez uma peregrinação (romaria) ou teve uma experiência semelhante? Conte-nos sobre isso nos comentários abaixo.