Um caminho de fé: minha peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Uma peregrinação (romaria), ou uma jornada religiosa, é uma parte muito importante da história do Vale do Paraíba, em São Paulo, Brasil, onde nasci. Cresci ouvindo histórias sobre as peregrinações (romarias) e sempre me perguntei por que as pessoas deixavam o conforto de suas casas para andar longos dias, expostas ao clima e possíveis riscos para chegar à Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A resposta que descobri muitos anos depois, quando decidi a fazer a viagem eu mesmo: Fé!

Eu sou devoto de Nossa Senhora Aparecida desde criança, apesar de eu não ser católico. Eu herdei minha crença de minha avó, que é católica e fez a peregrinação (romaria) algumas vezes. A Santa é um símbolo de esperança e traz consolo aos corações daqueles que precisam. Em troca, as pessoas fazem a peregrinação (romaria) à Basílica de Nossa Senhora Aparecida como forma de agradecimento por alguma bênção ou realização.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é uma basílica católica romana, localizada na cidade de Aparecida e dedicada à padroeira principal do Brasil. A Basílica é a segunda maior igreja do mundo. Crentes de todo o Brasil vão até lá para ver a estátua da Santa que foi encontrada no rio Paraíba por três pescadores de acordo com a lenda. O nome “Aparecida” significa “aquela quem apareceu”.

Em 2011 decidi fazer a peregrinação devido a uma promessa. Mas eu não sabia por onde ou como começar, então a primeira coisa que fiz foi procurar informações na internet e em grupos nas redes sociais.

Eu encontrei muitas pessoas experientes que estavam dispostas a compartilhar suas dicas sobre como tornar a viagem segura e eficiente. Tendo recolhido tudo o que eu precisava, juntei-me a um grande grupo de peregrinos (romeiros). A distância da minha cidade (São José dos Campos) até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida é de cerca de 110 quilômetros, então nosso grupo decidiu fazer a viagem em três dias.

Saí com 80 pessoas de diferentes idades - de crianças a idosos - às 5 da manhã de sexta-feira, 20 de maio. Maio é um mês especial porque a Igreja Católica o considera o “Mês de Maria”.

Após 9 horas de caminhada, fizemos nossa primeira parada na cidade de Caçapava, a cerca de 30 quilômetros do ponto de partida. De lá, fomos para a cidade de Tremembé, onde passamos a noite. Ao todo, percorremos cerca de 50 quilômetros durante esse primeiro dia.

No sábado de manhã, partimos para a cidade de Roseira. A caminhada foi muito animada, cheia de conversas, risadas e orações. Eu não conhecia a maioria das orações, mas meus companheiros de viagem me ensinaram muito. A caminhada foi de 40 quilômetros naquele dia.

No nosso último dia, domingo, saímos cedo e percorremos os últimos 20 quilômetros para assistir à missa das 10:30 na Basílica. A sensação que tive ao chegar ao santuário foi indescritível - estremeço de lembrar. Embora estivesse cansado, senti-me como uma pessoa diferente depois de completar a caminhada. Foi uma experiência tão gratificante! Eu estava muito grato a Nossa Senhora por toda a graça e bênçãos concedidas a mim e minha família.

Eu fiquei impressionado com toda a ajuda que recebi durante a peregrinação (romaria). Houve muitas paradas ao longo da jornada, onde pessoas atenciosas (principalmente voluntários) nos apoiaram com comida, água e palavras de encorajamento.

Eu espero fazer a peregrinação (romaria) novamente um dia, talvez ano que vem, desta vez com meus pais.

E quanto a você? Você já fez uma peregrinação (romaria) ou teve uma experiência semelhante? Conte-nos sobre isso nos comentários abaixo.

97 Likes

Que experiência maravilhosa!!!

5 Likes

Oi @FelipePK muito legal esta história sobre a sua peregrinação até a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida,110km é uma caminhada e tanto. Parabéns por ter conseguido​:tada: Em 2017, ano passado, foi comemorado 300 anos do aparecimento da Nossa Senhora para os três pescadores e essa Santa tem a pele negra. Ela apareceu ainda na época da escravidão no Brasil. :wedding:

2 Likes

Show! Parabéns pela experiência! Eu tive a oportunidade de conhecer esse local grandioso! Obrigado por compartilhar conosco! Grande abraco! :clap:t2::brazil:

1 Like

Olá @alexandradias ,

É muito legal mesmo, eu recomendo se você um dia tiver a oportunidade de ir, você irá adorar.

1 Like

Olá @user_not_found ,

Que legal que você pode celebrar os 300 anos de Nossa Senhora na Basílica, e você está certa, segundo se conta ela foi achada em 1717 e a abolição da escravidão no Brasil foi somente em 1888. :wink:

2 Likes

Wow basilica of our lady nice @FelipePK thank you for sharing a great post…

1 Like

Hi @NirmalTeja ,

I’ve released your post and it’s now live. Our spam filters are pretty sensitive which may explain the reason for quarantine.

Tuyệt vời. Mọi thứ trông rất đẹp

1 Like

So proud of u can go where u wanna be for a long time~

Congrats!!

2 Likes

Hi @hereisFU , @doxuanhoi and @NirmalTeja ,

Thanks you guys, I’m glad that you liked my story. :wink:

Eu ja tive a honra de conhecer esse lugar magnífico quando fiz uma viagem para a Febrace na USP. Não podia sair de São Paulo sem visitar e comprar uns presentinho aí. Amei!

2 Likes

Olá @YuriCarvalho ,

Fico Feliz que você pode visitar a Basílica de Nossa Senhora. Já faz um tempo que eu não moro no Brasil mas todo ano quando eu volto para visitar, o santuário é uma das minhas paradas obrigatórias. Fico sempre impressionado com aquele lugar maravilhoso.

1 Like

Show @FelipePK

a Casa do Papa no Brasil :slight_smile: Eu adorei conhecer quando visitei :slight_smile:

2 Likes

Olá @KellyBettio,

Bem vindo e prazer em conhecê-la :wink:

Sim sim, eu estive por lá por coincidência no mesmo dia em que o Papa Francisco visitou a basílica. :wink:

2 Likes

Parabéns pelo post.

2 Likes

Olá @Carlinhos1 ,

Muito obrigado e fico feliz que você tenha gostado dele. =) O papa esteve recentemente em visita aqui na Bulgária. =)

1 Like

@FelipePK Olá

Que bela experiência você compartilhou aqui. Já visitei a Basílica de Nossa Senhora Aparecida é muito bonita é impressiona pela grandiosidade e simplicidade no detalhes. Como sou aqui de Minas adoro as igrejas daqui e visito muitas, mas o estilo das igrejas mineiras do período colonial é a riqueza de detalhes. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida me impressionou juntamente pela diferença que observei com as igrejas daqui.

Parabéns pela postagem!!!

2 Likes

Excellent@FelipePk, thank you very much for sharing the pics

Wish you all the best.

2 Likes

Olá @RaizyWenceslau ,

Que bom que você gostou e é realmente muito bonito também este estilo colonial de arquitetura das igrejas de Minas. A primeira igreja feita a Nossa Senhora aparecida que ainda está lá seque o mesmo estilo. =)

1 Like