Tabanca de Santa Cruz

Estive recentemente em Santa Cruz, acompanhando pela primeira vez um desfile de tabanca proporcionado pelo Tabankinha e Tabanka Grande (pequenos e graudos)

Foi emocionante e ganhei uma admniração e respeito por esta manifestação cultural, que confesso, não tinha.

No ano passado, em junho, acompanhei um dos rituais da Tabanca, o roubo do santo. E ainda sem perceber a essencia de tudo me pareceu confuso e atorduado. Claro que pelo meio entrava meu “medo” da multidão.
Mas nesse dia foi diferente. Acompanhei a reunião do grupo, ouvi estórias e me revi no saudosismo de cada palavra.

Viajei nos olhares e gestos que a par e passos colocou a nu a essencia Tabanca. Vida, união, humanismo, confiança e acima de tudo amor.

Amor confirmado quando vejo esta criança, que estava sentada a comer a soleira da porta, correr gritando “Tabanka dja bem. Nu bai”. Deixou tudo e foi atrás do som que ouviu de repente e sabia ele ser de um cativo o condivando para se juntar.

O motivo? Deacobriria ao chegar.

#Tabanca #SantaCruz #Santiago #TabancaDeSantaCruz #sulasian #postcardfromsantiago #postcard #letsguide

1 Like