Sudameris, uma historia que formou três países

Em 9 de julho de 2023 aconteceu o Meet-up Internacional Sudameris2023 na cidade de Colônia de Sacramento, no Uruguai. Eu havia recebido um convite da minha irmã Local Guide da Argentina, @Cecilita , que me entusiasmou muito. Rapidamente busquei uma passagem para Montevidéu, reservei hotel, comprei passagens para Colônia Del Sacramento, local onde seria o encontro.

Esse meet-up seria muito importante para mim, pois, embora eu seja brasileiro, o local onde eu moro já fez parte da Colônia Del Sacramento. Porém, não me foi possível participar, pois sofri um acidente no dia anterior, quando fraturei a perna esquerda!

Mesmo assim, decidi participar desse momento por dois motivos: comemorar o aniversário do CONNECT e relatar um pouco sobre a História de Colônia de Sacramento.

Essa cidade foi fundada por portugueses, com o nome de Colônia do Santíssimo Sacramento, numa osado avaço ao Tratado de Tordesilhas, que definia os limites das Colônias Portuguesas e Espanholas na América do Sul. Pois os portugueses se oportunizaram da despreocupação espanhola com a margem ocidental do Rio Uruguai e fundaram a Colônia Del Sacramento. No início, os espanhóis não se preocuparam, pois as terras eram habitada por tribos de índios Charruas, porém, a economia local começou ter um evidente desenvolvimento, chamando a atenção espanhola, principalmente pelo comércio de couro e culminou com a chegada da prata do vice-reinado do Peru.

A coroa espanhola não poderia admitir um espaço lusitano dentro de seu território, e em agosto de 1860, o posto comercial fortificado português foi cercado por mais de duzentos soldados espanhóis e três mil guerreiros missioneiros que tomaram a Colônia Del Sacramento . Em 1861, num acordo diplomático, a Colônia de Sacramento retornou para coroa portuguesa.

A região continuou seu desenvolvimento, sempre envolvida com o contrabando, 1726 com a fundação de Montevidéu, quando entrou em declínio. Até 1777, Sacramento trocou diversas vezes de colonizadores, devido as disputas ibéricas no sul da América. (fonte: BREVE HISTÓRIA DO RIO GRNDE DO SUL DA Pré História aos dias atuais, Mário Mestri 2010, UPF Editora).

18 Likes

@CSouza maravilloso post! Quedó increíble :smiling_face:. Saludos

1 Like