Bom eu sei que existe um certo preconceito dos paulistanos quando dizemos que vamos a Santos, mas eu adoro a cidade, perfeita para um bate volta, e diferente do que muitos pensam, não é apenas praia.
É muito fácil chegar a cidade até mesmo para quem não tem carro, há ônibus saindo da rodovíaria do Jabaquara com uma boa frequência, se for fazer o passeio de escuna, sugiro pegar o ponta da praia, ele para a uma curta distância de onde saem as escunas, se optar por conhecer o centro histórico, pegue o que vai para a rodoviária, eu prefiro ficar sentada do lado direito do ônibus para ver as belas paisagens ao descer da serra, evite vésperas de feriado pois geralmente há trânsito e a viagem que geralmente dura 1:20, poderá ser de 4 horas ou mais, para quem vai de carro, o ideal é ir pela imigrantes.
Santos abriga o maior complexo portuário da América Latina, construído no início do século XX, essa foi uma época de grande progresso por causa do café que aumentou sua produção e era exportado através do Porto de Santos.
Acho curioso que os pontos de referência da cidade são os canais, canal 1, canal 2, etc, os canais foram criados para drenar a água do solo encharcado de Santos. O esgoto então é tratado é lançado ao mar à alguns quilômetros na costa, através do Emissário Submarino.
Podemos visitar varios pontos, estes são os mais conhecidos, escolha alguns e faça seu bate e volta
- Passeio de escuna: Muito legal esse passeio, já fui várias vezes e quando meus amigos veem as fotos, não acreditam que foram tiradas em Santos,
nesse passeio dava para ver os prédios tortos, agora não mais porque eles foram consertados.
Acho interessante quando a escuna passa ao lado de um cargueiro, só ai da para ter a dimensão de que eles realmente são enormes.
Há uma parada para banho, mas não é permitido pular com os coletes salva vidas, então só é recomendado para quem sabe nadar.
Os ingressos para o passeio podem ser comprados na hora, o passeio tem uma duração de 1:30 mais ou menos, na alta temporada se não me engano há passeios com uma duração maior. - Aquário de Santos: adoro ver como alguns peixes ficam observando os visitantes.
- Museu da Pesca: tem um esqueleto de uma baleia bem no meio do prédio, parece aqueles museus do exterior, a entrada é paga, mas o valor bem acessível.
- Museu do café: conta toda a história do café e é uma construção belíssima, ali eram feitas as negociações das sacas de café.
Tem uma cafeteria que ao entrar já sentimos aquele cheirinho de café, entrada gratuita aos sábados. - Caminhe pela orla e aprecie o maior jardim de praia do mundo registrado pelo Guiness book em 2002,
se tiver sorte, verá também algumas esculturas de areia. - Pratica de esportes aquáticos, há várias lojas pela cidade que fazem o aluguel de equipamentos e também escolas.
- Monte Serrat : É o morro mais alto de Santos. Chegamos ao topo com um funicular ou por uma escadaria com 416 degraus, faça a sua escolha, eu gostei mais do funilar, só acho um pouco caro, mas vale a experiência, lá no alto tem uma igreja e as vezes algumas pessoas fazendo saltos de paraglider.
- Museu Pelé: Bom, quem não conhece o Pelé? esse ainda esta na minha wish list, pretendo visitar em breve.
- Passeio de bonde: Se renda a nostalgia e ande de bondinho pela cidade, é muito bacana, observe os prédios antigos, uma pena que muitos estão depredados.
- Escultura de Tomio Otake: parece uma fita ao movimento do vento
- Passeio de teleférico: Já não é mais em Santos, fica em São Vicente, mas fica muito próximo, só achei as cadeirinhas um pouco antigas e fiquei preocupada com a manutenção.
- Teatro Coliseu: Ainda não fui, mas esta na minha wish list.
Vi uma pesquisa recente que Santos foi eleita a melhor grande cidade brasileira para se viver.
Tenho certeza de que a cidade tem vários outros pontos para serem visitados, você conhece algum? qual?