No último dia 7 de dezembro, organizei na cidade onde eu moro, Volta Redonda, localizada a 130 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, uma Caminhada da Acessibilidade, como parte do projeto Worldwide Accessibility Walk [WAW] 2019 (Caminhada Mundial de Acessibilidade), idealizada pelo Connect Moderator @EmekaUlor
Participaram dessa caminhada fotográfica eu e @DanielBC, um amigo que recentemente ingressou no Programa Local Guides, embora já viesse contribuindo há algum tempo no Google Maps.
Nós percorremos uma das avenidas mais importantes da nossa cidade para conferir a acessibilidade dos passeios públicos e também dos estabelecimentos comerciais. Infelizmente como vocês podem ver nas fotos no album compartilhado, a qualidade do passeio da cidade não torna a região acessível. Além disso, a maioria das lojas não tem entradas acessíveis. As raras exceções são agências bancárias e casas lotéricas, que sofrem uma fiscalização maior do Governo Federal.
Outra coisa que nos deixou triste foi flagrar que muitos não respeitam as vagas de estacionamento demarcadas para pessoas com deficiência, estacionam carros nas calçadas, etc.
Durante essa caminhada que durou aproximadamente duas horas, fotografamos placas de sinalização, editamos locais no maps e adicionamos fotos de locais que visitamos.
O mais importante, porém, é que vivenciamos as dificuldades que uma pessoa com dificuldades de locomação enfrenta no seu dia a dia. Esse tipo de experiência nos enriquece como Local Guides.
Estou muito feliz de ter participado dessa iniciativa que está acontecendo em várias cidades do mundo. E antes do que perguntem? Mas apenas dois Local Guides em uma meetup? Não éramos apenas dois, mas parte de um grupo grande de Local Guides em todo mundo preocupados com acessibilidade e que estão ajudando a construir um Google Maps mais amigável para quem tem dificuldades de locomoção.