(Recap) Volta Redonda Acessível

No último dia 7 de dezembro, organizei na cidade onde eu moro, Volta Redonda, localizada a 130 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, uma Caminhada da Acessibilidade, como parte do projeto Worldwide Accessibility Walk [WAW] 2019 (Caminhada Mundial de Acessibilidade), idealizada pelo Connect Moderator @EmekaUlor

Participaram dessa caminhada fotográfica eu e @DanielBC, um amigo que recentemente ingressou no Programa Local Guides, embora já viesse contribuindo há algum tempo no Google Maps.

Nós percorremos uma das avenidas mais importantes da nossa cidade para conferir a acessibilidade dos passeios públicos e também dos estabelecimentos comerciais. Infelizmente como vocês podem ver nas fotos no album compartilhado, a qualidade do passeio da cidade não torna a região acessível. Além disso, a maioria das lojas não tem entradas acessíveis. As raras exceções são agências bancárias e casas lotéricas, que sofrem uma fiscalização maior do Governo Federal.

Outra coisa que nos deixou triste foi flagrar que muitos não respeitam as vagas de estacionamento demarcadas para pessoas com deficiência, estacionam carros nas calçadas, etc.

Durante essa caminhada que durou aproximadamente duas horas, fotografamos placas de sinalização, editamos locais no maps e adicionamos fotos de locais que visitamos.

O mais importante, porém, é que vivenciamos as dificuldades que uma pessoa com dificuldades de locomação enfrenta no seu dia a dia. Esse tipo de experiência nos enriquece como Local Guides.

Estou muito feliz de ter participado dessa iniciativa que está acontecendo em várias cidades do mundo. E antes do que perguntem? Mas apenas dois Local Guides em uma meetup? Não éramos apenas dois, mas parte de um grupo grande de Local Guides em todo mundo preocupados com acessibilidade e que estão ajudando a construir um Google Maps mais amigável para quem tem dificuldades de locomoção.

Link para o Álbum Compartilhado.

49 Likes

Just like in Greece @AlexandreCampbell I am so sorry it is really a problem. But this is a very big step to wake up people in your country. You must be proud for this first step. Thank you for sharing! Maybe I can have sometime the strength to write a recup about Greece.

2 Likes

Actually, it was my third meetup, my friend @Stella2 . but the other two I run in San Jose and Rio de Janeiro City, so a lot of Local Guides attended, but I wanted to face a challenge to host this Meetup in my city. Step by step I believe that it would be possible to build a community here. We need to start it. Thank you for your comment. Miss you

2 Likes

@AlexandreCampbell Obrigada pelo seu relato sincero. Não importa serem dois, o mais importante é sensibilizar o mundo para as necessidades que qualquer um de nós pode ter um dia. Beijinhos deste lado do Atlântico. :clap: :clap: :clap:

3 Likes

@AlexandreCampbell obrigado @Patriciapraca

4 Likes

Show! Parabéns pela iniciativa!

Infelizmente ainda precisamos melhorar muito a acessibilidade nos locais, principalmente restaurantes no Rio de Janeiro. Mas, com iniciativas desse tipo que podemos mobilizar mais pessoas a ver essa necessidade. Grande abraço! :sunglasses: :brazil: :+1:t2:

3 Likes

que buen recap amigo @AlexandreCampbell !! lindas fotos!

Se ve que lo pasaron genial!! Gracias por compartir una salida tan gratificante conociendo lugares que son accesibles para la gente con capacidades diferentes :slightly_smiling_face:

2 Likes

Obrigado @Patriciapraca @Avraham_Jurado @ParaenseCarioca e @mariorosas , os comentários de vocês são incentivadores. Ao longo do próximo ano, tenho outras ideais para meetups e vou compartilhar aqui com vocês os recaps.

4 Likes

Ficamos esperando e apoiando! Força meu irmão @AlexandreCampbell @. :clap:

3 Likes

Hi @AlexandreCampbell ,

Thanks for sharing the recap of your meet-up. And it doesn’t matter that you were only two Local Guide, the important thing is that you had fun you help a lot of people with your contributions.

2 Likes

@JavieraAu thank you very much. We had a great time and learned a lot about accessibility in our own city. :wink:

3 Likes

@AlexandreCampbell nice recap my friend!

5 Likes

Keep on the same way. I can’t wait to read the recap of your next meet-up.

3 Likes

@AlexandreCampbell boa, irmão. Desculpa só ter comentado agora, mas gostei muito de participar do encontro. Vou querer fazer um também em breve e conto com você la.

Abraços

3 Likes

Eu que agradeço, @DanielBC e conte comigo quando for realizar a meet-up

1 Like