Já imaginaram como seria um meet-up de fotografia sem ninguém tirando fotos? Eu também nunca tinha pensado nisso, mas tive essa ideia depois de ter que cancelar o meet-up presencial, mas que ainda vai acontecer.
Para não perder a animação e aproveitar o tempo de todos em casa, achei que seria uma boa ideia organizar o 1º meet-up de fotografia virtual. Digo primeiro porque gostei tanto do resultado que irão surgir outros, inclusive em inglês.
No total fomos 5 pessoas falando livremente por 1:30 horas sobre fotografia. Estávamos presentes:
Eu (RogerOhayashi) Desde que nasci vivi fotografia o tempo todo, meu pai trabalhou como fotógrafo por toda a vida;
@AlexandreCampbell Acredita que tirar fotos é a porta de entrada para muitos Local Guides;
@Barbara92 Adora tirar fotos, mas não gosta de aparecer nelas. Inclusive tem 5 milhões de visualizações nas suas fotos;
@pedrodefarias Começou no google maps tirando fotos para o street view, desde então não parou mais;
@sanchestom Um dedicado fotógrafo que sonha e se esforça muito para trabalhar com essa arte;
Nosso encontro começou com a gente se apresentando e conhecendo um pouco mais sobre nossa vida como Local Guides e como amantes da fotografia. Alguns de nós já se conheciam mas sempre temos novas informações para contribuir.
Antes de iniciar o meet-up também fiz questão de lançar um desafio: Quem quisesse podia compartilhar uma foto que gostava e explicar para gente o que achava tão bonito na imagem.
Foi muito legal ver que todo mundo trouxe fotos de própria autoria e que tínhamos tantos gostos em comum. Obrigado por deixarem eu compartilhar essas lindas imagens!
Essa foi a primeira vez da Bárbara em uma meet-up, ficamos muito contentes de conhecer uma nova Local Guide. Ela é de Goiânia e descobriu o Connect recentemente, mas já está ativa na rede. Bem-vinda Bárbara!Ah, uma coisa legal que ela gosta de compartilhar videos no Google Maps.
As duas duas fotos que a Bárbara trouxe mostram uma luz linda. Todos nós concordamos que os melhores momentos para ter uma boa luz acontecem no amanhecer e no entardecer. Ela diz que a foto da rua vazia mostra a luz que bate nas árvores e deixa uma cor dourada muito bonita. Inclusive esse é o papel de parede do celular dela.
A foto de cima foi tirada em Lousã, no modo panorâmico e cheia de detalhes no céu, nas turbinas eólicas, no balanço de madeira. Mas o que deixa a Barbara mais feliz é a lembrança desse dia frio com a irmã.
Realmente, esse é um ótimo ponto da fotografia: capturar momentos não só na imagem mas também nas memórias que a gente tem.
Instagram: @barbaralelis
O Alexandre também não poderia perder esse encontro, ele já estaria aqui em São Paulo para o encontro presencial e fez questão de comparecer no virtual. No passado, teve a oportunidade de fazer revelações de fotos do modo antigo, na sala escura colocando as fotos em produtos químicos junto com o fotógrafo que era responsável pelas imagens.
Ele também trouxe duas fotos com grande significado e de ótima qualidade.
A primeira imagem é da Serra da Beleza, com a vista de Minas Gerais. É uma imagem logo depois do nascer do Sol e um lugar que ele costuma ir com frequência porque é perto de onde mora. Um fato curioso: nesse lugar já foram avistados OVNIs (UFOs), por isso é um ponto que atrai bastante curiosos.
O que ele mais gosta nesse lugar é a sensação de paz e tranquilidade.
A segunda foto é um momento que tem muito significado emocional para o Alê. Ele lembra desse dia com muito carinho, e fez questão de falar o nome de cada participante do time brasileiro. De acordo com ele, essa foto mostra a diversidade de pessoas que têm no nosso país.O Alexandre também comentou que adora tirar fotos para o Google Maps, mas que não apaga nenhuma do celular. Quando perguntamos o por quê dele fazer isso, a resposta foi “Vai que eu preciso…”
Instagram: @alexandrecampbell
O Pedro já trabalhou como fotógrafo mas hoje gosta mais de tirar fotos como hobby. Ele é de Fortaleza e faz questão de mostrar as belezas da cidade que mora. Na foto que ele mesmo tirou num fim de tarde lindo, ele conseguiu capturar muita informação. A gente ficou olhando para essa foto por bastante tempo. Além do céu alaranjado, temos um navio naufragado no fundo, duas pessoas estão admirando a paisagem no pier abandonado. Da pra passar horas olhando cada detalhe.Ele já tirou fotos em eventos, duas vezes em casamentos mas diz que viver de fotografia é difícil.
Instagram: @pedrodefarias
O Tom também caprichou na foto no fim da tarde. Disse que estava no lugar certo no momento certo. Ele trouxe uma imagem muito bonita de um amigo, que passou bem na frente da luz do Sol e deixou essa mistura de laranja, preto e azul.O Tom também aproveitou e ensinou um pouco sobre o formato RAW que existe nas câmeras profissionais. Ele prefere usar esse formato para salvar as fotos, porque consegue fazer edições se precisar. É um formato cru e puro que as câmeras conseguem armazenar.
O Tom ama tirar fotos e eu acompanho muito do que ele faz pelo instagram. Ele sonha em viajar o mundo fazendo isso. Tirar fotos de paisagens e de moda são coisas que ele é apaixonado. Da pra ver que tem muito talento e emoção nessa imagem.
Instagram: @txmsanx & @tom_sanx
Por fim, essa é minha imagem favorita. Do mesmo jeito que o Tom disse, eu estava no lugar certo e na hora certa. Essa foto é simples mas cheia de detalhes, me traz lembranças ótimas de um dia no parque e me faz olhar para o futuro sabendo que nada é impossível. Estar lá nesse dia era um sonho que eu sempre tive, e que consegui realizar.A foto mostra um senhor andando de bicicleta perto do High Park em Toronto. A luz do fim do dia contrasta com as sombras que as árvores fazem. A profundidade, o caminho e a estrada vazia são coisas que eu fico observando sem parar.
Instagram: @ohayashiphoto
Esse meet-up foi muito mais do que eu imaginei que seria. Quero muito agradecer às pessoas que participaram e fizeram o encontro ser tão agradável. Falamos de tantas coisas, que fica impossível escrever tudo aqui. Sem dúvida foi uma troca de experiências e sentimentos durante essa uma hora e meia de conversa.
Estou muito animado para organizar o segundo, terceiro e muitos outros meet-ups de fotografia.