[RECAP] Encontro Mensal de Julho #LocalGuidesBrasil

Essa foi oficialmente a primeira Reunião Mensal realizada pelos #LocalGuidesBrasil. Antes de tudo, gostaríamos de explicar o propósito desse encontro (meet-up).

A reunião mensal acontecerá aos segundos sábados de cada mês, a não ser que tenhamos algum problema de agenda. Ela será exclusivamente virtual e servirá como fonte de comunicação entre os Local Guides de todo o Brasil, para troca de experiências sobre outros meet-ups, comunicados e ideias. Vamos manter uma agenda baseada em coisas feitas no último mês e ideias para o mês atual.

Nesse encontro tivemos a participação do @AlexdreOliveira , @CSouza , @Elis_a_beth , @GiulianoOrlando , @MaximinoSantos , @OtavioWong , @SilvaniaMaria07 .

Ajudaram na organização @AlexandreCampbell , @RogerOhayashi e @SarahKa

O Giuliano começou compartilhando uma ideia para encontros futuros: quinzenalmente podemos ter uma apresentação em que cada pessoa compartilhará interesses pessoais relacionados ao maps, utilizando “quizes” para manter a reunião interativa. O Alê Campbell sugeriu utilizarmos uma plataforma de quizes para fazer um jogo entre os participantes. Também optamos pelo nome “Descubra o Brasil” e vamos tratar desse assunto em mais detalhes com o Giuliano.

Clóvis também comentou que está preparando o encontro sobre o povo Gaúcho, com detalhes que ele tem aprendido durante sua pesquisa. Assim que tivermos novidades compartilharemos nos grupos de comunicados.

Aproveitando o tema, comentamos sobre o projeto de comunicados no Telegram, a partir do #LocalGuidesBrasil Jornal. A ferramenta está sendo útil como meio de comunicação entre Local Guides, informando sobre artigos, encontros, e assuntos relacionados ao maps.

O grupo já está funcionando há 1 mês e caso tenham interesse em participar, podem enviar uma mensagem privada para Alê, Sarah ou para mim. Apesar de existirem outras formas de comunicação, o grupo está se limitando a assuntos e pequenas trocas de informação, enquanto outros grupos continuam como oportunidade de bate papo entre as pessoas.

Falando sobre realizações do último mês, um tópico importante foi o Desafio de Junho pedindo para os Local Guides compartilharem seu local favorito. Cada pessoa compartilhou um breve resumo do local e esses lugares viraram uma lista pública no Google Maps. A Sarah comentou sobre o processo desde o envio do artigo até a confecção da lista. O maior desafio foi manter as pessoas engajadas e participativas.

Partindo desse ponto, o Otávio deu ideias de como poderíamos tornar as pessoas mais engajadas para eventos futuros. E também deu a ideia do Desafio de Julho que será publicada e divulgada em alguns dias.

O Alê Campbell finalizou com alguns comunicados importantes que ocorreram no último mês, como: reportar perfis, novas badges e como ajudar empresas locais. (Lembrando que os comunicados podem ser traduzidos para Português).

E também com uma boa noticia sobre a unificação da tag de língua portuguesa, que antes estava separada entre Português Brasileiro e Europeu. Essa ideia foi enviado pelo próprio Alexandre e aprovada em questão de semanas. Com essa mudança temos uma comunidade de falantes do Português maior, e agora podemos compartilhar artigos com pessoas de outros países.

Esperamos que o encontro tenha sido bem aproveitado por todos e que possamos nos falar mais uma vez daqui a um mês.

Se tiverem dicas, comentários ou opiniões, podem fazer aqui na parte de respostas.

15 Likes

Orgulhoso em participar deste meet up! Desde que as reuniões virtuais se tornaram comuns por conta da pandemia, temos visto a dificuldade de anfitriões, e também dos participantes, na organização de encontros, no mundo todo. Muitos casos viraram memes, inclusive. Essas coisas fazem diminuir o interesse e, consequentemente, a participação.
Todavia, #LocalGuidesBrasil, em especial os hosts Alexandre, Roger e Sarah, têm conduzido muito bem os encontros e mostrado o quão eficientes podemos ser nos planejando.

“- Imagine se os BR’s fossem organizados!?”

Se você caiu aleatório nesse post e leu até aqui, venha participar de um de nossos encontros e contribuir com sua comunidade.

3 Likes

:brazil:

Boa noite amigos
@AlexandreCampbell
@RogerOhayashi
@SarahKa .
Gostei muito desse encontro pena que não participar logo no começo Aconteceu que eu vi o horário errado era 15 horas eu vi 17 horas eu mudei de óculos agora, outro grau. Não tive uma participação mais concreta porque a minha conexão está caindo muito, com conexão wi-fi e da da vivo. Deve haver sempre encontros eu gostei, apoio o grupo. Sempre trazendo mais local guides do Brasil para a gente conhecer.
Parabéns os idealizadores do encontro gostaria de participar de outros também Deus abençoe a todos se cuidem. Usem :mask: Máscaras, só saiam se necessário. :brazil: Abraços.

3 Likes

Oi @SilvaniaMaria07 e @MaximinoSantos muito obrigado pela participação de vocês, que sempre enriquecem muito a nossa discussão. Eu concordo, com você, Max, acho que aos poucos estamos mostrando que é possível fazer algo que seja organizado e divertido. Em tempo: isso se deve muito ao nosso @RogerOhayashi .

1 Like