Ola para todos. Sei que 'e bem pessoal a questão de cobrança do serviço de Fotos 360. Mas estou começando e não tenho ideia de como formatar uma tabela. Alguém poderia ajudar, dar uma dica…
Faaaala @Rafaelgauss
Eu também estou me planejando pra entrar nessa área. Mas ainda falta juntar “tempo” ($$$) pra câmera que eu almejo.
O preço que você vai praticar vai depender de muitos critérios.
1) Saiba qual é o nível de qualidade do seu trabalho e encontre o público-alvo correspondente:
Como você bem deve saber, existem vários modelos de câmeras 360º, no próprio site do Street View aparecem sugestões que vão desde modelos de entrada como Ricoh Theta até outros modelos que custam um carro.
Pode parecer meio óbvio, mas na prática, é bom ter um público alvo, clientes exigentes pagam bem, enquanto outros clientes querem algo rápido e prático mas não tem muita disposição de pagar muito por isso.
Conheço gente que faz foto com uma Gear 360º da Samsung por 100,00 pra empresas de pequeno porte (Lojinhas, lanchonete, etc…). É tipo de serviço rápido, prático, que não demanda de muito equipamento, nem muito do seu tempo.
Se você pensa em fazer uma cobertura de evento com Streaming ao vivo em 360º, pra casamento, shows pequenos, comércio mais requintado, etc… considere ter um equipamento com mais definição e qualidade (Xiaomi Mijia 360º por exemplo), os preços podem variar desde 350,00 ou 1500,00 até 5000,00, dependendo do nível da produção e do equipamento que você usou. A não ser que seja como o show do Paul McCartney, gravado em 360º, uma produção assim é outro nível e custa dezenas de milhares.
2) Leve em consideração TODOS os custos:
Aqui é outra coisa onde muita gente se perde, saber definir o custo operacional e estipular uma margem de lucro saudável.
Leve em consideração que você gostou uma grana em um equipamento que tem uma vida útil, ou um dia pode vir a dar manutenção.
Você pensa em trocar de equipamento a cada 1 ou 2 anos? (É bom se manter atualizado). Considere o tempo que você leva pra fazer o serviço todo, sua mão de obra precisa estar embutida no preço.
Outros custos diversos como por exemplo deslocamento também devem fazer parte dessa soma.
Margem de lucro é bastante questionável… Como eu disse antes, depende muito do nível de qualidade que você quer entregar. Mas pense sempre que pro seu negócio ir pra frente, precisa render.
Boa Tarde
A elaboração de preços de serviços depende de um projeto, elaborar um, lhe ajudará ter uma base para saber seus custos.
Levando em conta alguns critérios abaixo:
Mão de Obra, “Hora de trabalho e Equipe”;
Equipamento, “Depreciação desgaste e manutenção”;
Acabamento, “Edição e Finalização”;
Deslocamento;
Material de aplicação direta " Cenários e Adereços";
Alimentação;
Hospedagem e serviços de Terceiro;
(Incluir ou Excluir itens acima.)
Margem de lucro em percentual.
Observações:
-
O Perfil de seu cliente e o numero de fotos que será tirada, tem que ser levado em conta.
-
Lembre-se, que preços abusivos pode causar problemas depois.
-
Os valores são uma média ou podem ser exatos.
-
Não deixe de cobrar por nenhum serviço e siga o que esta no projeto e no contrato de prestação de serviços.
-
O chute pode ser um valor alto ou baixo.
Atenciosamente,
Sérgio Trindade
Olá, @Rafaelgauss !
O valor que você vai cobrar é de acordo com o valor que você vai dar ao seu trabalho, como bem indicou os demais acima.
Alguns exemplos do que eu acompanho. Já vi profissionais cobrarem 50 reais por imagem outros 200/ 300 por imagem. Há profissionais que cobram que não fazem o tratamento das imagens e acabam cobrando mais barato. Outros fazem finalizações e personalizações incríveis.
Então o valor que você vai cobrar vai muito de frente da qualidade do serviço que você vai prestar.
Abraços
Saudações,
Eu não entendi uma coisa, você estaria cobrando para gravar um estabelecimento em 360 graus e queria saber o valor a cobrar ( isso entendi ) o que eu não entendi é; se a sua intenção seria de usar depois essas imagens no serviço do Google LGs?
Pelas regras da comunidade lgs, acredito eu que seria ilegal cobrar por divulgações.
Abraços
Billy Anderson
Olá
O amigo acima disse que é contra as regras, é ilegal cobrar para fazer algum serviço no Google MAPs/Google meu negocio, eu entendi corretamente?
O Brasil está repleto de pessoas que vendem serviços de fazer fotos 360 para estabelecimentos.
Alguém com experiência no assunto poderia responder e passar os links de dizem sim ou não a cobrança por serviços de divulgação?
Muito obrigado a todo