Projeto Tamar

O Projeto Tamar trata-se de um projeto que iniciou em 1980 para promover a preservação de Tartarugas ameaçadas de extinção através da Educação Ambiental.

No Brasil, as Tartarugas costumavam ser utilizadas pelo homem na alimentação, para fazer pentes, entre outros, após o início das atividades do Projeto Tamar esta realidade modificou-se e as colônias de pescadores que antes capturavam Tartarugas estão utilizando outros meios de subsistência considerados não predatórios, tais como, turismo, fabricação de rendas, pesca artesanal e artesanato.

O Projeto Tamar está presente em 26 lugares no Brasil, sendo 9 estados. Desde o seu início, o projeto já permitiu a conservação de mais de 35 milhões de tartarugas das espécies tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-couro e tartaruga-verde que foram soltas no mar.

Tive a oportunidade visitar o Projeto Tamar na Barra da Lagoa em Florianópolis. O centro de visitação fica aberto todos os dias das 9:30h as 17:30h, o ingresso custa R$16,00, crianças com até 1,2m de altura não pagam e estudantes e idosos pagam meia entrada.

O centro oferece uma Visita Guiada onde a guia explica perfeitamente toda a história do projeto e peculiaridades de cada espécie de tartaruga em exposição. Também, existem outras atividades que podem ser acompanhadas como Cine Tamar, Alimentação Interativa e Soltura de Tartarugas.

Neste centro, também ocorrem ações educativas principalmente para crianças, possui um palco para apresentações e espaço para crianças. As escolas podem solicitar visitas mediante agendamento prévio.

As tartarugas são muito carismáticas, quando falamos com elas tiram a cabeça fora da água é uma experiência fantástica. Porém, não é permitido tocar nas tartarugas.

Foto 360 Projeto Tamar Floripa

Foto 360 Projeto Tamar

26 Likes

@user_not_found que post legal, eu não sabia que tinha projeto Tamar no sul, eu já fui no de Ubatuba, achei bem legal.

Quando fui em Manaus em uma aldeia, eles tinham carne de tartaruga, não tive coragem de experimentar.

Oi @alexandradias Ah carne de tartaruga eu acho que também não teria coragem…

Que foto mais linda, amei!

1 Like

Thanks for sharing this amazing project @user_not_found I don’t think I would dare either @alexandradias

What lovely animals turtles are, I hope someday everyone can understand that and take better care of nature

1 Like

Olá @user_not_found ,

Obrigado por compartilhar conosco um pouco do Projeto Tamar. Eu como a @alexandradias também não sabia que haviam outro projetos ainda mais no sul do país. Também já estive várias vezes no Projeto Tamar em Ubatuba para ver as tartarugas e os pinguins. =)

Eu também gostaria de lhe informar que acrescentei a Language Label - Portuguese Brazilian no seu post.

1 Like

Great to know about these useful associations to preserve the life of these animals!
Thanks for this very detailed post @user_not_found !

Bye,

David

1 Like

@user_not_found wow. Amazing post. Thanks for share with us

1 Like

Olá a todos.

Estou muito feliz por saber que mais cidades têm esse projeto.

Muito obrigado por compartilhar.

Saudações.

1 Like

Que legal que teve oportunidade de interagir com esse projeto!

Parabéns e obrigado por compartilhar conosco em Português do Brasil! :brazil::grin::+1:t2: