Praia do Matadeiro - Florianópolis/SC, Brasil (Jan 2019)

Olá Local Guider’s! (hahaha)

Hoje, vou compartilhar uma experiência junto às belezas naturais do meu estado, Santa Catarina (apelidada de “Santa e bela Catarina”).

Em janeiro deste ano (2019), passei uns dias na ilha de Florianópolis (capital de Santa Catarina) e visitei algumas praias. Como moro há algumas horas de Florianópolis (Floripa para os íntimos hahaha), comumente vou à ilha.

A bela visita que registro hoje envolve a Praia do Matadeiro.

Localizada no Sul da ilha de Florianópolis, separada da praia da Armação por um Rio, bem menos explorada do que as famosas praias do norte da ilha, como Jurerê e Canasvieiras. é realmente um refúgio da natureza.

Em geral, as praias do Sul da ilha são bem menos exploradas e mantém a raiz de Florianópolis, voltada a pesca. O lado mais tradicional e longe das grandes badalações, mas não menos interessante!

Para chegar a Praia do Matadeiro, você tem que ir até a praia da Armação e dela fazer a travessia do rio e pegar uma trilha entre as pedras da encosta e vegetação nativa, até chegar ao destino. A trilha é curta e de fácil acesso, com parte concretada, e já é um charme por si só, pois, você vai vendo aos poucos a praia de longe.

É relativamente tranquilo de levar crianças, porém deve tomar cuidado com as pedras.

Minha sugestão é não ir com exagero de pertences, porque tudo é carregado por nós pela trilha e precisa da travessia do rio, que, em determinadas épocas está mais cheio. Mas cadeiras, guarda-sol e um cooler são tranquilos de carregar.

A praia é praticamente inabitada, com apenas algumas casas nas encostas e uma lanchonete/bar. Toda infraestrutura fica na Praia da Armação.

Então, caso você queira um pouco mais de conforto, deverá levar sua cadeira de praia, seu guarda-sol e o que desejar na mão pela trilha.

Uma curiosidade: já teve épocas em que o mar esteve revolto e com a maré muito alta, inviabilizando o acesso a praia do matadeiro. E em caso de cheia do rio de travessia, já foi necessário passar de prancha, pois, não dava pé. Mas tudo isso em situações excepcionais e dependendo da época do ano (mais para o outono/inverno). No verão, esteve bem tranquilo.

As águas são, limpas, mais para frias (natural do sul do Brasil) e as ondas de medianas a grandes. Quando fui em janeiro/19, a água estava mais para gelada e as ondas medianas/pequenas.

Ouso dizer que é a minha praia preferida da ilha, pois, é uma beleza natural, praticamente inexplorada.

Vamos conhecer as fotos do paraíso?

E aí, deu vontade de conhecer?

Até a próxima!

7 Likes

Fantástica essa praia, já fui umas 10 vezes. Vale a pena! Parabéns pelas fotos!
ABS

1 Like

Nossa, que lugar lindo… Assim que possível pretendo conhecer Floripa :grin:

1 Like

Ah, vc vai gostar!!

Que Lindo.

Con esto blog tu vas a venir selectionada por el connect event en Noviembre

1 Like

Que assim seja :pray:! Obrigada!

1 Like

Desculpa. Mio Portuguese no buono. Yo soy italiano

1 Like

Espero de encontrarte en California

beautiful place love the beach the sea is paradise.
i like brazil

1 Like