Pinhão is very popular in southern Brazil, more specifically in my state of Paraná, whose symbol is its tree, called Araucária.
The pine nut is the seed of the araucaria. Formed inside a pinecone, closed, which over time opens until the pinion is released.
It is an appetizer that is usually tasted cooked, but it can be enjoyed in different ways, baked or as an ingredient in other recipes.
Foods present in the cold months here in the south of the country mainly.
19 Likes
Oi @Eros_Hassen , eu adoro pinhão, aqui na minha região, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, também é muitíssimo comum, eu lembro desde criança quando meu avô ia pra “Roça” que ele tinha algumas “léguas” da cidadezinha (Conservatória) onde a gente morava e voltava carregado de pinhão. Mais tarde, eu descobri que a região de Visconde de Mauá, também aqui no Rio, que faz divisa com Minas e São Paulo, também tem uma tradição forte de pinhão. Inclusive todos os anos (possivelmente, esse não), há o tradicional Festival do Pinhão, que é dividido em duas partes: uma popular, com comidas de ruas relacionadas ao pinhão, e o concurso gastronômico, onde vários chefs concorrem com pratos a base de pinhão.
Obrigado por trazer de volta memórias tão boas.
Um abraço
2 Likes
@AlexandreCampbell
Eu q agradeço pelas informações.
Realmente, pinhão é tudo de bom. Pinhão é vida… Kk
2 Likes