Pastel: esse é um delicioso salgado típico de São Paulo, massa super fina com recheio e originalmente
salgado.
Sua origem é chinesa, pelo que consta a história, os imigrantes chineses tentaram
imitar aqui o rolinho primavera e dai originou os pasteis, ai vieram os japoneses
e para camuflar suas origens e evitar o preconceito(isso porque o Japão lutou na guerra pelo Eixo),
começaram a abrir barraquinhas de pastel.
Hoje conhecemos o pastel como uma comida japonesa, mas é uma comida brasileira,
eu mesma fiquei chocada quando vários amigos orientais me disseram que não existe
pastel no Japão, talvez hoje em dia até exista por conta de tantos imigrantes
brasileiros.
O tradicional mesmo é o que compramos em feira livre, o típico pastel de vento,
acompanhado de caldo de cana e
claro, a barraquinha tem que ter um japonês, senão o pastel não é bom.
A bebida que acompanha o pastel é o caldo de cana geladinho, podemos escolher puro, com limão
ou abacaxi, o pastel eu como sem molhos, mas há quem goste com vinagrete, catchup ou pimenta.
Até os anos 2000, existiam poucos tipos de recheio, basicamente carne, queijo e um
com tudo que incluia até ovo, hoje em dia, existem vários tipos de recheio, inclusive recheios
doces, temos também os mais requintados como o famoso pastel de bacalhau do mercadão em SP, esse
tem mais recheio que massa.
Agora encontramos pasteis não só nas feiras, mas também em restaurantes por kilo, barracas em outros lugares,
alguns locais fazem até o marketing: Pastel de feira, pois esse sabemos que é o melhor.
Quem preferir pode comprar a massa e fazer em casa, ou então comprar a massa em supermercado, mas não
se engane, a massa de supermercado não é tão boa.
Hoje encontramos pastel no país inteiro.
Ultima observação: em Portugal, pastel é totalmente diferente, é um doce a base de natas, os famosos
pastéis de Belém, mas não tem nada a ver com o nosso famoso pastel de feira.