Pastel: comida típica de São Paulo - Brasil

Pastel: esse é um delicioso salgado típico de São Paulo, massa super fina com recheio e originalmente
salgado.

Sua origem é chinesa, pelo que consta a história, os imigrantes chineses tentaram
imitar aqui o rolinho primavera e dai originou os pasteis, ai vieram os japoneses
e para camuflar suas origens e evitar o preconceito(isso porque o Japão lutou na guerra pelo Eixo),
começaram a abrir barraquinhas de pastel.

Hoje conhecemos o pastel como uma comida japonesa, mas é uma comida brasileira,
eu mesma fiquei chocada quando vários amigos orientais me disseram que não existe
pastel no Japão, talvez hoje em dia até exista por conta de tantos imigrantes
brasileiros.

O tradicional mesmo é o que compramos em feira livre, o típico pastel de vento,
acompanhado de caldo de cana e
claro, a barraquinha tem que ter um japonês, senão o pastel não é bom.

A bebida que acompanha o pastel é o caldo de cana geladinho, podemos escolher puro, com limão
ou abacaxi, o pastel eu como sem molhos, mas há quem goste com vinagrete, catchup ou pimenta.

Até os anos 2000, existiam poucos tipos de recheio, basicamente carne, queijo e um
com tudo que incluia até ovo, hoje em dia, existem vários tipos de recheio, inclusive recheios
doces, temos também os mais requintados como o famoso pastel de bacalhau do mercadão em SP, esse
tem mais recheio que massa.

Agora encontramos pasteis não só nas feiras, mas também em restaurantes por kilo, barracas em outros lugares,
alguns locais fazem até o marketing: Pastel de feira, pois esse sabemos que é o melhor.

Quem preferir pode comprar a massa e fazer em casa, ou então comprar a massa em supermercado, mas não
se engane, a massa de supermercado não é tão boa.

Hoje encontramos pastel no país inteiro.

Ultima observação: em Portugal, pastel é totalmente diferente, é um doce a base de natas, os famosos
pastéis de Belém, mas não tem nada a ver com o nosso famoso pastel de feira.

115 Likes

Oi @alexandradias adorei seu post, gosto muito de pastel e caldo de cana também

11 Likes

Hello @alexandradias yummy post thank you for sharing with us…

6 Likes

Olá @alexandradias ! Não é verdade que em Portugal não há pastéis salgados. Muito pelo contrário. Temos uma enorme variedade de pastéis salgados. Pastéis de Chaves e de vitela, Pastéis de Bacalhau (os do Brasil são de origem portuguesa), empadas de galinha, rissóis de carne e camarão, etc. Todos eles salgado. Você já esteve em Portugal? São todos deliciosos!

13 Likes

@Patriciapraca adorei ver uma portuguesa interagindo em meu post,muito obrigada!!!

Sim, eu já fui algumas vezes a Portugal,sou uma brasileira fake, meus pais são da ilha da madeira.

Para nós brasileiros, pastel e essa massinha fina que existe aqui, e diferente do pastel encontrado em Portugal.

A propósito, eu adoro todos os pastéis portugueses também!!!

Obrigada por compartilhar a foto dos pastéis portugueses!

9 Likes

@alexandradias que coincidência! Estou a viver na ilha da Madeira, apesar de ser de Aveiro. Pergunte a seus pais se Pastel de Chaves não é feito com massa fina. Quando voltar cá vai ter que provar. Na Madeira não se vê muito, mas no continente há em muitas pastelarias.

9 Likes

Thank you @alexandradias and @Patriciapraca for sharing!

haha… I love pastries! I don’t even think what her origin is))))

7 Likes

@Patriciapraca esses pastéis são diferentes, meus primos e tios tanto os que moram em Lisboa quanto os que vivem na Madeira nunca viram iguais aos que temos no Brasil, quando eles vem ca, compram rolos de massa, a gente congela e eles levam.

6 Likes

@Patriciapraca perguntei para meu tio que conhece o pastel de chaves, esse nós chamamos de folhado no Brasil, também é uma delícia! o pastel brasileiro não vai manteiga na massa, e muito dificid acertar o ponto da massa.

Comparando com o pastel de chaves, e como se ele fosse apenas uma.lamina de massa, e ele e frito.

Em Lisboa já há restaurantes brasileiros com esse tipo de pastel que falei, espero que tenha a oportunidade de experimentar :).

7 Likes

Olá @alexandradias ! Obrigada, já experimentei quando fui aí ao Brasil em 2007, mas é sempre bom saber de outros sítios mais perto! No entanto, a massa do pastel de Belém ou de nata também não é igual à que você está falando!

10 Likes

Hummmm. Quando visitar Smoa vou procurar. Amo pastel!

4 Likes

Ha uma exclusividade da Nomenclatura « de Belém » por isso todos os outros são chamados pastéis de Nata. Acho os dois maravilhosos, então cada lugar que ver escrito pastel de nata ou pastel de Belém…EXPERIMENTE !!! #FicaaDica #FelizDomingo

5 Likes

@AnaLuciaWine também gosto dos dois, independente do nome :).

4 Likes

Olá @alexandradias,

Nossa que saudades viu e que post delicioso. Eu particularmente adoro um pastel e se for de frango com catupiry então melhor hehe. E eu concordo com a @lucianavelasques, pastel tem que ter caldo de cana para acompanhar.

Eu ia muito nas feiras (terças e quintas) para comprá-los quase que religiosamente hehe.

Apesar de saber como fazer a massa do pastel eu nunca tentei aqui…agora você me deu a ideia :wink:

5 Likes

Olá, @alexandradias !

Parabéns pelo post e obrigado por compartilhar em português do Brasil!

Adorei saber mais sobre esse lanche que adoro!

Eu e minha esposa às vezes trocarmos nossas janta por um delicioso pastel com suco, refri ou um drink caseiro (caipirinha ou vodka com guaraná rs). Tem um local perto de casa que é bem saboroso, com delivery, e que pode ser recheado com até 15 opções! Kk eu sempre mexo um pouco pra espalhar o recheio antes de saborear kk

Grande abraço e vamos comer pastel! Kk :clap:t2::full_moon_with_face::brazil:

3 Likes

@FelipePK você não sabe fazer brigadeiro e sabe fazer massa de pastel?

Eu acho bem difícil acertar o ponto dessa massa.

6 Likes

Olá @alexandradias ,

hehehe né? A verdade é que eu não gosto muito de coisas doces, mas de vez em nunca eu como uma coisinha ou outra.

Minhas habilidades na cozinha são herdadas de tempos que minha família teve um restaurante. Aprendi muita coisa dessa época porque foram mais de 20 anos. =P

5 Likes

@FelipePK que legal sua família teve restaurante, grande aprendizado.

@alexandradias também acho mais difícil fazer a massa do pastel, tem que acertar bem os ingredientes e sovar bem a massa senão fica grossa demais, eu nunca acertei, sempre compro pronta para fazer em casa

7 Likes

Hi @alexandradias , I kept hearing small things about it but didn’t know much. Thank you for this detailed post, things finally make sense to me now! Hahah

Pastel looks very good, similar to empanadas and some pastries here

5 Likes

@Jesi I love empanadas Argentinas

6 Likes