Passeio de bicicleta no interior de Minas Gerais

No último domingo, fui dar uma volta de bicicleta pelas redondezas da minha cidade, na zona rural. É uma área que eu gosto bastante de ir, principalmente por remeter a minha infância. Além de ser um lugar muito fresco, e gostoso de passear. Então “bora pro camin da roça!”

Antes de entrar na estrada de terra de fato, passei no horto florestal daqui que, hoje tem o nome de: "Estação Ecológica Água Limpa”. É mantido pelo Instituto Estadual de Florestas IEF-MG e foi criado em novembro de 1923. A vegetação predominante é a Mata Atlântica e é bem engraçado que, assim que entramos nos limites da reserva, a temperatura parece cair mais de uns 5 graus.

Há um tempo, estava meio abandonado e era até perigoso ir lá por ser mata bem fechada. Porém hoje vivemos uma realidade bem diferente, ainda bem. Das vezes que fui lá, há sempre bastante gente, seja fazendo piquenique, crianças brincando, pessoas fazendo trilhas, outras tirando fotos ou simplesmente indo lá para ter o contanto com a natureza, o frescor e o silêncio. Há um espaço no meio da mata onde é possível fazer isso e onde está um centro de visitações.

Antes de se tornar horto florestal, lá era uma fazenda que produzia café. Inclusive tem as ruínas da fazenda lá ainda. Agora, dividindo espaço com as árvores.

A entrada do horto, é o ponto final da rua pavimentada, depois, só estrada de terra. Em poucos minutos, a mata fechada fica para trás e dá lugar a espaços mais abertos, pastos, fazendas, vacas… Meu objetivo final era um local chamado Sinimbu. Fica a aproximadamente 7 km da Estação Ecológica.

Como não chove a mais de um mês, a poeira estava forte. Em alguns momentos tive que parar quando vinha um carro e esperar um pouco a poeira baixar. Mas isso não estragou o passeio. Não era um dia quente e mesmo fora da área de mata, há bastante árvores pelo caminho, sendo assim, em alguns pontos dava até um ventinho frio.

Pelo caminho, há muito o que observar. Pastos, plantações, vacas, rios, açudes, resquícios de mata, morros, a simplicidade do interior de Minas. E aí que me vem a nostalgia. Sempre lembro das brincadeiras, das voltas de charrete, de subir até no alto dos pastos, tomar banho de cachoeira, comer uma fruta no pé… já que meu tio tinha um sítio por essas redondezas e eu frequentava lá. Além de sempre pensar como deveria ser ali: anos atrás; no século passado; antes dos portugueses chegarem nessa região.

Aí nessas horas de pensamentos, eu não percebo um cachorro e ele vem correndo atrás de mim raivosamente. É a hora de por toda a força no pedal e ir embora.

Em um trecho, passa-se ao lado de um rio, que fica em um pequeno vale. Existe uma cachoeirinha que eu e meus primos íamos muito lá. O acesso está bem complicado, pois tem que descer uma trilha íngreme no meio da mata. E aparentemente, o local não é tão frequentado mais. É um local gostoso, fresco e escuta-se só o barulho da água e da mata.

De volta a estrada, continuei seguindo até chegar em Sinimbu. Sinimbu na verdade é o nome de uma fazenda que existe lá. No século passado era grande produtora de café e havia uma estação de trem, hoje desativada, que escoava todo o café ali produzido. Atualmente, só tem um bar ao lado da estação, a fazenda e alguns poucos sítios próximos. De longe é um local muito movimentado. Cruzei uma ponte que tem ali, sobre o Rio Pomba e andei mais um pouco, até achar uma sombra e um lugar mais tranquilo, para descansar e fazer um lanche.

Por fim, retornei para casa com o espírito renovado e calorias queimadas após esse passeio. Espero que tenha curtido esse passeio, assim como eu!

E me conte, há algum lugar em especial que lhe remete a sua infância? E gosta de passear em zonas rurais ou prefere ficar na cidade mesmo?

Até a próxima!

P.S: não foi a primeira vez que eu presencio isso, mas no fim da tarde, nas proximidades da estação ecológica aparece muitos quatis. Mas são bem ariscos.

33 Likes

@rodriguespauloc excellent post and the pictures are amazing!!!

3 Likes

Que privilegio, @rodriguespauloc . Um passeio de bicicleta por lindas vistas como essas. Eu amo Minas Gerais. Parabéns pelas fotos.

2 Likes

@rodriguespauloc que delícia de lugar!

Eu amo a natureza e sinto muita falta dela morando na cidade grande.

Adoraria ir pra um lugar desses nas próximas férias.

Parabéns pelo post, ficou ótimo!

2 Likes

Que legal seu post, @rodriguespauloc !

As fotos ficaram ótimas, principalmente a do rio. E cuidado com os cachorros na próxima! Kkk

Eu prefiro ficar na cidade mesmo, até por que minha esposa é alérgica a alguns tipos de mosquitos então melhor não arriscar kkk

Mas, minha infância foi no meio de visitas ao interior do Pará, apesar de ter nascido na capital. Gosto também desse clima agradável e calmo.

Parabéns pelo post e por compartilhar conosco em Português!

Grande abraço!

Vou compatilhar no grupo Local Guides Brasil no Facebook e no WhatsApp :brazil::grin::+1:t2:

2 Likes

@rodriguespauloc que legal!

Eu gosto muito de cidade e de interior, como moro em São Paulo, faço Walking tours pela cidade mesmo, descobrindo o que há de legal nos bairros, em breve farei um post sobre meu passeio do último sábado

3 Likes

Thank you @Male2019 !

1 Like

Obrigado @AlexandreCampbell !

2 Likes

Obrigado @sarahroth ! Lugares assim trazem uma paz muito grande!

2 Likes

Obrigado @ParaenseCarioca !

Lugares assim, realmente não é bom para pessoas que tenham alergias a insetos. Eu gosto muito de cidade grande, apesar de morar em uma pequena. Mas ir para uns lugares como esse é sempre bom.

1 Like

Obrigado @alexandradias ! Eu fico meio dividido entre cidade e interior. Moro no interior, mas ainda assim aqui tem um certo movimento. Finalizando a faculdade pretendo me mudar e tenho certeza que sentirei falta.

1 Like

É sempre bom ir para lugares assim, @rodriguespauloc , longe da agitação, com paz e tranquilidade, e levar máscara para evitar respirar muita poeira na estrada, se precisar rs e pra ela que é alérgica basta levarmos repelente e já dá pra evitar problemas :smile::+1:

1 Like

Olá @rodriguespauloc ,

Muito legal o seu passeio e nossa me fez lembrar de diversas coisas assim. Meu pai tinha um sítio em Paraibuna - SP e costumávamos ir todo final de semana. Na propriedade passava o Rio Paraíba e passávamos dias e até madrugadas pescando ou nos dias quentes nadando na represa, ou andando de kaiak.

Depois no tempo de faculdade quando eu estava no pique de andar de Bike, tinha um percurso que gostávamos de fazer que é subir a serra para Passa Quatro - MG de Cruzeiro - SP. Nosso percurso era até o Mirante - Garganta do Embaú onde guarda uma imagem de Nossa Senhora e se tem uma vista incrível da Serra da Mantiqueira. A subida era bem puxado 18km de Serra.

3 Likes

¡ @rodriguespauloc Excelente paseo! ¡¡Me encantaron tus fotos!!!

3 Likes

Hola @rodriguespauloc !

Un recorrido en bicicleta perfectamente relatado 🚴‍♂.

Muy descriptivo, incluso me llego a imaginar el polvo que se levantaba cuando pasaban los coches …

Felicidades por el fantástico post.

Un saludo desde España,

Alejandra.

3 Likes

Aquela primeira foto, incrível.

2 Likes

Hola Paulo, yo tengo la suerte de vivir en una zona rural. Mi familia es propietaria de una Estancia (la versión argentina de una fazenda). Durante la semana,me quedo en el pueblo, pero los fines de semana, me escapo al campo para disfrutar de la naturaleza y rememorar la infancia feliz que pasé allí.

3 Likes

Que legal @FelipePK ! Nossa, uma subida de 18 km é puxado mesmo, porém a vista lá de cima provavelmente compensava né?

2 Likes

Gracias @Cecilita !

Hola @AlejandraMaria ! Muchas gracias!

1 Like