Parco Nazionale delle Cinque Terre

Patrimônio da Unesco, o Parco Nazionale delle Cinque Terre é um dos meus destinos favoritos na Itália. Considerado um dos menores e mais populosos parques nacionais da Itália, abriga as famosas Cinque Terre da costa da Ligúria: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al mare.

Para lá de especial, a região é cercada de uma paisagem natural estonteante: trilhas em meio a natureza, casas coloridas ao longo dos penhascos, colinas cobertas com plantações de uvas e oliveiras, e claro, tudo isso banhado pela imensidão do azul do mar.

No meu roteiro eu parti de trem de Florença (embarquei na estação Firenze Santa Maria Novella) em direção a La Spezia antes do nascer do sol. A viagem demorou mais ou menos 1h30 e eu consegui comprar o meu bilhete momentos antes do embarque sem dificuldade.

Na estação de La Spezia eu comprei o Cinque Terre Card, que dá acesso ao trem e também às trilhas que ficam dentro do Parco Nazionale. O bilhete para um dia de uso ilimitado custou €13 (abril de 2019).

O jeito mais fácil de se locomover pelas terres é de trem porque algumas trilhas estão fechadas devido a uma terrível enchente que devastou os vilarejos em 2011. Eu optei por começar o meu passeio indo de trem de La Spezia até a Monterosso numa viagem que levou cerca de 25 minutos.

Em Monterosso me demorei apreciando o mar e as montanhas. Depois decidi por o pé na trilha em direção a Vernazza. Ao longo dos 4km e uma subida de 280 metros, perdi o folego com as paisagens.

Em Vernazza me deliciei com o famoso Limoncello Spritz (drink queridinho dos italianos) e um espaguete ao molho pesto (especialidade da região). Depois, o caminho entre os outros vilarejos eu fiz de trem, cada trecho dura uns cinco minutinhos. A dica é caminhar entre os vilarejos e se deleitar com as cores, aromas e sabores que cada um oferece. Ah, não parta antes de ver o pôr-do-sol e absorver a energia mágica desse paraíso que é a costa italiana da Ligúria.

Um dia é muito pouco para tudo o que as Cinque Terres tem a oferecer, recomendo no mínimo uma semana de estadia!

16 Likes

Hi @jacarol

Nice report and pictures from interesting place.

Regards from Slovakia.

Karol

1 Like

Thank you! Glad you like it :slight_smile:

1 Like

Hello @jacarol ,

Welcome to Connect!

Thank you for telling us your adventures in Italy. I was very interested in reading every detail as this is going to be one of my next destinations and I hope it will be soon. Just last week I went to the Amalfi Coast where I tried limoncello which you’ve mentioned and many other interesting dishes. What was your favourite past of the trip?

As it looks like you are new in the forum, why don’t you explore the many sections of the site and check out the conversations happening among our Local Guides? You can check these 14 helpful tips for using Connect.

Check out this new post How to improve your vacation photos and don’t hesitate to ask questions about the program.

2 Likes

Hi @MoniDi ,

thank you!

Italy is always a great destination. You will love it!

My favorite past was finding new trails and cacthing amazing landscapes and sunsets with my #Pixel2xl :slight_smile:

Very helpful tips, thanks for sharing.

1 Like