Patrimônio da Unesco, o Parco Nazionale delle Cinque Terre é um dos meus destinos favoritos na Itália. Considerado um dos menores e mais populosos parques nacionais da Itália, abriga as famosas Cinque Terre da costa da Ligúria: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al mare.
Para lá de especial, a região é cercada de uma paisagem natural estonteante: trilhas em meio a natureza, casas coloridas ao longo dos penhascos, colinas cobertas com plantações de uvas e oliveiras, e claro, tudo isso banhado pela imensidão do azul do mar.
No meu roteiro eu parti de trem de Florença (embarquei na estação Firenze Santa Maria Novella) em direção a La Spezia antes do nascer do sol. A viagem demorou mais ou menos 1h30 e eu consegui comprar o meu bilhete momentos antes do embarque sem dificuldade.
Na estação de La Spezia eu comprei o Cinque Terre Card, que dá acesso ao trem e também às trilhas que ficam dentro do Parco Nazionale. O bilhete para um dia de uso ilimitado custou €13 (abril de 2019).
O jeito mais fácil de se locomover pelas terres é de trem porque algumas trilhas estão fechadas devido a uma terrível enchente que devastou os vilarejos em 2011. Eu optei por começar o meu passeio indo de trem de La Spezia até a Monterosso numa viagem que levou cerca de 25 minutos.
Em Monterosso me demorei apreciando o mar e as montanhas. Depois decidi por o pé na trilha em direção a Vernazza. Ao longo dos 4km e uma subida de 280 metros, perdi o folego com as paisagens.
Em Vernazza me deliciei com o famoso Limoncello Spritz (drink queridinho dos italianos) e um espaguete ao molho pesto (especialidade da região). Depois, o caminho entre os outros vilarejos eu fiz de trem, cada trecho dura uns cinco minutinhos. A dica é caminhar entre os vilarejos e se deleitar com as cores, aromas e sabores que cada um oferece. Ah, não parta antes de ver o pôr-do-sol e absorver a energia mágica desse paraíso que é a costa italiana da Ligúria.
Um dia é muito pouco para tudo o que as Cinque Terres tem a oferecer, recomendo no mínimo uma semana de estadia!