Paçoca: minha comida preferida das Festas Juninas

Em Junho, no Brasil, são realizadas as Festas Juninas. Elas são originárias da tradição católica em celebrar três Santos: Santo Antônio de Pádua (13 de junho), São João Batista (24 de junho) e São Pedro (29 de Junho). Geralmente, em paralelo as celebrações litúrgicas, as Paróquias realizavam pequenas quermesses para arrecadar fundos, com barracas que vendiam comidas e bebidas típicas. Aos poucos, a música foi ganhando espaço e a parte pagã das festas passou a ter mais destaques. Há cidades no Brasil, como Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) que realizam festas enormes, que atraem turistas do Brasil e do mundo.

Eu particularmente adoro as festas juninas de cidades pequenas, como a minha cidade natal, Conservatória (RJ), onde o padroeiro é Santo Antônio. Confesso que uma das coisas que mais gosto nessas festas são as comidas típicas.

Tem canjica, arroz doce, bolo de milho, e várias outras. A minha preferida é a paçoca. Lembro que quando éramos crianças, meu pai sempre a preparava em um grande pilão. É uma receita simples, mas saborosa: basicamente, precisa se torrar o amendoim, triturá-lo, e junto com farinha de mandioca e açúcar.

Hoje, encontrei uma paçoca para comprar na cidade onde eu moro. Certamente não é tão gostosa como a que meu pai faz, mas a achei bem saborosa e resolvi compartilhar com vocês.

Aos meus amigos local guides do Brasil, eu pergunto, qual a sua comida de festa junina favorita? Você tem alguma foto para compartilhar?

48 Likes

@AlexandreCampbell

Thanks for sharing with us your favourite pacoca & sharing how your father makes its so cool. Very true what is cook at home same taste you won’t get in market because our parents cook it with love. Nice post.

2 Likes

Eu adoro milho verde, bolo de milho e tambem pacoca, ate comprei um pacote de amendoim para fazer uma receita que vi, mas ainda nao fiz!

2 Likes

Eu gosto muito de Paçoca :yum: , mas amo uma Canjica :heart: .

Então, misturo os dois!

4 Likes

Oi, @AlexandreCampbell ! que bom ver você por aqui, trazendo um pouco das nossas tradições. No sul a gente curte as Festas Juninas com pinhão, pipoca, batata doce assada, amendoin torrado e quentão. Lembro da minha infância, quando se fazia fogueiras, hoje proibido em Porto Alegre, mas era um bom momento de limpar o terreiro, queimando entulho! Mas, atualmente, a gente nem lembra mais disso por aqui, a não ser nos supermercados, onde os estandes ocupam espaços VIP para apresentarem as ofertas dos produtos para as festas Juninas!

Veja se você conhece pinhão

https://www.google.com.br/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww2.comunitaria.com.br%2Fcolheita-de-pinhao-so-pode-ser-realizada-apos-dia-15-de-abril%2F&psig=AOvVaw1-GzEr5QdJEMc5CgINIs8V&ust=1624922175309000&source=images&cd=vfe&ved=2ahUKEwiUytL5-LjxAhXLu5UCHRtnC_sQr4kDegUIARDgAQ

2 Likes

@MaximinoSantos Amo canjica também, amarela e branca (munguza). Mas misturo nescau, leite condensado, coco ralado, meu Deus! Agora, paçoca a gente compra no litoral norte do Estado, a gente chama de paçoquinha rolha, pela aparência!

Gostei da receita do @AlexandreCampbell , quando eu for a Conservatória, quero experimentar, ajudo a socar o pilão, ok? kkk

2 Likes

Thank you for your kind comment, @RosyKohli . In fact, homemade food is the best, and love is the secret.

:slightly_smiling_face:

1 Like

Também gosto de tudo isso, @alexandradias . Ah, e se fizer a receita, post uma foto aqui :wink: Parece gostoso, hein @MaximinoSantos Se rolar uma canjica por aqui, vou adicionar paçoca para ver (já comi arroz doce com paçoca e ficou bem gostoso também.

@CSouza , pinhão é muito popular aqui na minha região (Sul do Rio). Lembro de comer desde criança, quando meu avô trazia do seu sítio, mas não é considerada uma comida de festa junina por aqui, exceto em algumas poucas localidades. Eu gosto muitíssimo. E você está convidadíssimo para socar o pilão quando for a Conservatória. Eu lembro, inclusive, que por ser bastante trabalhoso, era bastante comum o trabalho ser feito por duas pessoas, que se alternavam no pilão.

2 Likes

@AlexandreCampbell e quem é que não ama uma boa paçoca.

Vamos falar a verdade que todos os alimentos de festa junina são ótimos, mas paçoca sempre vai lembrar infância, doces simples e a paixão pelo amendoim.

E agora a cada dia mais existem mais paçocas elaboradas e gourmetizadas rsrs.

1 Like

Verdade, @GasparKaren , eu adoro (e até as industrializadas costumam me atrair, hehe), mas nada como uma boa paçoca caseira. Tem cheiro e sabor de infância. Bjs!

@AlexandreCampbell Looks interesting and cool :slightly_smiling_face:

I post few days ago new food place… there a chance that you can tell me what you think about it please ?

https://www.localguidesconnect.com/t5/General-Discussion/Best-pizza-in-Cyprus/td-p/2985897

1 Like

Resolvi seguir sua dica, . Olha só, uma canjica com paçoca.

Ficou bem gostoso.

Abraços

1 Like

Aí, sim!

Não acreditei quando disse que não tinha experimentado esse combo de iguarias tupiniquins.

#TamuJunto

Hahaha, boa! Isso tem “sabor de infância” pra mim. Também como paçoca com açaí (desses que vendem no sudeste).