Os Festivais de Inverno em São Paulo

São Paulo não costuma ter invernos rigorosos. Porém, costuma ter temperaturas abaixo das outras estações, principalmente nas regiões de serra.

Há alguns anos, várias cidades têm aproveitado os meses mais frios para atrair turistas e/ou moradores locais com atrações especiais e comidinhas típicas dessa época em seus tradicionais

Festivais de Inverno. É uma ótima opção tanto para quem quer passar férias nessas cidades como para quem quer fazer um bate volta.

Seguem algumas das cidades com programação especial para o inverno.

Campos de Jordão:

Distante 181 Km de São Paulo, a cidade costuma ter temperaturas mais baixas que a capital e por isso recebe muitos turistas nesta época. O Festival de Inverno de Campos do Jordão que já está em sua 50ª edição vai até o dia 28/07, com concertos gratuitos na Praça do Capivari, na Igreja de Santa Terezinha, no Palácio Boa Vista (Palco Externo e Capela) e no Espaço Cultural Dr. Além.

Paranapiacaba:

Distante 62,1 Km de São Paulo, a cidade, conhecida como Vila Inglesa, também costuma ter temperaturas baixas no inverno, além da neblina que cobre a cidade no fim da tarde, dando um ar bem diferente ao local.

O Festival de Inverno de Paranapiacaba já está na 19ª edição. São dois fins de semana, dias 20/07-21/07 e 27/07-28/07.

São várias atrações multiculturais, entre shows, música, oficinas culturais, artesanato, cinema e mais.

Guararema:

Distante 80 km de São Paulo, o Festival de Inverno de Guararema está em sua 4ª edição e acontece todos os fins de semana até o dia 28/07 com atrações musicais e gastronômicas na Praça da Deoclésia (Praça do Artesanato). 16 restaurantes terão opções saborosas como a famosa linguiça de Bragança, caldos e sopas, galinhada e baião de dois, entre outros.

Atibaia:

Distante 65,9 km de São Paulo, o Festival de Inverno de Atibaia tem programação diária até o dia 10/08 com atrações distribuídas por toda a cidade.

Cunha:

Distante 230 km de São Paulo, a cidade é muito conhecida pelos seus campos de lavanda.

O Festival de Inverno de Cunha já está na 26ª edição e acontece na Praça Matriz todos os fins de semana até o dia 28/07, com atrações também na Capela da Santa Casa e na Casa do Artesão. Além das atrações musicais, há também a praça da alimentação com comidinhas feitas com produtos típicos de Cunha como truta, pinhão, cordeiro, shitake e outros.

29 Likes

Olá @ReginaDias ,

Bem vinda ao Connect e prazer em conhecê-la.

Muito legal o seu post e que legal que tem tanto lugar bonito para estar visitando durante o inverno. Desses lugares eu conheço somente os festivais de duas, Cunha e Campos do Jordão. Sendo que a última, frequentei muito, praticamente todo ano sendo natural do Vale do Paraíba.

Qual deles você diria que é o seu favorito?

2 Likes

Wow! Great post dear @ReginaDias thanks for sharing your experience with community, all places are really great and mesmerising.

São Paulo now is in my list because this place has good vibes and it looks like my state which is located in northern India and near to the himalayas, hope you hear about this mountain range.

I want to share some pictures, hope you’ll like it.

2 Likes

Obrigada, Felipe

Difícil escolher um. Acho que temos que valorizar todas as iniciativas que incentivam o turismo e valorizam nossa cultura, nossa gastronomia, nossa música, etc. Os Festivais de Inverno estão sendo uma nova tendência por todo o estado de São Paulo, então eu escolho e recomendo todos que têm surgido como novas opções de entretenimento para todos aqueles que desejam conhecer um pouquinho da nossa terra e das nossas tradições. ;o)

Abs,

Regina

1 Like

Thank you IshantHP_ig

Your photos are amazing!

Yes, São Paulo is a lovely city. It is not a perfect city but there are many lovely places to know. And of course, as a Brazilian Capital of Gastronomy there are many indian restaurants here.

Regards,

Regina

Olá @ReginaDias ,

Já faz um tempo que eu não aproveito o inverno no Brasil e sinto um pouco de saudades dos festivais. É muito bom saber que cada vez mais os festivais estão ficando populares. =)

Lembro da evolução ao longo dos anos do de Campos de Jordão, embora imagino que hoje deve estar mais comercial e talvez não tão bom como antigamente.

Eu também gostaria de lhe informar que você pode marcar os membros do Connect em seus posts colocando o @ antes do nickname deles. Dessa forma, eles recebem uma notificação e irão saber que você está tentando se comunicar diretamente com eles.

Olá @ReginaDias ,

Eu estava dando uma olhada em algumas fotos e acabei achando o foto do Bairro do Capivari em Campos. Não só não me lembro de que ano talvez tenha sido de 2015 um pouco antes de eu mudar. =)

1 Like

@FelipePK Que linda foto! Campos do Jordão com ares de Bulgária! :o)

1 Like

Olá @ReginaDias ,

hehehe eu gostaria mas na verdade não se parecem muito um lugar com o outro, infelizmente. =/

Compos do Jordão é mais parecido com a Suíça/Suécia na minha opinião. O Leste Europeu onde está situada a Bulgária é bem diferente até em questões arquitetônicas. =)

1 Like

@FelipePK kkkkk… já viu que não entendo nada de Bulgária!

1 Like

Olá @ReginaDias ,

hehehe não tem problema. Tenho um post meu falando um pouco sobre o inverno aqui Como é viver em um país onde neva talvez você goste de ler um pouco. =)

1 Like