Nem tudo são "pontos" - como a pandemia do Covid-19 mudou minhas avaliações.

A pandemia que estamos vivendo pegou o mundo de surpresa e nos forçou a prestarmos mais atenção e mudarmos alguns hábitos nas nossas vidas, e eu notei uma especial mudança nas minhas avaliações no Google Maps e no que eu considerava como “informação essencial”.

Uma coisa estranha sobre o ser humano é que ele precisa ter a sua própria vida, ou a de alguém próximo, afetada para realmente pensar sobre coisas simples da vida.

Alguns anos atrás o mundo acordou para as dificuldades e necessidades dos deficientes físicos e parece que agora finalmente acordou para as necessidades de outro grupo de pessoas: aqueles que tem dificuldades de sair e fazer suas compras sozinhos.

Pelo menos eu acordei.

Um isolamento social mostrou-se necessário para lutar contra essa pandemia e agora todos nós estamos tendo dificuldades que muitas pessoas encaram todos os dias, desde antes dessa quarentena. Algumas vezes por alguns instantes (quando se está cuidando de um bebê), por um curto período de tempo (quando se tem um pé quebrado, por exemplo), e até o tempo todo (como o caso dos idosos).

Eu não tenho vergonha de assumir que precisei dessa ordem de isolamento para ver como é complicado ir até uma mercearia ou mercado para comprar um simples pão, eu teria vergonha em passar por tudo isso e não mudar minha forma de pensar. Mas eu mudei, passei a enxergar além da minha própria experiência, e percebi que que minhas avaliações não são tão boas e prestativas como julgava ser.

Eu tenho algumas “informações essenciais” nas minhas avaliações no Maps, que variam conforme o tipo de estabelecimento, mas confesso que “FAZ ENTREGAS” nunca passou pela minha cabeça ao escrever uma avaliação sobre farmácias ou mercearias. Sendo honesta, assumo que, pra mim, “ENTREGAS” sempre foi associado a comida pronta, restaurantes e lanchonetes,

Mas agora, felizmente, tenho uma diferente perspectiva baseada na minha própria experiência e decidi fazer algo sobre isso: resolvi melhorar minhas avaliações.

Revisar minhas avaliações não me darão pontos no programa Local Guides e eu não vou melhorar meu “status”, mas isso irá ajudar alguém que precisa dessa informação. E é isso que o programa significa pra mim: ajudar pessoas a saber mais sobre os lugares próximos e ter uma melhor experiência ao sair. Mas de agora em diante não esquecerei o quão importante também é a experiência quando estamos DENTRO DE CASA e não podemos/conseguimos sair.

Nossas vidas como Local Guides não deve se resumir a “quantos pontos podemos ganhar” 'quantos pontos vale isso ou aquilo". Deve ser sobre ajudar a deixar a vida de todos mais fácil e melhor, em todos os cantos do planeta.

Tenho visto que diversos estabelecimentos, para se adaptar e sobreviver a essa nova realidade, passaram a oferecer serviços de Delivery e Retiradas no Balcão. Essas são informações novas, que surgem a cada dia, que serão bem recebidas pelos usuários do Maps e também pelos estabelecimentos. São informações que não estão nas suas avaliações, simplesmente porque não existiam quando você foi naquele bar, mercearia, restaurante, mini mercado, farmácia…

Eu estou aqui cumprindo a quarentena e conferindo todas as minhas avaliações para ver como eu posso ajudar um pouco mais a minha comunidade. Sem pensar em pontos.

Fiquem em casa.

Fiquem seguros.

Continuem melhorando o Google Maps.

Continuem ajudando sua comunidade.

19 Likes

Re!

@MariaFernandaS indeed, it is not about publishing thousands of photographs to get points and raise levels, it is about publishing useful photographs to others and writing reviews that are useful to the community, congratulations for that way of thinking and acting !

2 Likes

Estou usando o Connect mais vezes durante esse período de quarentena…

Outra dica legal que passei usar mais vezes nesse período foi o app do CrowdSource do Google… já estamos até planejando um encontro Virtual com os Local Guides + Colaboradores do CrowdSource… conto com a presença de todos :wink: