Com o objetivo de perpetuar a história dos militares que participaram da Segunda Guerra Mundial, o Museu do Expedicionário possui o mais significativo acervo sobre a Força Expedicionária Brasileira (FEB).
As origens do espaço estão diretamente ligadas a Legião Paranaense do Expedicionário (LPE), fundada em 1946 por ex-combatentes e familiares. Eles tinham como objetivo auxiliar todos que tinham ligação com aqueles que morreram em combate na Itália.
Uma história de crescimento e reconhecimento
Anos após a sua fundação, em meados de 1951, a LPE inaugurou a Casa do Expedicionário, com sede própria, onde está fixada até hoje o museu. Durante esse período, o local acolheu diversos ex-combatentes e famílias do Estado do Paraná e de outras partes do Brasil. Com a chegada de todos eles, objetos, fardamentos, armas, e outros itens começaram a ser guardados.
Tenente Max Wolf Filho
Com o acumulo desses materiais, eles começaram a ser expostos em um pequeno memorial, que posteriormente se tornou a Sala Tenente Max Wolf Filho. A partir desse momento, o espaço começou a ser aberto à visitação pública.
A inauguração oficial do museu aconteceu em 19 de dezembro de 1980, em parceria entre a LPE e a então Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte do Paraná. Até 2017, a administração do espaço era de responsabilidade da legião, porém, decidiram doar o prédio e todo o seu acervo para o Exército Brasileiro.
Como faço para conhecer as histórias dos expedicionários?
Localizado no Alto da XV, na Praça do Expedicionário, é possível realizar visitações de terça a sexta, das 09 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 17. Para chegar até lá, existem três linhas convencionais da cidade que passam perto, que são: Tarumã, Alto Tarumã e CTBA/Jardim São Gabriel (metropolitana).
Caso esteja de passagem rápida pela cidade, mas ainda assim gostaria de conhecer o museu, utilizar apps de transporte e táxi pode ser uma solução, desde que esteja disposto a desembolsar os seguintes valores Tendo como referência a Rodoviária de Curitiba):
Uber – 8,90
99 –10,00
Táxi – 13,20