Museu do Expedicionário – Importante entender o passado para melhorar o futuro – By TheCities

Com o objetivo de perpetuar a história dos militares que participaram da Segunda Guerra Mundial, o Museu do Expedicionário possui o mais significativo acervo sobre a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

As origens do espaço estão diretamente ligadas a Legião Paranaense do Expedicionário (LPE), fundada em 1946 por ex-combatentes e familiares. Eles tinham como objetivo auxiliar todos que tinham ligação com aqueles que morreram em combate na Itália.

Uma história de crescimento e reconhecimento

Anos após a sua fundação, em meados de 1951, a LPE inaugurou a Casa do Expedicionário, com sede própria, onde está fixada até hoje o museu. Durante esse período, o local acolheu diversos ex-combatentes e famílias do Estado do Paraná e de outras partes do Brasil. Com a chegada de todos eles, objetos, fardamentos, armas, e outros itens começaram a ser guardados.

Tenente Max Wolf Filho

Com o acumulo desses materiais, eles começaram a ser expostos em um pequeno memorial, que posteriormente se tornou a Sala Tenente Max Wolf Filho. A partir desse momento, o espaço começou a ser aberto à visitação pública.

A inauguração oficial do museu aconteceu em 19 de dezembro de 1980, em parceria entre a LPE e a então Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte do Paraná. Até 2017, a administração do espaço era de responsabilidade da legião, porém, decidiram doar o prédio e todo o seu acervo para o Exército Brasileiro.

Como faço para conhecer as histórias dos expedicionários?

Localizado no Alto da XV, na Praça do Expedicionário, é possível realizar visitações de terça a sexta, das 09 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 17. Para chegar até lá, existem três linhas convencionais da cidade que passam perto, que são: Tarumã, Alto Tarumã e CTBA/Jardim São Gabriel (metropolitana).

Caso esteja de passagem rápida pela cidade, mas ainda assim gostaria de conhecer o museu, utilizar apps de transporte e táxi pode ser uma solução, desde que esteja disposto a desembolsar os seguintes valores Tendo como referência a Rodoviária de Curitiba):

Uber – 8,90

99 –10,00

Táxi – 13,20

6 Likes

Hello @andreythecities ,

Thanks for sharing with us, it was very interesting!

I’m just letting you know that I have relabelled your post Travel where it seems a better fit.

Idea exchange where you’ve posted is the section of Connect where Local Guides share their ideas toward making Google Maps or the Local Guides program even better. You can read more about it in How do I use the Idea Exchange?

Wow! Seems nice story @andreythecities

Thanks for this cool one.