No início deste ano fiz um intercâmbio empreendedor na Turquia, sobre o qual ainda falarei mais aqui no Connect. Tirei um fim de semana para conhecer a Capadócia, região conhecida pelas suas formações rochosas únicas. Fui agraciado ainda de ter ido no inverno, e ter experimentado a neve pela primeira vez na vida, sob uma temperatura de -15ºC.
Ao sair do aeroporto de Kayseri, já pude sentir os primeiros flocos de neve, tímidos, caírem sobre mim. Tremi, não sei se de emoção ou pelo vento congelante da madrugada. Passei o primeiro dia em Ürgüp, uma cidadezinha enfiada nas rochas, literalmente. Há uma grande formação rochosa no meio da cidade, onde os povos antigos costumavam morar dentro dela.
Ao entardecer, fui com meus amigos para Göreme, onde fiquei hospedado. A paisagem seca e amarelada deu espaço para a branquidão da neve em questão de 20 minutos. É simplesmente lindo, uma sensação mágica. Impossível não fazer uma guerra de neve com os amigos.
No dia seguinte, continuei abismado com a linda paisagem vista a partir do hostel em que me hospedei.
Pelos 2 dias seguintes, desbravei as cidades e os vales que cercam a região. É encantador admirar a ação da natureza, que ao longo de milhares de anos, segue a moldar e reinventar o nosso planeta. A Capadócia possui uma riqueza cultural e histórica imensa, e seus habitantes são muito acolhedores e gentis.
Sobre a neve, mesmo sendo vista a olho nu, parece uma cena de filme. Dá vontade de deitar e sair rolando hahaha. É uma sensação incrível saber que esta é só uma das diversas ações da natureza, que devemos experimentar durante a vida. Ao mesmo passo, vale ressaltar que todo bônus traz o seu ônus. O frio extremo machuca e a neve pesa bastante, o que atrapalha a caminhada (não é nada fácil andar no meio de uma nevasca).
Por fim, indico a todos que experimentem a neve e que visitem a Capadócia, garanto que não irão se arrepender ?